Estudo de Êxodo 14:10 – Comentado e Explicado

Aproximando-se o faraó, os israelitas, ao levantarem os olhos, viram os egípcios que vinham ao seu encalço. Foram tomados de espanto e invocaram o Senhor, clamando em alta voz.
Êxodo 14:10

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 14:10 . E eles estavam com muito medo Teremos ocasiões frequentes para observar esse espírito incrédulo e pusilânime nos israelitas; que, apesar de terem visto muitos milagres a seu favor, e embora tivessem saído do Egito com uma mão tão alta, Êxodo 14: 8 logo que viram perigo diante deles, seus corações desmaiaram e esqueceram que Jeová já havia fez grandes coisas por eles. Dizem que clamaram ao Senhor; mas não com o clamor de súplica e fé, como o contexto prova. A deles era a linguagem da timidez e do desespero: não é essa a palavra, dizem eles, Êxodo 14:12, que te dissemos no Egito? & c. Veja cap. Êxodo 5:21 , Êxodo 6: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Os filhos de Israel clamaram ao Senhor – Se a oração deles tivesse sido acompanhada com fé, não deveríamos encontrá-los nos versículos seguintes murmurando contra Moisés, ou melhor, contra o Senhor, por cuja bondade eles agora eram trazidos sob essa escravidão de que eles frequentemente clamavam por libertação. Calmet pensa que os mais piedosos e judiciosos clamavam a Deus, enquanto os impensados ??e irreligiosos murmuravam contra Moisés.

Comentário de John Wesley

E quando Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e eis que os egípcios marchavam atrás deles; e ficaram com muito medo; e os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

Eles estavam com muito medo – Eles conheciam a força do inimigo e sua própria fraqueza; numerosos de fato eram, mas todos desarmados, indisciplinados, desanimados, por uma longa servidão, e agora reprimidos, para que não pudessem escapar. Por um lado, Pi-hahiroth, uma série de rochas escarpadas inatingíveis; por outro lado, Migdol e Baal-Zefom, fortes nas fronteiras do Egito; diante deles estava o mar, atrás deles estavam os egípcios; de modo que não havia caminho para eles senão para cima, e daí a libertação deles.

Comentário de John Calvin

10. E quando o faraó se aproximou. Moisés implica que o alarme foi maior por sua repentinaidade, porque nenhum mensageiro havia precedido, de modo que um tempo muito curto lhes foi dado para a preparação. Havia, então, motivo de medo, mesmo nos corações mais valentes, a menos que houvesse algo de extraordinário neles. Mas eles pecaram duplamente; porque ambas as esperanças da assistência divina haviam abandonado seus corações juntamente com a lembrança das misericórdias de Deus; e avançaram a tal ponto de ingratidão que se revoltaram insolentemente contra Deus e Moisés. Embora haja a aparência de dois fatos contrários sendo relatados aqui, a saber, que eles clamaram ao Senhor e se amotinaram contra Seu ministro; todavia, podemos deduzir facilmente que esse brado não surgiu da fé, nem do sério e! afetos bem ordenados, mas que foram extorquidos por um impulso confuso; uma vez que o sentido natural impele todos os homens, em sua adversidade, a oferecer promiscuamente suas orações a Deus, embora eles não abraçem Sua misericórdia nem confiem em Seu poder. Assim, Davi, nos Salmos 107: 0 , diz que todos os angustiados recorrem a Deus quando qualquer problema os oprime; porque Deus, pelas orientações da natureza e pelo instinto secreto, os atrai a Ele em perigo, para que os mais descuidados e profanos possam se tornar mais indesculpáveis. No entanto, dessa maneira eles não prestam a devida honra a Deus, embora pela expressão de suas bocas peçam segurança dEle. É, então, pouco para se admirar, que os israelitas que estão sendo reduzidos a uma dor tão dolorosa deveriam ter oferecido orações e votos acompanhados com o nome de Deus; especialmente desde que recentemente se manifestara a eles em tantos milagres, e eles sempre tinham à vista a nuvem ou a coluna de fogo. Mas seus gritos insanos contra Moisés eram uma prova clara de que, como espantados, apressaram-se, sem pensar, em invocar o nome de Deus. Pois a exposição (154) é irracional que alguns dão, que alguns deles oraram piedosamente a Deus, enquanto outros da multidão se rebelaram perversamente contra Moisés; porque essas duas declarações são feitas em conjunto e não podem ser referidas a pessoas diferentes.

Referências Cruzadas

Josué 24:7 – Mas os seus antepassados clamaram a mim, e eu coloquei trevas entre vocês e os egípcios; fiz voltar o mar sobre eles e os encobrir. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz com os egípcios. Depois disso vocês viveram no deserto longo tempo.

2 Crônicas 18:31 – Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: “É o rei de Israel”, e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. Deus os afastou dele,

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Salmos 34:17 – Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

Salmos 53:5 – Olhem! Estão tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus os rejeitou.

Salmos 106:44 – Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor.

Salmos 107:6 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou da tribulação em que se encontravam

Salmos 107:13 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e eles os salvou da tribulação em que se encontravam.

Salmos 107:19 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.

Salmos 107:28 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam.

Isaías 7:2 – Informaram ao rei: “A Síria montou acampamento em Efraim”. Com isso o coração de Acaz e do seu povo agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento.

Isaías 8:12 – “Não chamem conspiração tudo o que esse povo chama conspiração; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem.

Isaías 26:16 – Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Jeremias 22:23 – Você que está entronizada no Líbano, que está aninhada em prédios de cedro, como você gemerá quando lhe vierem as dores de parto, dores como as de uma mulher que está para dar à luz!

Mateus 8:25 – Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! “

Mateus 8:26 – Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

Mateus 14:30 – Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “

1 João 4:18 – No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *