Estudo de Gênesis 17:3 – Comentado e Explicado

Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe:
Gênesis 17:3

Comentário de Albert Barnes

Abrão caiu de cara no chão. Esta é a forma mais humilde de reverência, na qual o adorador se apóia nos joelhos e cotovelos e a testa se aproxima do chão. A prostração ainda é habitual no Oriente. Abrão alcançou noções mais elevadas de Deus. “Deus falou com ele.” O Senhor El Shaddai é aqui chamado Deus. O Supremo aparece como o Autor da existência, o Irresistível e o Eterno, neste estágio da relação de aliança.

Comentário de Adam Clarke

E Abrão caiu de cara no chão – O método oriental de prostração era assim: a pessoa primeiro se ajoelhava, depois abaixava a cabeça e tocava a terra com a testa. Uma postura muito dolorosa, mas significativa de grande humilhação e reverência.

Comentário de John Calvin

3. Abrão caiu de cara no chão . Sabemos que esse era o antigo ritual de adoração. Além disso, Abrão testifica, primeiro, que ele reconhece Deus, em cuja presença toda a carne deve manter o silêncio e ser humilhada; e, segundo, que ele recebe reverentemente e abraça cordialmente tudo o que Deus está prestes a falar. Se, no entanto, isso foi planejado como uma confissão de fé, devemos observar que a fé que depende da graça de Deus não pode ser desviada de uma consciência pura. Deus, ao oferecer sua graça a Abrão, exige dele uma disposição sincera de viver com justiça e homilia. Abrão, ao se prostrar, declara que obedientemente recebe os dois. (403) Lembremo-nos, portanto, que em um e no mesmo vínculo de fé, a adoção gratuita em que nossa salvação é colocada deve ser combinada com novidade de vida. E embora Abrão não pronuncie uma palavra, ele declara mais completamente por seu silêncio, do que se tivesse falado com uma voz alta e sonora, que ele obedece à palavra de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 17: 3 . E Abrão caiu de bruços enquanto Deus falava com ele : 1º, como alguém vencido pelo brilho da glória divina; como Daniel e João também foram. Ou, 2d, Como alguém que se envergonha e fica vermelho ao pensar nas honras feitas a alguém tão indigno. Ele se vê com humildade e com Deus com reverência; e, em sinal de ambos, cai de cara no chão.

Comentário de John Wesley

Abrão caiu em seu rosto; e Deus falou com ele, dizendo:

E Abrão caiu em seu rosto enquanto Deus falava com ele : 1. Como alguém vencido pelo brilho da glória divina: Daniel e João fizeram o mesmo. Or2. Como alguém que se envergonha e cora ao pensar nas honras feitas a alguém tão indigno. Ele olha para si mesmo com humildade, e para Deus com reverência e, em sinal de ambos, cai em seu rosto.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:17 – Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? “

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Levítico 9:23 – Assim Moisés e Arão entraram na Tenda do Encontro. Quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo.

Números 14:5 – Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

Josué 5:14 – “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor”. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? “

Juízes 13:20 – Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e à sua mulher prostraram-se, rosto em terra.

1 Reis 18:39 – Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “

Ezequiel 1:28 – Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém falando.

Ezequiel 3:23 – Então me levantei e fui para a planície. E lá estava a glória do Senhor, glória como a que eu tinha visto junto ao rio Quebar. Prostrei-me, rosto em terra,

Ezequiel 9:8 – Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me, rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém? “

Daniel 8:17 – Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. E ele me disse: “Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim”.

Daniel 10:9 – Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.

Mateus 17:6 – Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *