Estudo de Salmos 91:4 – Comentado e Explicado

Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.
Salmos 91:4

Comentário de Albert Barnes

Ele te cobrirá com suas penas … – Como o pássaro pai protege seus filhotes. Veja as notas no Salmo 17: 8 . Compare Deuteronômio 32:11 . “A verdade dele.” Sua promessa infalível; a certeza de que o que ele prometeu fazer, ele executará.

Será teu escudo e broquel – literalmente: “Escudo e broquel é a sua verdade”. O significado é que sua promessa ou promessa seria para eles como o escudo do soldado é para ele em batalha. Compare o Salmo 35: 2 . A palavra traduzida como “broquel” é derivada do verbo “cercar” e é dada à armadura defensiva aqui referida, porque “rodeia” e, portanto, “protege” uma pessoa. Pode ser aplicado a uma camada de correspondência.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 91: 4 . Sua verdade significando, sem dúvida, essa promessa graciosa, Números 14:31 . Mas os vossos pequeninos, que disseste que deviam ser presa, eles os trarei; e conhecerão a terra que vós desprezastes; enquanto que nos outros, sua destruição é repetida no seguinte versículo: Suas carcaças cairão no deserto.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 91: 4 . Ele te cobrirá com suas penas – te protegerá com a maior ternura e carinho, como uma galinha que cobre e defende suas galinhas quando estão em perigo. E debaixo das asas dele confiarás – As asas do seu poder e providência ofuscantes; sua verdade – pela qual ele é obrigado a cumprir todas as suas promessas graciosas e, entre outras, a de proteção contra perigos; será teu escudo e escudo – Tua forte e segura defesa.

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

penas. asas. Observe a figura de linguagem Anthropopatheia (App-6) ao longo do salmo.

confiança = fugir para refúgio. Hebraico. hasah. App-69. Não é a mesma palavra que nos Salmos 91: 2 .

A verdade dele. Veja nota sobre “escudo” ( Salmos 84: 9 ).

broquel = brasão. Ocorre apenas aqui.

Comentário de Adam Clarke

Ele te cobrirá com suas penas – Ele agirá em relação a ti como a galinha faz à sua ninhada; – te levará sob suas asas quando aparecerem aves de rapina, e também te protegerá de explosões arrepiantes. Essa é uma metáfora frequente nos escritos sagrados; ver Salmo 17: 8 ; (nota), Salmo 57: 1 ; (nota), Salmo 61: 4 ; (nota) e as notas nelas. A Septuaginta tem ·? t??? µetaf?e???? a?t?? ep?s??ase? s?? · Ele te ocultará entre os ombros; aludindo ao costume dos pais carregando seus filhos fracos ou doentes nas costas e tê-los cobertos até lá com um manto. Assim, o Senhor é representado carregando os israelitas no deserto. Ver Deuteronômio 32: 11-12 ; (nota), onde a metáfora é retirada da águia.

Sua verdade será teu escudo e escudo – Sua revelação; a Bíblia dele. Essa verdade contém promessas para todos os tempos e circunstâncias; e estes serão invariavelmente cumpridos para aquele que confia no Senhor. O cumprimento de uma promessa relativa à defesa e apoio é para a alma qual é o melhor escudo para o corpo.

Comentário de John Calvin

4 Ele te protegerá com suas asas. Essa figura, que é empregada em outras partes das Escrituras, é uma que expressa lindamente o cuidado singular e delicado com que Deus zela por nossa segurança. Quando consideramos a majestade de Deus, não há nada que sugira uma semelhança como a que aqui se desenha entre ele e a galinha ou outros pássaros, que abrem as asas sobre os filhotes para amá-los e protegê-los. Mas, adaptando-se à nossa enfermidade, ele não tem escrúpulos de descer da glória celestial que lhe pertence e de encorajar-nos a abordá-lo sob uma semelhança tão humilde. Como ele condescende de maneira tão graciosa com a nossa fraqueza, certamente não há nada que nos impeça de chegar até ele com a maior liberdade. Pela verdade de Deus, que, segundo o salmista, seria seu escudo e fivela, precisamos entender a fidelidade de Deus, como nunca abandonando seu povo no tempo em que eles precisavam; no entanto, não podemos duvidar que ele tinha nos olhos as promessas divinas, pois é apenas olhando para elas que alguém pode se arriscar a se lançar sobre a proteção de Deus. Como, sem a palavra, não podemos desfrutar da misericórdia divina da qual o salmista já havia falado, ele agora se apresenta para testemunhar em favor dela. Anteriormente, sob a comparação de uma fortaleza, ele havia ensinado que, confiando em Deus, gozaríamos de segurança; agora ele compara Deus a um escudo, sugerindo que ele virá entre nós e todos os nossos inimigos para nos preservar de seus ataques.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *