Estudo de Salmos 116:5 – Comentado e Explicado

O Senhor é bom e justo, cheio de misericórdia é nosso Deus.
Salmos 116:5

Comentário de Albert Barnes

Gracioso é o Senhor – Esse fato foi seu encorajamento quando ele clamou a Deus. Ele acreditava que Deus era um Ser gracioso, e ele o achou. Compare as notas em Hebreus 11: 6 .

E justo … – Justo; verdade; fiel. Este também é um fundamento adequado para apelar a Deus: não que sejamos justos e reivindicemos seu favor, mas que ele é um ser que fará o que é certo; isto é, o que é melhor fazer no caso. Se ele era um Ser injusto; se ele fosse aquele em cuja estabilidade de caráter e cuja consideração pelo direito, nenhuma confiança pudesse ser depositada, nunca poderíamos abordá-lo com confiança ou esperança. Nesse sentido, podemos confiar em sua justiça – sua justiça de caráter – como base de esperança. Compare as notas em 1 João 1: 9 : “Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e apenas nos perdoará.”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 116: 5-6 . Gracioso é o Senhor – Portanto, ele manterá minha justa causa contra meus opressores injustos, cumprirá suas promessas e salvará aqueles que fielmente servem e confiam nele. O Senhor preserva os simples – isto é, os que são retos e sinceros, e não fazem uso de artes ou conselhos astutos, nem de meios indiretos ou ilegais para sua libertação; quem, como a palavra original implica, depende inteiramente de Deus, como os filhinhos dependem de seus pais. Fui humilhado – Mergulhei nas profundezas da angústia e da miséria; e ele me ajudou – Pacientemente a suportar o que foi colocado sobre mim, e a esperar por libertação no momento apropriado.

Comentário de E.W. Bullinger

Gracioso. Compare Êxodo 34: 6 , Êxodo 34: 7 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

misericordioso = cheio de compaixão.

Comentário de Adam Clarke

Gracioso é o Senhor – em sua própria natureza.

E justo – em todas as suas relações com os homens.

Nosso Deus é misericordioso – de terna compaixão a todos os penitentes.

Comentário de John Calvin

5 Jeová é gracioso. Ele agora vem para apontar os frutos daquele amor de que falou, colocando diante de si os títulos de Deus, para que eles possam servir para preservar sua fé nele. Primeiro, ele o denomina gracioso, porque ele está tão graciosamente pronto para prestar assistência. Dessa fonte nasce a justiça que ele exibe para a proteção de seu próprio povo. A isto está a misericórdia subordinada , sem a qual não mereceríamos a ajuda de Deus. E como as aflições que nos ultrapassam freqüentemente parecem impedir o exercício de sua justiça, daí resulta que não há nada melhor do que repousar somente sobre ele; para que a bondade paterna dele absorva nossos pensamentos e que nenhum prazer voluptuoso os roube a qualquer outra coisa. Ele então acomoda a experiência da benignidade e da eqüidade de Deus para preservar os simples, isto é, de serem indignos, não possuem a prudência necessária para administrar seus próprios assuntos. O termo, simplificado, é geralmente entendido em um sentido ruim, denotando pessoas imprudentes e tolas, que não seguem conselhos sãos. Mas, nesse lugar, é aplicado àqueles que são expostos ao abuso dos iníquos, que não são suficientemente sutis e prudentes para iludir as armadilhas que lhes são impostas – em resumo, para aqueles que são facilmente ultrapassados; enquanto, pelo contrário, as crianças deste mundo são cheias de engenhosidade e têm todos os meios ao seu dispor para manter e se proteger. Davi, portanto, reconhece-se como uma criança, incapaz de consultar sua própria segurança e totalmente inapto para afastar os perigos aos quais foi exposto. Daí o LXX. não traduziram indevidamente o termo hebraico pelo grego, t? ??p?a , filhinhos. (378) A quantia é que, quando aqueles que estão sujeitos ao sofrimento não têm prudência nem meios de realizar sua libertação, Deus manifesta sua sabedoria para com eles e interpõe a proteção secreta de sua providência entre eles e todos os perigos pelos quais sua segurança pode ser atacada. Em suma, Davi se apresenta como um exemplo pessoal desse fato, pois, depois de reduzido aos maiores estreitos, ele foi, pela graça de Deus, restaurado ao seu estado anterior.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *