Estudo de Salmos 103:13 – Comentado e Explicado

Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem,
Salmos 103:13

Comentário de Albert Barnes

Como um pai, lamentou seus filhos – hebraico: “Como a compaixão de um pai por seus filhos”. Veja as notas em Mateus 7: 7-11 . Deus freqüentemente se compara a um pai, e é executando nossas idéias sobre o que entra no caráter parental que obtemos nossas melhores concepções sobre o caráter de Deus. Veja as notas em Mateus 6: 9 . O que é referido aqui, é o afeto natural dos pais pelo filho; o amor terno que é carregado pelos pais pelos filhos; a disposição de cuidar de suas necessidades; a prontidão para perdoar quando uma ofensa foi cometida. Compare Lucas 15: 22-24 . Tal, em um grau infinitamente mais alto, é a compaixão – a bondade – que Deus tem pelos que o amam.

Então o Senhor tem pena daqueles que o temem – Ele tem compaixão deles. Ele exerce em relação a eles o sentimento paterno.

Comentário de Scofield

medo

Também Salmos 103: 13 , (Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de Adam Clarke

Como um pai lamentou seus filhos – este é um versículo muito enfático, e pode ser assim traduzido: “Como as ternas compaixão de um pai por seus filhos; assim também as ternas compaixão de Jeová por aqueles que o temem”. Nada pode colocar a ternura e a preocupação de Deus por suas criaturas sob uma luz mais forte do que isso. Que anseio do intestino um pai sente em relação ao filho desobediente, que, sensível à sua ingratidão e desobediência, cai aos pés dos pais, coberto de confusão e derretido em lágrimas, com: “Pai, pequei contra o céu e diante de ti , e não sou digno de ser chamado teu filho! ” O mesmo em espécie, mas infinitamente mais requintado, Deus sente quando o penitente cai a seus pés e implora sua misericórdia por meio de Cristo crucificado.

Comentário de John Calvin

13. Como o pai é compassivo com os filhos, o salmista não apenas explica por uma comparação o que ele já declarou, mas ao mesmo tempo atribui a causa pela qual Deus nos perdoa tão graciosamente, ou seja, porque ele é um pai . é então que Deus nos adotou livre e soberanamente como filhos dele que ele perdoa continuamente nossos pecados e, portanto, devemos tirar dessa fonte a esperança do perdão. E como nenhum homem foi adotado com base em seu próprio mérito, segue-se que os pecados são perdoados livremente. Deus é comparado aos pais terrenos, não porque ele é em todos os aspectos como eles, mas porque não há imagem terrena pela qual seu amor incomparável por nós possa ser melhor expresso. Para que a bondade paterna de Deus não seja pervertida como um incentivo ao pecado, Davi repete novamente que Deus é favorável apenas àqueles que são seus sinceros adoradores. De fato, é uma prova de nenhuma tolerância comum a Deus “fazer nascer o seu sol sobre o mal e o bem” ( Mateus 5:45 ;), mas o assunto aqui tratado é a livre imputação da justiça pela qual somos contou os filhos de Deus. Agora, essa justiça é oferecida apenas àqueles que se dedicam inteiramente a um Pai tão generoso e se submetem com reverência à sua palavra. Mas, como nossas realizações em piedade neste mundo, quaisquer que sejam, ficam muito aquém da perfeição, resta apenas um pilar sobre o qual nossa salvação pode descansar com segurança, e essa é a bondade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *