Estudo de Deuteronômio 6:10 – Comentado e Explicado

Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra que a teus pais Abraão, Isaac e Jacó, jurou te dar; grandes e excelentes cidades que não construíste,
Deuteronômio 6:10

Comentário de John Calvin

10. E será, quando o Senhor teu Deus. Como a riqueza e a prosperidade, em sua maioria, cegam a mente dos homens, para que não atendam suficientemente à modéstia e moderação, mas cresçam devassas em suas concupiscências e intoxicem-se com prazeres, Deus prescreve contra esse erro por antecipação. Pois não sem motivo ele os aconselha a tomar cuidado para que não esqueçam de Deus, quando devem ter sido tratados de maneira liberal e luxuosa por Ele, mas porque ele sabia que esse era um vício comum, que a abundância gerava arrogância; como depois ele dirá em sua música,

“Jeshurun ??encerou gordura e chutou: tu és gordura encerada, etc., então ele abandonou a Deus que o criou, e considerou levemente a Rocha da sua salvação.” ( Deuteronômio 32:15 .)

Antes de tudo, ele mostra como a ingratidão seria mesquinha e indigna, se, quando carregados com tantos benefícios excelentes por Deus, deveriam rejeitar a lembrança dEle; pois, como Sua bondade era inestimável, dando-lhes cidades construídas pelas mãos de outros e transferindo a eles tudo o que os outros haviam preparado por seu grande trabalho e indústria, sua impiedade seria ainda mais detestável em negligenciá-Lo, quando Ele diariamente ponha-se diante deles nesta abundante reserva de bênçãos. Aprendemos, portanto, a partir desta passagem, que somos convidados pela liberalidade de Deus a honrá-Lo, e que sempre que Ele trata gentilmente conosco, coloca Sua glória diante de nossos olhos; mas, por outro lado, devemos lembrar que o que deveria ser como veículos, para elevar nossas mentes no alto, é, por nossa própria culpa, convertido em obstáculos e tamancos, e que, portanto, devemos ser o mais sob nossa guarda. No final do versículo 12, ele reprova a loucura deles por outro argumento; se, assim, subitamente enriquecido, eles devem dar lugar à intemperança; como se ele tivesse dito, que o absurdo deles seria insuportável, se, quando exaltados pela generosidade de Deus, eles não se lembrassem de sua origem; pois nada deveria ter servido mais para incliná-los à humildade do que aquele estado miserável de servidão de onde foram resgatados. Por isso, ele contrasta com aquele amplo domínio ao qual Deus os exaltara, a casa dos escravos ” (245) , a fim de que a lembrança de seu antigo lote restringisse toda a perversidade.

Referências Cruzadas

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Josué 24:13 – Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram’.

Neemias 9:25 – Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade.

Salmos 78:55 – Expulsou nações que lá estavam, distribuiu-lhes as terras por herança e deu suas tendas às tribos de Israel para que nelas habitassem.

Salmos 105:44 – Deu-lhes as terras das nações, e eles tomaram posse do fruto do trabalho de outros povos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *