Estudo de Êxodo 19:20 – Comentado e Explicado

O Senhor desceu sobre o cume do monte Sinai; e chamou Moisés ao cume do monte. Moisés subiu,
Êxodo 19:20

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 19:20 . E o Senhor desceu, etc. – Houbigant declara isso, mas o Senhor, quando desceu ao monte Sinai, chamou Moisés ao topo do monte. Deve ser entendido de alguma maneira como esta; como é evidente em Êxodo 19:18 que o Senhor antes havia descido; a menos que lemos esse versículo, porque o Senhor estava descendo sobre ele em fogo: mas, talvez, seja melhor ler este Êxodo 19:20 : Agora, tendo descido o Senhor, chamado Moisés, etc. É evidente neste versículo e nos capítulos subseqüentes, especialmente no dia 24, Êxodo 24: 1 ; Êxodo 24: 9 ; Êxodo 24:13 ; Êxodo 24:18 de que havia diferentes estações no monte, às quais Moisés e outros tinham permissão de se aproximar: o povo só podia subir ou se aproximar do pé da montanha, como observamos nos versículos 12, 13 O Senhor ocupou o topo da montanha, no recesso mais íntimo de cuja presença Moisés parece não ter sido admitido até o dia. Êxodo 24:15 enquanto Aarão e os setenta anciãos podiam avançar sobre a montanha muito mais longe do que o povo, mas não tanto quanto Moisés, cap. Êxodo 24: 1-2 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor desceu – Isso foi sem dúvida feito de maneira visível, para que as pessoas pudessem testemunhar a terrível aparência. Podemos supor que tudo estava organizado assim: a glória do Senhor ocupava o topo da montanha, e perto disso Moisés teve permissão de se aproximar. Aaron e os setenta anciãos foram autorizados a avançar um pouco até a montanha, enquanto o povo só foi autorizado a subir à sua base. Moisés, como legislador, deveria receber os estatutos e julgamentos da boca de Deus; Arão e os anciãos deveriam recebê-los de Moisés e entregá-los ao povo; e o povo deveria agir de acordo com a direção recebida. Nada pode ser imaginado mais glorioso, terrível, majestoso e impressionante do que toda essa transação; mas foi calculado principalmente para impressionar profunda reverência, medo religioso e reverência sagrada; e quem tenta adorar a Deus sem ser influenciado por eles, não tem um senso apropriado da majestade divina, nem da pecaminosidade do pecado. Parece com referência a isso que o apóstolo diz: tenhamos graça pela qual possamos servir a Deus de maneira aceitável com reverência e medo divino: pois nosso Deus é um fogo consumidor; Hebreus 12:28 , Hebreus 12:29 . Quem então se atreverá a abordá-lo em seu próprio nome e sem mediador?

Referências Cruzadas

Exodo 19:3 – Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas:

Exodo 19:11 – e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo.

Exodo 24:12 – Disse o Senhor a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

Exodo 24:18 – Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.

Exodo 34:2 – Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim.

Exodo 34:4 – Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o Senhor lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra.

Deuteronômio 9:9 – Quando subi o monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor tinha feito com vocês, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.

Neemias 9:13 – “Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.

Salmos 81:7 – Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Pausa

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *