Estudo de Lucas 5:12 – Comentado e Explicado

Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me.
Lucas 5:12

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 8: 2-4 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 5: 12-16 . Eis um homem cheio de lepra – sobre esse milagre, veja as notas em Mateus 8: 2-4 e Marcos 1:45 . E ele se retirou para o deserto e orou – A expressão original, ?? ?p?????? e? ta?? e??µ??? , ?a? p??se???µe??? , implica que ele frequentemente fazia isso. Embora ninguém estivesse mais ocupado do que ele, ou fizesse tanto bem em público como ele, encontrou tempo para uma aposentadoria devota e devota: não que ele precisasse evitar distração ou ostentação; mas ele pretendia nos dar um exemplo, que é necessário para ordenar as circunstâncias de nossa devoção para nos protegermos de ambos. Da mesma forma, é nossa sabedoria ordenar nossos negócios, para que nossa obra pública e nossas devoções secretas não entrem em conflito ou interfiram entre si. Observe, leitor, a oração particular deve ser realizada secretamente; e quanto temos que fazer nos melhores negócios deste mundo, deveríamos ter estabelecido prazos para isso e atendê-los constantemente.

Comentário de E.W. Bullinger

quando Ele estava = em (grego. en, como em Lucas 5: 7 ) Seu ser.

uma determinada cidade = uma das cidades. Provavelmente aquele em que “a maioria de suas obras poderosas foi realizada” , viz. Chorazin ou Betsaida. Quando nomeados juntos, estão nesta ordem. Ao comparar Lucas 5:18 e Marcos 1:45 com Marcos 5:29 , Mateus 9:10 e Marcos 2:15 , parece que determinada cidade não era Cafarnaum. ). As tentativas de “tocar” o Senhor foram todas naquela cidade ou bairro ( Lucas 6:19 . Mateus 9:20 ; Mateus 14:36 . Marcos 3:10 ; Marcos 6:10 ; Marcos 6:56 . Compare Lucas 5:15 ). Portanto, esta cidade era provavelmente Chorazin.

ver. Figura do discurso Asterismos. App-6 e App-133.

cheio de lepra. , in this connection, is a medical word. Cheio” , nesse contexto, é uma palavra médica. Compare Colossenses 4:14 . Veja nota em Êxodo 4: 6 .

em diante . Grego. epi. App-104. Não é o mesmo que em Lucas 5:24 . Grego. deomai. App-134.

Senhor. Agora sendo proclamado como a Sua pessoa: o Rei, Senhor de todos e ainda ( Lucas 5:24 ) o Filho do homem. Compare Mateus 8: 2 , Mateus 8: 6 , Mateus 8: 8 , Mateus 8:20 .

se Denotando uma probabilidade contingente. Veja App-118.

murchar . Grego. thelo. App-102.

limpar limpo. Os doentes são curados: os leprosos são purificados.

Comentário de Adam Clarke

Uma certa cidade – essa era uma cidade da Galiléia; provavelmente Chorazin ou Betsaida.

Um homem cheio de hanseníase – Veja esta doença, e a cura, amplamente explicada em Mateus 8: 2-4 ; (Nota); e vê-lo particularmente aplicado ao uso da pregação pública, Marcos 1:40 ; (nota), etc. Veja também as notas em Levítico 13 (nota) e 14 (nota).

Comentário de Scofield

se você quiser

O leproso, conhecendo o poder do Senhor para curar, parece questionar Sua vontade.

Comentário de Spurgeon

Lucas 5:12 . E aconteceu que, quando ele estava em uma determinada cidade, eis que um homem cheio de lepra: vendo Jesus, caiu em seu rosto e suplicou-lhe, dizendo: Senhor, se queres, podes me limpar.

Não havia muita fé lá, mas a fé, mesmo como um grão de mostarda, servirá; e, portanto, Cristo não recusou o apelo do pobre leproso.

Lucas 5: 13-15 . E, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero: sê limpo. E imediatamente a lepra partiu dele. E ele ordenou que ele não dissesse a ninguém; mas vá, e se mostre ao sacerdote, e ofereça a sua purificação, como Moisés ordenou, para lhes dar um testemunho.

Mas tanto mais houve ali uma fama no exterior: e grandes multidões se reuniram para ouvir e ser curadas por ele de suas fraquezas. Oh, que os pecadores viessem a Cristo neste espírito agora: “ouvir e ser curados por ele de suas enfermidades!” Alguns de vocês vieram ouvir, mas vieram a Cristo para serem curados? Você realmente veio para esse fim? Ai! Alguns chegam até à casa de Deus apenas para ver ou para serem vistos; como essas pessoas podem esperar receber uma bênção? No entanto, meu Mestre é tão gracioso que, muitas vezes, é encontrado daqueles que não o procuravam. O mesmo acontece com os descuidados que estão conosco agora!

Lucas 5: 16-17 . E ele se retirou para o deserto e orou. E aconteceu que, num dia certo, como ele estava ensinando, havia fariseus e doutores da lei, que saíam de todas as cidades da Galiléia, Judéia e Jerusalém; e o poder do Senhor era presente para curá-los.

Esses foram os pacientes menos esperançosos que o grande médico já teve; pois para curar esses doutores da divindade e levar esses orgulhosos fariseus eruditos a aceitar o evangelho, era necessária uma exibição onipotente do poder divino. Os pecadores penitentes são prontamente trazidos a Cristo; mas, muitas vezes, os hipócritas, que pensam que são ricos, e aumentados em bens, e não precisam de nada, não devem ser persuadidos a aceitar o ouro fino que Cristo apresenta a todos que o pedem. O Senhor concede que, se alguma dessas pessoas estiver aqui, o poder do Senhor possa estar aqui para curá-las!

Esta exposição consistia em leituras de Lucas 4: 33-41 ; e Lucas 5: 12-17 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 5:12 . E aconteceu que, quando ele estava em uma determinada cidade, eis que um homem cheio de hanseníase:

Tão longe com a lepra quanto poderia estar; completamente contaminada e devorada por aquela repugnante doença.

Lucas 5:12 . Quem viu Jesus caiu de bruços e suplicou-lhe, dizendo: Senhor, se queres, podes me purificar.

Ele sentiu que a dificuldade estava na vontade de Cristo, não em seu poder. Nenhum outro professor teria olhado para um homem assim. Todo mundo se encolheu com ele, pois ele espalhava impurezas onde quer que se movesse. Um leproso era um ser de quem todos se mantinham afastados, então este temia que o grande Mestre não estivesse disposto a curá-lo. “Se você quiser”, disse ele, “você pode”, ‘eu sei que você pode me fazer limpo.’

5:13 . E ele estendeu a mão e o tocou,

Esse foi um exemplo maravilhoso de amor condescendente por parte do Senhor Jesus; e tocar o leproso não o contaminou. Pelo contrário, Cristo removeu a contaminação do leproso: “Ele o tocou”

5:13 . Dizendo: eu serei limpo.

Foi a vontade de Cristo que operou o milagre, aquele movimento secreto do coração de Cristo, aquele onipotente silencioso saindo da energia divina que realizou a cura do leproso.

5:13 . E imediatamente a lepra partiu dele.

Cristo pode curar o pecado da mesma maneira que curou esse leproso. Se ele tocar no pior homem deste lugar, poderá fazer com que o pecado se afaste dele no momento em que o tocar. Não requer anos para aperfeiçoar o trabalho de salvação, pode ser feito em um momento. Tal é o poder maravilhoso de Cristo: “imediatamente a lepra se afastou dele”.

Lucas 5:14 . E ele ordenou que ele não dissesse a ninguém; mas vá, e se mostre ao sacerdote, e ofereça a sua purificação, como Moisés ordenou, para lhes dar um testemunho.

Nosso abençoado Mestre não conquistou a fama; ele não desejava tornar-se notório, as multidões que se aglomeravam a seu redor eram inconvenientes para ele, então ele não desejava que elas aumentassem. Havia perigo em tanta aglomeração, e Jesus era sábio em sua geração; portanto, encarregou o leproso curado de não contar a ninguém, mas de se mostrar ao sacerdote e de apresentar a oferta prescrita sob a lei.

5:15 . Mas tanto mais foi lá uma fama dele:

A fama é como fogo. Se você empilhar algo sobre ele para impedir que se espalhe, ele geralmente funciona como combustível para a chama; assim, o próprio esforço para esconder a luz do poder de Cristo, espalhou-o ainda mais amplamente.

5:15 . E grandes multidões se reuniram para ouvir e ser curadas por ele de suas enfermidades.

Desejo que todas as congregações se unam com os mesmos motivos: ouvir e ser curadas por Cristo. Qual é a tua doença, meu ouvinte? O que aflige a tua alma? Qual é o mal em seu espírito? Qual é a doença em seu coração? Jesus pode te curar. Oh, que você imediatamente procuraria ser curado por ele!

5:16 . E ele se retirou para o deserto e orou.

Apenas quando havia grandes oportunidades de fazer o bem, exatamente quando todos o procuravam, será que eles se afastam deles imediatamente para o deserto para orar? Sim, porque ele sentiu o que devemos sentir, mas muitas vezes não, que ele precisava de novo poder, que como servo de Deus, ele deve esperar em Deus por novo poder para sua grande obra de vida: “Ele se retirou para o deserto, e orou. ” Sem dúvida, era o hábito constante de Cristo orar, mas havia certos momentos especiais em que ele se retirava para lugares solitários, e sua oração era particularmente fervorosa e prolongada.

Lucas 5:17 . E aconteceu que, num dia certo, como ele estava ensinando, havia fariseus e doutores da lei, que saíam de todas as cidades da Galiléia, Judéia e Jerusalém; e o poder do Senhor era presente para curá-los.

A palavra “eles” dificilmente dá o sentido correto do original; deveria ser “o poder do Senhor estava presente para curar”. Jesus não curou os fariseus e os doutores da lei, mas curou muitos da congregação. Agora, como você explica esse poder presente para curar? Por que, através daquela oração no deserto: “Ele se retirou para o deserto e orou”, e depois, de uma maneira muito alta e notável, “o poder do Senhor estava presente para curar”. E quando o poder de curar estava presente, o paciente a ser curado também estava presente muito em breve.

Lucas 5: 18-19 . E eis que os homens trouxeram para a cama um homem que foi levado com paralisia; e procuraram meios de trazê-lo e deitá-lo diante dele.

E quando não conseguiram descobrir de que maneira poderiam trazê-lo por causa da multidão, subiram ao telhado e o deixaram descer através dos azulejos com o sofá até o meio diante de Jesus. Parece ter havido, segundo Marcos, algum rompimento do material que formava o telhado da casa onde Cristo estava. Não foi um assunto tão fácil como alguns imaginaram deixar esse pobre homem paralítico na presença de Jesus; e se um pouco do pó do telhado caísse sobre os fariseus e médicos da lei que estavam sentados, seria apenas o que eles estavam acostumados a jogar nos olhos de outras pessoas.

Lucas 5:20 . E, vendo a fé deles, disse-lhe: Homem, teus pecados estão perdoados.

Cristo tem olhos com os quais ele pode ver fé. Você e eu não podemos vê-lo; mas ele pode: “Quando viu a fé deles, disse-lhe: Homem, teus pecados te são perdoados.” Isso estava indo para a própria raiz de sua doença. Jesus sabia o que o homem realmente doía; ele foi paralisado tanto em espírito quanto em corpo, e Cristo removeu a raiz de sua doença perdoando seus pecados.

Lucas 5:21 . E os escribas e fariseus começaram a raciocinar,

Os cavalheiros aos quais aludi agora começaram a raciocinar. Era como eles; em vez de começar a louvar a Deus, eles “começaram a raciocinar” –

Lucas 5:22 . Dizendo: Quem é esse que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão somente Deus? Mas quando Jesus percebeu os pensamentos deles, ele lhes respondeu: Por que raciocina em seus corações?

Veja, Jesus pode perceber pensamentos. Eu ouvi falar de “leitura de pensamentos”. Aqui está um exemplo real: “Jesus percebeu os pensamentos deles e disse-lhes: Por que raciocinam em seus corações?”

Lucas 5:23 . Se é mais fácil dizer, Teus pecados te são perdoados; ou para dizer: Levante-se e ande?

Qualquer um pode dizer: “Teus pecados sejam perdoados”, ou “Levante-se e ande”, mas perdoar pecados, ou dar o poder de se levantar e andar, precisa igualmente de um Deus. Se Deus está presente e pode fazer o homem paralítico se levantar e andar, ele também é capaz de perdoar seus pecados.

Lucas 5: 24-26 . Mas, para que saibais que o Filho do homem tem poder sobre a terra para perdoar pecados (disse ele aos enfermos da paralisia), digo-te: Levanta-te, levanta-te no teu sofá e entra em tua casa. E imediatamente ele se levantou diante deles, e tomou o que estava deitado, e partiu para sua própria casa, glorificando a Deus. E todos ficaram maravilhados, glorificaram a Deus e se encheram de medo,

Com reverência e reverência. Eles sentiram que Deus havia chegado muito perto deles, e talvez eles tenham dito, como Jacó, quando ele estava com medo: “Fluir terrível é este lugar! Esta não é outra senão a casa de Deus, e esta é a porta do céu. ” Eles estavam cheios de medo.

Lucas 5:26 . Dizendo: Vimos coisas estranhas hoje.

Oh, para que possamos ver essas “coisas estranhas” nesta casa hoje à noite, e sempre que nos encontrarmos para adorar a Deus!

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, quando ele estava em uma determinada cidade, eis que um homem cheio de hanseníase: que vendo Jesus caiu de bruços, o implorou, dizendo: Senhor, se queres, podes me limpar.

Mateus 8: 2 ; Marcos 1:40 .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:14 – Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

Exodo 4:6 – Disse-lhe mais o Senhor: “Coloque a mão no peito”. Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa; parecia neve.

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

Levítico 13:1 – Disse o Senhor a Moisés e a Arão:

Levítico 14:57 – para se determinar quando uma coisa é pura ou impura. Essa é a regulamentação acerca de qualquer tipo de lepra e de mofo.

Números 12:10 – Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra

Deuteronômio 24:8 – Nos casos de doenças de lepra, tenham todo o cuidado de seguir exatamente as instruções dos sacerdotes levitas. Sigam cuidadosamente o que eu ordenei a eles.

Josué 5:14 – “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor”. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? “

1 Reis 18:39 – Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “

2 Reis 5:1 – Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.

2 Reis 5:27 – Por isso a lepra de Naamã atingirá você e os seus descendentes para sempre”. Então Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, parecido com neve.

2 Reis 7:3 – Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: “Por que ficar aqui esperando a morte?

1 Crônicas 21:16 – Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.

2 Crônicas 26:19 – Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Mateus 8:2 – Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me! “

Mateus 8:8 – Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

Mateus 9:28 – Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso? ” Eles responderam: “Sim, Senhor! “

Mateus 26:6 – Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,

Marcos 1:40 – Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me! “

Marcos 5:23 – e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva”.

Marcos 9:22 – “Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. “

Lucas 17:12 – Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância

Lucas 17:13 – e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós! “

Lucas 17:16 – Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *