Estudo de Salmos 47:8 – Comentado e Explicado

Deus reina sobre as nações, Deus está em seu trono sagrado.
Salmos 47:8

Comentário de Albert Barnes

Deus reina sobre os pagãos – sobre as “nações”; não sobre os “pagãos” no sentido em que esse termo é entendido agora. Isso não significa que Deus reina, ou que ele estabeleceu seu trono sobre as pessoas que não têm a religião verdadeira, mas que ele é exaltado sobre as “nações” da terra como tais; ou que ele tem domínio universal. Veja as notas no Salmo 46:10 .

Deus está assentado no trono de sua santidade – No seu trono santo, a idéia é que seu governo seja estabelecido em santidade ou justiça.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 47: 8 . Deus reina sobre os pagãos – sobre todas as nações pagãs. Ele não é apenas nosso rei, e, portanto, devemos nossa homenagem a ele, mas ele é o rei de toda a terra, Salmos 47: 7 , e, portanto, em todos os lugares o incenso de louvor deve ser oferecido a ele. Deus, como Criador, e o Deus da natureza e da providência, reina até sobre os gentios, e dispõe deles e de todos os seus assuntos conforme ele deseja, embora eles não o conheçam, nem tenham qualquer consideração por ele. Deus está assentado no trono de sua santidade – Nomeadamente, como juiz e rei, exercendo domínio ou reinando, como foi dito agora. O céu é freqüentemente chamado trono de Deus, de onde se diz que Deus contempla e governa todas as nações; do qual domínio geral de Deus ele fala aqui. E Cristo está sentado à mão direita de seu Pai para esse propósito.

Comentário de E.W. Bullinger

reina = se tornou rei.

nações = nações.

trono de Sua santidade = Seu santo trono. Genitivo de caráter.

Comentário de Adam Clarke

Deus reina sobre os pagãos – Embora isso seja literalmente verdade no domínio universal de Deus, ainda mais aqui é significado. Deus reina sobre os pagãos quando, pela pregação do Evangelho, eles são trazidos para a Igreja de Cristo.

Deus está assentado no trono de sua santidade – Ele é um Deus santo; ele proclama santidade. Suas leis são santas, ele requer santidade, e seu povo genuíno é todo santo. O trono de sua santidade é o céu dos céus; também o templo em Jerusalém; e, finalmente, o coração dos fiéis.

Comentário de John Calvin

8. Ele obteve o reino sobre os gentios. Literalmente, ele reinou; mas como o verbo mal?? , malach, está no pretérito, que em hebraico denota um ato contínuo, nós o traduzimos. Ele obteve o reino. O profeta nos informa repetidamente que Deus reina sobre os gentios; e disso é fácil entender que ele aqui trata de uma maneira nova e inédita de reinar. Existe um contraste implícito entre o tempo da Lei, quando Deus confinou seu império, ou reino, dentro dos limites da Judéia, e a vinda de Cristo, quando ele a estendeu por toda parte, de modo a ocupar o mundo inteiro de um fim para o outro. A majestade de Deus enviou algumas faíscas de seu brilho entre as nações pagãs, quando Davi as fez tributárias; mas o profeta não poderia, por esse motivo, ter dito adequadamente que Deus reinava entre eles, pois ambos contemplavam sua adoração e a verdadeira religião, e também desejavam ver a Igreja completamente extinta. Para encontrar o cumprimento desta profecia, devemos, portanto, necessariamente vir a Cristo. O que é acrescentado na segunda cláusula do versículo, Deus está assentado no trono de sua santidade, pode ser tomado em um duplo sentido. Por essa forma de expressão, muitas vezes deve ser entendido o tabernáculo, ou o templo; mas às vezes também significa céu. Se alguém estiver disposto a explicar o templo, o significado será: que, enquanto Deus reinou sobre o mundo inteiro e compreendeu todas as nações sob seu domínio, ele havia estabelecido seu assento principal em Jerusalém; e foi daí que a doutrina do evangelho, pela qual ele colocou sob seu domínio todas as pessoas, fluiu. No entanto, podemos considerar muito bem essa expressão como falada no céu ; e, portanto, o sentido será: Que Deus, estendendo a mão para subjugar os homens e submetê-los à sua autoridade, mostra evidentemente que, do seu trono celestial, ele reina sobre os homens. A menos que ele mostre aos homens seu poder e trabalhe com sinais manifestos e à mão, ele não é reconhecido como governador do mundo.

Comentário de John Wesley

Deus reina sobre os gentios; Deus está assentado no trono da sua santidade.

O trono – O céu é freqüentemente chamado trono de Deus, de onde se diz que Deus contempla e governa todas as nações; do qual domínio geral de Deus, ele fala aqui. E Cristo está sentado à direita de seu pai, para esse propósito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *