Estudo de Salmos 119:132 – Comentado e Explicado

Voltai-vos para mim e mostrai-me vossa misericórdia, como fazeis sempre para com os que amam o vosso nome.
Salmos 119:132

Comentário de Albert Barnes

Olhe para mim – Não se afaste de mim. Considera-me com teu favor.

And be merciful unto me, as thou usest to do unto those that love thy name – Margin, “According to the custom toward those,” etc. The Hebrew word is “judgment:” “according to the judgment to the lovers of thy name.” The word seems here to be used in the sense of “right;” of what is due; or, of what is usually determined: that is, as God usually determines, judges, acts toward those who love him. The idea is, Treat me according to the rules which regulate the treatment of thy people. Let me be regarded as one of them, and be dealt with accordingly. On the sentiment in this passage, see the notes at Psalm 106:4 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 132-133 . Olhe para mim – favoravelmente, como a próxima cláusula explica; e seja misericordioso comigo – permita-me provar a doçura e receber os presentes da tua misericórdia; permita-me ter teus sorrisos e a luz do teu semblante; como você costuma fazer, etc. – Como você costuma fazer ao seu povo em todas as eras anteriores. Não me negues o privilégio comum de todos os fiéis. Ordene meus passos em sua palavra – Por tua graça, dirija e governe todos os meus afetos e ações da maneira prescrita em sua palavra. Que teu Espírito acompanhe a tua palavra, e a enxergue em mim, para que eu seja guiado e governado por ela. E que nenhuma iniqüidade me domine; a lei de meus membros, que guerreie contra a lei de minha mente, não me leve cativo à lei do pecado; mas, embora a carne possa cobiçar o espírito, que o espírito se oponha os desejos da carne, e vencê-los e subjugá-los. O domínio do pecado deve ser temido e depreciado por todos nós; e se sinceramente orarmos contra ela, receberemos, como resposta de nossas orações, o cumprimento dessa promessa, Romanos 6:14 . O pecado não terá domínio sobre você.

Comentário de E.W. Bullinger

misericordioso = gracioso.

Como Tu usas para fazer = De acordo com Tua ordenança. Hebraico. mishpat. O sétimo na ordem das “dez palavras” (App-73). Assim prestado nos Salmos 119: 91 .

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Como você costuma fazer – Trate-me como a sua misericórdia te induziu a tratar os outros nas minhas circunstâncias. Lide comigo como lida com seus amigos.

Comentário de John Calvin

132. Olhe para mim e seja misericordioso comigo . Neste versículo, ele pede a Deus que o tenha em consideração: como ele está sempre acostumado a olhar para aqueles que são o seu povo. A palavra hebraica ???? mishpat , julgamento traduzido , significa nesta passagem, como em muitas outras, uma regra comum ou uso comum. (12) Em seguida, ele acrescenta o propósito para o qual deseja que Deus olhe para ele, a saber, que ele possa ser aliviado de suas misérias. Esta, então, é a oração de um homem aflito, que, quando aparentemente destituído de toda a ajuda e incapaz de chegar a qualquer outra conclusão além de ser negligenciado e abandonado por Deus, ainda reflete consigo mesmo que, para Deus, abandonar ele era estranho à sua natureza e à sua maneira usual de procedimento. É como se ele tivesse dito – Embora eu não possa perceber nenhum sinal de seu favor, sim, embora minha condição seja tão miserável e desesperada, que, julgando de acordo com o sentido e a razão, considero que você virou as costas: contra mim; todavia, desde o começo do mundo até os dias de hoje, você tem testemunhado, por inúmeras provas, que é misericordioso com seus servos, eu suponho que, agindo de acordo com essa regra, você exercesse agora a mesma bondade em minha direção. Deve-se notar particularmente, para que aqueles a quem Deus não responde imediatamente possam ficar desanimados, que o Profeta há muito tenha sido oprimido por misérias, sem nenhuma perspectiva de alívio. No entanto, é ao mesmo tempo em que se observa que o único fundamento de confiança dos Profetas em pedir isso a Deus é a sua bondade livre. De onde concluímos que, embora ele fosse um homem de eminente santidade, a graça imerecida de Deus era seu único refúgio. Com relação à palavra julgamento, vamos aprender com o exemplo do Profeta a familiarizar-nos com a natureza de Deus, a partir das várias experiências que tivemos dela, para que possamos ter certas evidências de que Ele é misericordioso conosco. E, na verdade, sua graça não nos era conhecida pela experiência diária que temos dela, qual de nós ousaria abordá-lo? Mas se nossos olhos não são cegos, devemos perceber os testemunhos muito claros pelos quais ele fortalece nossa fé, de modo que não precisamos duvidar de que todos os piedosos são os objetos de sua consideração; somente devemos procurar estar entre o número daqueles que amam seu nome. Por este título entende-se crentes genuínos; pois aqueles que apenas temem servilmente a Deus não são dignos de serem considerados entre seus servos. Ele exige uma obediência voluntária da nossa parte, para que nada nos seja mais agradável do que seguir aonde quer que ele nos chame. É, no entanto, ao mesmo tempo em que se observa, que esse amor procede da fé; sim, o Profeta aqui elogia o grande efeito da fé, separando os piedosos, que se apóiam na graça de Deus, dos homens do mundo, que, tendo dado seus corações às tentações do mundo, nunca elevam suas mentes para o céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *