Estudo de Salmos 136:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom, porque sua misericórdia é eterna.
Salmos 136:1

Comentário de Albert Barnes

Ó louvores ao Senhor, porque ele é bom – todo esse versículo é o mesmo que o Salmo 106: 1 , exceto que o que é introduzido por um aleluia. Veja as notas nesse versículo.

Pois a sua misericórdia dura para sempre – Veja também Salmo 106: 1 , nota; Salmo 107: 1 , nota. Literalmente: “Pela eternidade, sua misericórdia.” Ou seja, é sempre o mesmo; isso nunca muda; nunca se esgota; é encontrado em todas as suas relações – em todos os seus atos em relação às suas criaturas, e sempre será.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 136.

Uma exortação para agradecer a Deus por misericórdias particulares.

ESTE salmo, como o primeiro, é uma comemoração das coisas maravilhosas que Deus havia feito pelos judeus. O bispo Patrick supõe que foi destinado ao uso de seus festivais solenes; como foi chamado pelos judeus, ????? Hallel Haggadol, o grande agradecimento. Ele observa, com a repetição frequente do meio versículo, que isso foi feito para torná-los mais sensíveis, porque eles deviam tudo o que tinham à recompensa divina; para estimulá-los a depender inteiramente dessa recompensa e a ter certeza de que nunca lhes faltará, se a reconhecerem piedosa e sinceramente. Esta forma de reconhecimento, por sua misericórdia, etc. foi prescrito por Davi para ser usado continuamente no serviço divino, 1 Crônicas 16:41, seguido por Salomão, 2 Crônicas 3: 6 e observado por Jeosafá, 2 Crônicas 20:21 . Veja a 29ª Preleção do Bispo Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 136: 1 . Dai graças ao Senhor; porque ele é bom – “Somos chamados a louvar a Jeová, primeiro por seus próprios atributos essenciais; depois, pelo exercício desses atributos em suas obras. Os atributos aqui mencionados são os de bondade e poder; um o deixa disposto e o outro capaz de salvar: e o que podemos desejar mais, mas que ele continue assim! Da mesma forma, temos a certeza, contemplando a imutabilidade de sua natureza. Sua disposição não altera, e seu reino ninguém pode tirar dele; a sua misericórdia dura para sempre. Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Jeová hebraico App-4. Para, & c. Figuras de linguagem. Amoebaeon e Epistrophe. App-6.

misericórdia = benevolência ou graça.

Comentário de Adam Clarke

O rende graças ao Senhor, pois ele é bom – Esse sentimento ocorre com frequência: a bondade da natureza divina, tanto como fundamento de confiança quanto de ação de graças.

Porque a sua misericórdia dura para sempre – Estas palavras, que são o fardo de todo verso, ???? ????? ?? ki leolam chasdo , podem ser traduzidas: “Porque a sua misericórdia é para a era vindoura:” significando, provavelmente, se o Salmo é profético , aquela demonstração peculiar de sua compaixão, a redenção do mundo pelo Senhor Jesus. Essas mesmas palavras foram prescritas por Davi como um reconhecimento, para serem usadas continuamente na adoração divina, veja 1 Crônicas 16:41 ; : também por Salomão, 2 Crônicas 7: 3 , 2 Crônicas 7: 6 , e observado por Josafá, 2 Crônicas 20:21 ; todos reconhecendo que, por mais rico em misericórdia que Deus lhes fosse, as mais extensas manifestações de sua bondade eram reservadas para a era futura; ver 1 Pedro 1: 10-12 ; : “De que salvação os profetas perguntaram e procuraram diligentemente quem profetizou a graça que deveria chegar até você – a quem foi revelado que não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam as coisas que agora são relatadas a você por aqueles que lhe pregaram o Evangelho pelo poder do Espírito Santo enviado do céu “etc.

Comentário de John Calvin

1. Por sua misericórdia, (172) etc. A inserção desta cláusula repetidamente em tantas frases curtas e abruptas pode parecer uma repetição vã, mas versos repetidos em coro são permitidos e admirados em poetas profanos, e por que devemos objetar à reiteração neste caso, pelas quais as melhores razões podem ser demonstradas, os homens não podem negar que a bondade divina seja a fonte e a fonte de todas as suas bênçãos, mas a graça de sua generosidade está longe de ser plena e sinceramente reconhecido, embora o maior estresse seja colocado nas Escrituras. Paulo, ao falar sobre isso ( Romanos 3:23 ), chama enfaticamente pelo termo geral da glória de Deus, sugerindo que, embora Deus deva ser louvado por todas as suas obras, é sua misericórdia principalmente que devemos glorificar. É evidente pelo que lemos na história sagrada, que era habitual para os levitas, de acordo com o regulamento estabelecido por Davi, por conduzir os louvores a Deus, cantar por resposta, “pois sua misericórdia dura para sempre”. A prática foi seguida por Salomão na dedicação do templo ( 2 Crônicas 7: 3 ) e por Josafá naquele cântico solene e triunfal mencionado em 2 Crônicas 20:21 , do mesmo livro. [Antes de recitar as obras de Deus, o salmista declara sua suprema Deidade e domínio, não que essa linguagem comparativa implique que haja algo se aproximando] Deidade além dele, mas há uma disposição nos homens, sempre que vêem qualquer parte de sua glória exibido, para conceber um Deus separado dele, dividindo assim impiedosamente a divindade em partes, e até mesmo chegando a moldar deuses de madeira e pedra. Existe uma tendência depravada em todos os que se deleitam com uma multiplicidade de deuses. Por esse motivo, aparentemente, o. O salmista usa o número plural, não apenas na palavra ????? , Elohim, mas na palavra ?????? , Adonim, de modo que se lê literalmente, louvai os senhores dos senhores: ele gostaria de saber que a perfeição mais completa de todo domínio deve ser encontrado no Deus único.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *