Estudo de Mateus 8:25 – Comentado e Explicado

Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos!
Mateus 8:25

Comentário de Albert Barnes

Salve-nos – salve nossas vidas.

Nós perecemos – Estamos em perigo de perecer. Isso mostrou grande confiança no Salvador. Mostra também para onde os pecadores e os cristãos devem sempre ir, que sentem que estão em perigo de perecer. Não há ninguém que possa salvar das tempestades da ira divina, a não ser o Filho de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

perecem = estão perecendo.

Comentário de John Calvin

25. Senhor, salve-nos Uma oração piedosa (538) , alguém poderia pensar: pois o que mais eles tinham que fazer quando estavam perdidos do que implorar a segurança de Cristo? Mas, como Cristo os acusou de descrença, devemos perguntar em que sentido eles pecaram. Certamente, não tenho dúvida de que eles deram muita importância à presença corporal de seu Mestre: pois, segundo Marcos, eles não apenas oram, mas expõem com ele, Mestre, você não se importa que perecemos? Lucas também descreve confusão e tremor: Mestre, Mestre, nós perecemos. Eles deveriam ter acreditado que a Divindade de Cristo não foi oprimida pelo sono carnal, e à sua Divindade eles deveriam ter recorrido. Mas eles não fazem nada até serem instigados por um perigo extremo; e então são inundados por um medo tão irracional que não pensam que estarão seguros (539) até que Cristo seja despertado. Esta é a razão pela qual ele os acusa de incredulidade por sua súplica de que ele os ajudaria era mais uma prova de sua fé, se, confiando em seu poder divino, eles calmamente, e sem tanto alarme, esperavam a assistência que eles perguntaram.

E aqui obtemos uma resposta para uma pergunta que pode ser feita e que surge de sua repreensão. Todo tipo de medo é pecaminoso e contrário à fé? Primeiro, ele não os culpa simplesmente porque temem, mas porque são tímidos. Mark acrescenta a palavra ??t?Por que você é tão tímido? e por esse termo indica que o alarme ultrapassa os limites adequados. Além disso, ele contrasta a com o medo deles e , assim, mostra que ele está falando sobre o medo imoderado, cuja tendência não é exercitar sua fé, mas bani-la de suas mentes. Não é todo tipo de medo que se opõe à fé. Isso é evidente pela consideração de que, se não tememos nada, uma segurança indolente e carnal nos rouba; e assim a fé definha, o desejo de orar se torna lento, e a lembrança de Deus é extinta (540) Além disso, aqueles que não são afetados por uma sensação de calamidade, de modo a temer, são bastante insensíveis que firmes.

Assim, vemos que o medo, que desperta a fé, não é, por si só, defeituoso até ir além dos limites. (541) Seu excesso está em perturbar ou enfraquecer a compostura da fé, que deve repousar na palavra de Deus. Mas como nunca acontece que os crentes exerçam tal restrição sobre si mesmos, a fim de impedir que sua fé seja ferida, seu medo quase sempre é acompanhado pelo pecado. No entanto, devemos estar cientes de que não é todo tipo de medo que indica falta de fé, mas apenas esse medo que perturba a paz da consciência de tal maneira que não repousa na promessa de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E seus discípulos – Os discípulos. Nas edições impressas comuns, assim como em nossa tradução, são Seus discípulos, mas todos , seus, são omitidos pelos melhores MSS., E por Bengel, Wetstein e Griesbach. É uma questão de pouca importância e não precisa ser notada; apenas todo tradutor e comentarista deve procurar, ao máximo de seu conhecimento e poder, fornecer todas as partículas da linguagem do penman inspirado que possam ser expressas, e inserir nenhuma palavra em que ele tenha razão para acreditar que não tenha surgido. inspiração de Deus.

Senhor, salve-nos: nós perecemos – Uma vantagem das provações é nos fazer conhecer nossa fraqueza, de modo a obrigar-nos a recorrer a Deus pela fé em Cristo. É somente pela fé que podemos dizer que se aproximar dele; pelo amor, estamos unidos a ele, e pela oração o despertamos. Todo bem perece em nós sem Cristo: sem a sua graça, não há mais do que um momento em que não estamos em perigo de ruína total. Quão apropriada, então, é esta curta oração para nós, e quão familiar deve ser para nós! Tomada no amplo sentido cristão, é extremamente expressiva: compreende todo o poder da força de nosso Senhor, todo o mérito de sua expiação e toda a profundidade de nossa miséria e perigo. Veja Quesnel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *