Estudo de Salmos 14:6 – Comentado e Explicado

pretendeis frustrar os planos do humilde, mas o Senhor é seu refúgio.
Salmos 14:6

Comentário de Albert Barnes

Vocês têm vergonha – O endereço aqui é feito diretamente aos próprios iníquos, para mostrar-lhes a basicidade de sua própria conduta e, talvez, em conexão com o versículo anterior, para mostrar-lhes que ocasião tiveram por medo. A idéia no versículo parece ser que, como Deus era o protetor dos “pobres” que procuraram por “refúgio” e como “envergonhavam os conselhos dos pobres” que haviam feito isso, eles tinham ocasião para alarme. A frase “você envergonhou” parece significar que eles a “desprezaram”, ou a trataram com escárnio, isto é, eles riram ou zombaram do propósito dos pobres em confiarem em Javé.

O conselho – O propósito, o plano, o ato – dos pobres; isto é, depositando sua confiança no Senhor. Eles ridicularizaram isso como vaidoso e tolo, pois sustentavam que não havia Deus Salmo 14: 1 . Consideraram, portanto, tal ato como mera ilusão.

Os pobres – os justos, considerados pobres ou aflitos. A palavra aqui traduzida como “pobre” – ??? ?âni^y – significa mais adequadamente, afligida, angustiada, carente. Muitas vezes é “afligido”, Jó 34:28 ; Salmo 18:27 ; Salmo 22:24 ; Salmo 25:16 ; Salmo 82: 3 ; et al. no Salmo 9:12 ; O Salmo 10:12 é tornado “humilde”. A tradução comum, no entanto, é “pobre”, mas refere-se adequadamente aos justos, com a idéia de que eles são aflitos, carentes e em circunstâncias humildes. Essa é a ideia aqui. Os iníquos ridicularizaram aqueles que, em circunstâncias de pobreza, depressão, falta, provação, não tinham outro recurso, e que buscavam consolo em Deus. Essas censuras tendiam a tirar seu último consolo e a cobri-las de confusão; era apropriado, portanto, que aqueles que haviam feito isso ficassem sobrecarregados de medo. Se há algo que merece punição, é o ato que tiraria do mundo a última esperança dos miseráveis ??- “que existe um Deus”.

Porque o Senhor é seu refúgio – Ele fez do Senhor seu refúgio. Em sua pobreza, aflição e angústia, ele chegou a Deus e confiou nele. Essa fonte de consolo, a doutrina dos ímpios – que “não havia Deus” – tendiam a destruir. O ateísmo corta toda esperança do homem e deixa o miserável em desespero. Apagaria a última luz que brilha sobre a terra e cobriria o mundo com a noite total e eterna.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 14: 6 . Você envergonhou o conselho dos pobres – desejou e se esforçou para envergonhar ou desapontar o caminho que o piedoso homem segue e a resolução que ele adota, que é confiar em Deus, invoca seu nome. , e siga seu caminho, que é um curso e um conselho muito diferente do seu. Ou você tem reprovado ou ridicularizado seu conselho, como uma coisa tola. Porque o Senhor é seu refúgio – Este foi o fundamento de seu desprezo e desprezo, que o homem piedoso viveu pela fé na promessa e providência de Deus. Ou, mas o Senhor, etc. Você os repreende, mas Deus os possuirá e os protegerá, e justificará o conselho deles, que você escarnece.

Comentário de E.W. Bullinger

pobre = oprimido. Compare o Salmo 9 e o Salmo 10.

Comentário de Adam Clarke

Vós envergonhaste o conselho dos pobres – Em vez de ????? tabishu , “Vós envergonhaste”, o bispo Horsley propõe ler ????? tabishem e traduz a cláusula assim: “O conselho do homem desamparado os envergonhará”. Mas isso não está autorizado pela MS. ou versão. Não há necessidade de mudança: o salmista se refere à confiança que as pessoas aflitas professam ter em Deus para sua libertação, confiança que os babilônios transformaram em ridículo. As pessoas pobres se uniram para esperar ajuda de Deus e esperar pacientemente por ela; e deste conselho zombastes, porque não sabias – não considerastes que Deus estava na congregação dos justos.

Comentário de John Calvin

6. Desdém do conselho dos pobres. Ele investe contra os gigantes que zombam dos fiéis por sua simplicidade, esperando calmamente, em suas angústias, que Deus se mostre o seu libertador. E, certamente, nada parece mais irracional para a carne do que se entregar a Deus quando ele ainda não nos livra de nossas calamidades; e a razão é, porque a carne julga a Deus somente de acordo com o que atualmente contempla sua graça. Sempre que, portanto, os incrédulos vêem os filhos de Deus sobrecarregados de calamidades, eles os repreendem por sua confiança infundada, como lhes parece ser, e com zombarias sarcásticas riem da esperança garantida com a qual confiam em Deus, de quem, apesar de tudo. , eles não recebem ajuda sensata. Davi, portanto, desafia e zomba dessa insolência dos ímpios, e ameaça que a zombaria dos pobres e miseráveis, e os acusando de loucura dependendo da proteção de Deus, e não afundando sob suas calamidades, seja a causa. de sua destruição. Ao mesmo tempo, ele ensina a eles que não há uma resolução a que possamos chegar que seja melhor aconselhada do que a resolução de depender de Deus e que repousar em sua salvação e na assistência que ele nos prometeu, embora podemos estar cercados de calamidades, é a mais alta sabedoria.

Comentário de John Wesley

Vós envergonhaste o conselho dos pobres, porque o Senhor é o seu refúgio.

Porque – Este foi o motivo do desprezo deles, que ele viveu pela fé na promessa e providência de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *