Estudo de Jó 2:10 – Comentado e Explicado

e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
Jó 2:10

Comentário de Albert Barnes

Como uma das mulheres tolas fala – A palavra aqui traduzida como “tola” n ?? nâbâl de ??? nâbêl significa propriamente estúpida ou tola, e então perversa, abandonada, ímpia – a idéia de “pecado” e “loucura” estar intimamente conectada nas Escrituras , ou pecado sendo considerado como loucura suprema; 1 Samuel 25:25 ; 2 Samuel 3:33 ; Salmo 14: 1 ; Salmo 53: 2 . Os árabes ainda usam a palavra com a mesma bússola de significado. “Gesenius.” A palavra é usada aqui no sentido de “perverso”; e a idéia é que o sentimento que ela exprimia era ímpio, ou era tal que estava nos lábios dos ímpios. Sanctius supõe que haja aqui uma referência às mulheres idumeanas, que, como outras mulheres, censuravam e expulsavam seus deuses, se não obtivessem o que pediram quando oraram a elas. Homero representa Aquiles e Menelau como repreendendo os deuses. Ilíada i. 353, iii. 365. Ver Rosenmuller, Morgenland, “in loc”.

O que receberemos de bom nas mãos de Deus – Tendo recebido dele símbolos abundantes de bondade, não era razoável reclamar quando eles foram levados, e quando ele enviou calamidade em seu lugar.

E não receberemos o mal? Não devemos esperar isso? Não estaremos dispostos a suportar quando chegar? Não teremos confiança suficiente nele para acreditar que suas transações são ordenadas em bondade e eqüidade? Perderemos imediatamente toda a nossa confiança em nosso grande benfeitor no momento em que ele tira nossos confortos e nos visita com dor? Esta é a verdadeira expressão de piedade. Ele se submete a todos os arranjos de Deus sem queixa. Recebe bênçãos com gratidão; é renunciado quando as calamidades são enviadas em seu lugar. Considera como mero favor poder respirar o ar que Deus criou, olhar a luz do seu sol, pisar a sua terra, inalar a fragrância das suas flores e desfrutar a sociedade dos amigos. a quem ele dá; e quando ele tira um ou todos, sente que ele pegou apenas o que lhe pertence e retira um privilégio ao qual não tínhamos direito. Além disso, a verdadeira piedade sente que todas as reivindicações de qualquer bênção, se alguma vez existiram, foram perdidas pelo pecado. Que direito tem um pecador de reclamar quando Deus retira seu favor e o submete ao sofrimento? Que afirmação ele tem de Deus, que deveria fazer mal a Ele visitá-lo com calamidade?

Por que um homem vivo reclama,

Um homem pelo castigo de seus pecados?

Lamentações 3:39 .

Em tudo isso, Jó não pecou com os lábios – Veja as notas em Jó 1:22 . Esta observação é feita aqui, talvez em contraste com o que ocorreu depois. Posteriormente, expressou sentimentos impróprios e foi repreendido em conformidade, mas até agora o que havia expresso estava de acordo com a verdade e com os sentimentos da mais elevada piedade.

Comentário de Joseph Benson

Jó 2:10 . Mas ele disse: Tu falas como uma das mulheres tolas fala – Ou seja, como uma mulher imprudente, insensata e fraca, que não entende nem se importa com o que ela diz: ou melhor, como uma pessoa má e profana, pois tais são freqüentemente chamado de tolos nas Escrituras. Devemos receber o bem, etc., e não receberemos o mal? Devemos os pobres vermes dar leis ao nosso Senhor supremo e obrigá-lo a nunca nos afligir? E essas grandes e múltiplas misericórdias, que de tempos em tempos Deus nos deu, não compensarão essas breves aflições? Deveríamos não abençoar a Deus pelas misericórdias que não merecíamos, e suportar com satisfação as aflições que merecemos e de que precisamos e pelas quais, se não for nossa culpa, podemos ficar muito bons. Não receberemos – Não esperaremos receber o mal, a saber, o mal do sofrimento? Se Deus nos der tantas coisas boas, devemos nos surpreender ou achar estranho, se ele às vezes nos afligir, quando nos disse, que prosperidade e adversidade são colocadas uma contra a outra? 1 Pedro 4:12 . Se recebermos tantos confortos, não receberemos algumas aflições, que servirão de folha para nossos confortos, para torná-las mais valiosas? Não devemos aprender o valor de nossas misericórdias, sendo feitas algumas vezes para desejá-las, e como alivia nossos confortos, para torná-las menos perigosas, para manter o equilíbrio e evitar que fiquemos acima da medida? 2 Coríntios 12: 7 . Se recebermos tanto bem pelo corpo, não receberemos algum bem pela alma? Isto é, alguma aflição, pela qual podemos ser feitos participantes da santidade de Deus? Hebreus 12:10 . Portanto, murmure, assim como se vanglorie, para sempre excluídos. Em tudo isso, Jó não pecou com os lábios – Por quaisquer reflexões sobre Deus, por qualquer expressão impaciente ou imprópria. Em outras palavras, ele manteve firme sua integridade no sentido explicado acima; que isso demonstra ser o verdadeiro sentido dessa frase.

Comentário de E.W. Bullinger

O que? devemos . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6.

a mão = de. Figura do discurso Metonímia (da causa), App-6.

Deus. Hebraico. Elohim. (com Art.) = o [verdadeiro] Deus. App-4.

this = essas calamidades.

pecado. Hebraico. chata “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Tu falas como um dos tolos – Tu falas como um infiel; como alguém que não tem conhecimento de Deus, da religião ou de um estado futuro. O Targum, que chama essa mulher de Diná, traduz assim: “Você fala como uma daquelas mulheres que fizeram loucura na casa de seu pai”. Isto é em referência a uma opinião rabínica antiga, de que Jó viveu nos dias do patriarca Jacó, cuja filha Dinah ele se casara.

Devemos receber o bem – isso recebemos em grande abundância por muitos anos:

E não receberemos o mal? Vamos murmurar quando Ele nos afligir por um dia, quem nos deu saúde por tantos anos? Blasfemaremos seu nome por privações momentâneas, que nos deram uma sucessão ou prazer tão longos? Suas bênçãos são suas: ele nunca as deu para nós; eles foram apenas emprestados. Tivemos o uso longo, gratuito e imerecido deles; e seremos ofendidos pelo Dono, quando ele vier recuperar sua própria propriedade? Isso seria tolice, ingrato e perverso. O mesmo pode acontecer com todos que sofrem com as adversidades. Mas quem, além de Jó, raciocina assim? O homem está naturalmente descontente e ingrato.

Em tudo isso, Jó não pecou com os lábios – acrescenta Chaldee, mas em seu coração ele pensou em palavras. Ele tinha pressentimentos de coração, embora não deixasse nada escapar de seus lábios.

Comentário de John Wesley

Mas ele lhe disse: Falas como uma das tolas fala. O que? receberemos o bem nas mãos de Deus e não receberemos o mal? Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Devemos nós – pobres vermes dar leis ao nosso Senhor supremo e obrigá-lo a nunca nos afligir? E essas grandes e múltiplas misericórdias, que de tempos em tempos Deus nos deu, não compensarão essas breves aflições? Deveríamos não abençoar a Deus pelas misericórdias que não merecíamos; e suportamos com satisfação as correções que merecemos. E se recebermos tanto bem pelo corpo, não receberemos algo de bom para nossas almas? Isto é, alguma aflição, pela qual podemos ser feitos participantes de Sua santidade? Portanto, murmure, assim como se vanglorie, para sempre ser excluídos.

Pecado com os lábios – Por qualquer reflexão sobre Deus, por qualquer expressão impaciente ou imprópria.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:17 – E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

2 Samuel 6:20 – Voltando Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! “

2 Samuel 13:13 – O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você”.

2 Samuel 19:22 – Davi respondeu: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Acaso se tornaram agora meus acusadores? Deve alguém ser morto hoje em Israel? Ou não tenho hoje a garantia de que voltei a reinar sobre Israel? “

2 Samuel 19:28 – Todos os descendentes do meu avô nada mereciam do meu senhor e rei, senão a morte. Entretanto, deste a teu servo um lugar entre os que comem à tua mesa. Que direito tenho eu, pois, de te pedir qualquer outro favor? “

2 Samuel 24:10 – Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: “Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! “

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 1:10 – “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.

Jó 1:21 – e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

Jó 1:22 – Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.

Salmos 39:1 – Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.

Salmos 59:12 – Pelos pecados de suas bocas, pelas palavras de seus lábios, sejam apanhados em seu orgulho. Pelas maldições e mentiras que pronunciam,

Provérbios 9:6 – Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento.

Provérbios 9:13 – A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância.

Lamentações 3:38 – Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos?

Mateus 12:34 – Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Mateus 16:23 – Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Mateus 25:2 – Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.

João 18:11 – Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? “

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Tiago 5:10 – Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *