Estudo de Josue 5:14 – Comentado e Explicado

Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor a seu servo?
Josue 5:14

Comentário de Adam Clarke

of the Lord am I now come – By this saying Joshua was both encouraged and instructed. Mas, como capitão do exército do Senhor , agora eu venho . Com isso, Josué foi encorajado e instruído. Como se ele dissesse: “Não temas; Jeová enviou do céu para salvar a ti e ao teu povo a vergonha dos que te devorariam. Israel é o exército do Senhor; e o Senhor dos Exércitos é o capitão de Israel. Tu serás” seja apenas capitão debaixo de mim, e agora estou prestes a instruir-te em relação à tua conduta nesta guerra. ”

E Josuéadorou – nem foi repreendido por oferecer adoração divina a essa pessoa, que ele não teria recebido se tivesse sido um anjo criado. Ver Apocalipse 22: 8 , Apocalipse 22: 9 .

Comentário de John Wesley

E ele disse: Não; mas como capitão do exército do SENHOR eu estou agora. E Josué caiu de cara na terra, e adorou, e disse-lhe: O que diz meu senhor a seu servo?

Como capitão – Eu sou o capitão-chefe deste povo, e vou conduzir e ajudar a ti e a eles neste grande empreendimento. Agora, essa pessoa não é um anjo criado, mas o filho de Deus, que acompanhou os israelitas nesta expedição, como chefe e capitão. E isso aparece: 1. Pela sua aceitação da adoração aqui, que um anjo criado não admite, Apocalipse 22: 8,9 2. Porque o lugar foi santificado por sua presença, Josué 5:15 , que era prerrogativa de Deus, Êxodo 3: 5 3. Porque ele é chamado o Senhor, Heb. Jeová, Josué 6: 2 .

Meu Senhor – Eu te reconheço por meu Senhor e capitão e, portanto, espero pelos teus mandamentos, os quais estou pronto para obedecer.

Comentário de John Calvin

14. E ele disse: Não; mas como capitão, etc. Embora a negação se aplique igualmente a ambas as partes da questão, a saber, que ele não era nem israelita nem cananeu, e era, portanto, equivalente a uma negação de ser um homem mortal, mas parece ser mais apropriado aplicável à segunda, ou à parte da pergunta em que Josué perguntou se ele era um dos inimigos. Isso, no entanto, é uma questão de pouco momento; o essencial é entender que ele havia presidido o povo escolhido a quem ele chama de maneira honrosa o exército do Senhor. Ao se representar como diferente de Deus, denota-se uma distinção pessoal, mas a unidade da essência não é destruída.

Dissemos que nos livros de Moisés o nome de Jeová (58) é frequentemente atribuído ao anjo que preside, que foi sem dúvida o Filho unigênito de Deus. Ele é realmente muito Deus, e ainda na pessoa de Mediador por dispensação, ele é inferior a Deus. De bom grado, recebo o que os escritores antigos ensinam sobre esse assunto – que quando Cristo apareceu antigamente em forma humana, foi um prelúdio do mistério que depois foi exibido quando Deus se manifestou na carne. Devemos ter cuidado, no entanto, de imaginar que Cristo naquele tempo encarnou, pois, em primeiro lugar, não lemos em lugar algum que Deus enviou seu Filho em carne antes da plenitude dos tempos; e, em segundo lugar, Cristo, na medida em que ele era homem, decidiu ser o Filho de Davi. Mas, como é dito em Ezequiel, ( Ezequiel 1: 0 ), era apenas uma semelhança do homem. Quer se trate de um corpo substancial ou de uma forma externa, é desnecessário discutir, pois parece errado insistir em qualquer visão particular do assunto. (59)

A única questão remanescente é: como o Capitão do exército do Senhor pode falar de ter chegado agora , vendo que ele não abandonou o povo comprometido com sua confiança e, ultimamente, havia demonstrado inigualável sua presença na passagem do Jordão. Mas, de acordo com o uso comum das Escrituras, diz-se que Deus vem a nós quando, na verdade, somos sensatos à sua assistência, que parece remota quando não se manifesta pela experiência. Portanto, é como se ele estivesse oferecendo sua ajuda nos combates que estavam prestes a ser travados, e prometendo por sua chegada que a guerra teria um problema feliz. Não se pode inferir com certeza do culto que ele ofereceu, se Josué prestou honra divina a Cristo distintamente reconhecido como tal; mas perguntando: Que ordem meu Senhor dá a seu servo? ele atribui a ele um poder e autoridade que pertencem somente a Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:3 – Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:

Gênesis 17:17 – Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? “

Exodo 4:10 – Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! “

Exodo 4:13 – Respondeu-lhe, porém, Moisés: “Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.

Exodo 23:20 – “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei.

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

1 Samuel 3:9 – e lhe disse: “Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo’ “. Então Samuel foi se deitar.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Isaías 6:8 – Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós? ” E eu respondi: “Eis-me aqui. Envia-me! “

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Daniel 10:13 – Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.

Daniel 10:21 – mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,

Daniel 12:1 – “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.

Mateus 8:2 – Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me! “

Mateus 22:44 – ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés” ’.

Lucas 1:43 – Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?

Lucas 5:12 – Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: “Se quiseres, podes purificar-me”.

Lucas 20:42 – “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 10:25 – Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

Apocalipse 12:7 – Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Apocalipse 22:8 – Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *