Estudo de Mateus 8:2 – Comentado e Explicado

Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: Senhor, se queres, podes curar-me.
Mateus 8:2

Comentário de Albert Barnes

Chegou um leproso – Nenhuma doença com a qual a família humana foi atingida foi mais terrível do que a que é freqüentemente mencionada na Bíblia “como a lepra”. Ele primeiro se exibe na superfície da pele. A aparência nem sempre é a mesma, mas geralmente se assemelha à mancha feita pela perfuração de um alfinete ou pelas pústulas de uma micose. As manchas geralmente aparecem muito de repente. Talvez sua aparência possa ser apressada por qualquer paixão repentina, como medo ou raiva. Veja Números 12:10 ; 2 Crônicas 26:19 . As manchas geralmente se exibem inicialmente no rosto, sobre o nariz e os olhos, e aumentam de tamanho vários anos, até se tornarem tão grandes quanto uma ervilha ou um feijão.

Existem três tipos de hanseníase, diferenciados pela aparência das manchas – a branca, a preta e a vermelha. Essas manchas, embora poucas a princípio, espalham-se gradualmente até cobrir todo o corpo.

Mas, embora a “aparência” da doença esteja inicialmente na pele, ela está profundamente assentada nos ossos, medula e articulações do corpo. Temos razões para supor que, em crianças, ele fica oculto no sistema por vários anos até chegar à idade da puberdade; e em adultos por três ou quatro anos, até que, finalmente, ele dá indicações assustadoras sobre a pele de ter adquirido uma existência bem enraizada e permanente. Uma pessoa leprosa pode viver vinte, trinta, ou mesmo cinquenta anos, se recebeu a doença em seu nascimento, mas serão anos de miséria indescritível. Os ossos e a medula estão permeados pela doença. A doença avança de um estágio para outro com lenta e certa ruína. “A vida ainda permanece em meio à desolação;” as articulações, mãos e pés perdem seu poder; e o corpo “entra em colapso” ou cai juntos de uma forma hedionda e horrível. Existe uma forma da doença na qual ela começa nas extremidades: as articulações se separam; os dedos, dedos dos pés e outros membros, um por um, caem; e assim a doença se aproxima gradualmente da sede da vida. A miserável vítima está, portanto, condenada a se ver morrendo aos poucos, assegurando que nenhum poder humano possa deter por um momento a marcha silenciosa e constante desse inimigo para a sede da vida.

Esta doença é contagiosa e hereditária. É facilmente comunicado de um para o outro e é transmitido para a terceira e quarta geração. A última geração que sofre com isso geralmente exibe os sintomas por dentes cariados, por uma respiração fétida e por uma tez doente.

Moisés deu instruções particulares pelas quais a verdadeira lepra deveria ser distinguida de outras doenças. Veja a margem de Levítico 14: 4 ), uma das quais foi morta e a outra rejeitada, Levítico 14: 5-7 . Em conformidade com as leis da terra, Jesus instruiu o homem que ele havia curado a fazer a oferta habitual e a obter o testemunho do sacerdote de que ele havia sido curado. A hanseníase apareceu uma vez, mas uma vez, na América. Esta doença repugnante e mais dolorosa foi em todos os outros casos confinada ao Velho Mundo, e principalmente às nações orientais.

É questão de profunda gratidão a um Deus benigno que esse flagelo tenha sido permitido, mas uma vez visitar o Novo Mundo. Essa terrível calamidade ocorreu na ilha de Guadalupe, nas Índias Ocidentais, por volta de 1730, e é assim descrita por uma testemunha ocular: “Seu início é imperceptível. Aparecem apenas algumas manchas brancas na pele. A princípio, eles são atendidos sem dor ou inconveniência, mas não significa o que os removerá. A doença aumenta imperceptivelmente por muitos anos. As manchas aumentam e se espalham por todo o corpo. Quando a doença avança, a parte superior do nariz incha, as narinas aumentam e o próprio nariz fica macio. Os tumores aparecem nas mandíbulas; as sobrancelhas incham; as orelhas ficam grossas; as pontas dos dedos, como também os pés e os dedos, incham; as unhas ficam escamosas; as articulações das mãos e pés se separam e caem. No último estágio da doença, o paciente se torna um espetáculo hediondo e se desfaz em pedaços.

O adorava – inclinou-se diante dele, para mostrar respeito. Veja as notas em Mateus 2: 2 .

Se você quiser – Esta foi uma exibição de grande fé, e também um reconhecimento de sua dependência da vontade de Jesus, a fim de ser curado. Então todo pecador deve vir. Ele deve sentir que Jesus “pode” salvá-lo. Ele também deve sentir que não tem direito sobre ele; que depende de sua vontade soberana; e deve se lançar aos pés do sentimento do leproso:

“Eu posso apenas perecer se for;

Estou decidido a tentar;

Pois se eu ficar longe, eu sei

Eu morrerei para sempre.

Felizmente, ninguém nunca veio a Jesus com esse sentimento que não foi recebido e perdoado.

Faça-me limpo – me cure. A hanseníase era considerada uma doença imunda e repugnante. Ser “curado”, portanto, era expresso por ser “purificado” dele.

Comentário de E.W. Bullinger

ver. Figura do discurso Asterismos (App-6), para enfatizar.

leproso. Veja nota em Êxodo 4: 6 .

adorado = homenageou. Veja App-137. As variações de 1º de março e 5 de Lucas devem-se ao fato de não registrarem o mesmo milagre. Veja App-97.

Senhor. App-98. Esta é a primeira vez que Jesus é chamado “Senhor” . Neste segundo período de Seu ministério, Sua Pessoa deve ser proclamada como Messias, tanto Divino (aqui), quanto em Mateus 8:20, humano. Quando eles começam a chamá-lo de “Senhor”, eles continuam. Compare os versículos: Mateus 8: 8 , Mateus 8: 6 , etc.

limpar limpo. Veja nota em Mateus 8: 3 . Não é o mesmo milagre que em Marcos 1:40 e Lucas 5:12 . Aqui, ambos sem a cidade (Cafarnaum, App-169); lá, ambos dentro (provavelmente Chorazin), pois o leproso estava “cheio” e, portanto, “limpo” ( Levítico 13:12 , Levítico 13:13 ). Aqui, o leproso obedece e fica em silêncio; lá, ele desobedece, para que o Senhor não possa mais entrar na cidade (Chorazin). Os antecedentes eram diferentes e os conseqüentes também, como pode ser visto nos dois registros.

Comentário de John Calvin

2. Aproximando-se, adorado Qual é o significado do verbo p??s???e?? , que é traduzido na versão latina, adorare, adorar ou adorar, pode ser facilmente aprendido nesta passagem. Para a exposição, podemos confiar nos outros dois evangelistas, dos quais Marcos diz que ele caiu de joelhos e Lucas, que caiu de cara no chão. O gesto externo de ajoelhar-se foi exibido pelo leproso como um sinal de reverência. Agora sabemos que essas marcas de respeito eram de uso geral entre os judeus, pois o povo do Oriente é mais viciado nesse tipo de cerimônia. Muitas pessoas pensam, portanto, que o leproso não pretendia prestar a adoração divina a Cristo (489), mas fez-lhe uma saudação respeitosa como distinto profeta de Deus.

Não entrei em disputa quanto aos sentimentos que levaram o leproso a prestar reverência a Cristo. Mas eu olho para o que ele atribuiu a ele, que ele foi capaz de purificá-lo, se ele quisesse. Por essas palavras ele declarou, que ele reconhecia um poder divino em Cristo: e quando Cristo responde, eu estou disposto, ele mostra que ele reivindicou mais por si mesmo do que pertence ao homem. Aquele que, pela mera expressão de sua vontade, restaura a saúde dos homens, deve possuir autoridade suprema. Se o leproso acreditava que Cristo era o Filho de Deus, ou que ele havia recebido esse poder da mesma maneira que Moisés e os outros profetas, ele não duvida de ter na mão e no poder o dom da cura. . É verdade que ele fala condicionalmente, se você estiver disposto, você é capaz. Mas isso não é inconsistente com a certeza da fé que Deus exige em nossas orações: pois os homens não devem esperar mais do que Deus promete. O leproso não havia aprendido por nenhuma comunicação inspirada ou promessa de Deus o que Cristo faria. Teria sido impróprio nele, portanto, ir além desses limites, pois, embora às vezes lemos que certas pessoas oram sem qualquer condição, devemos acreditar que elas foram guiadas por movimentos especiais do Espírito (490), que não devem ser tomado por uma regra geral. Não tenho certeza se temos a liberdade de dizer, estritamente falando, que o leproso fez uma oração. Ele apenas declara que está tão plenamente convencido do poder de Cristo, que não tem dúvidas de que está em seu poder curar a lepra; e então se apresenta para ser curado, mas incerto quanto ao resultado, porque ainda não conhecia a vontade de Cristo. (491)

Comentário de Adam Clarke

E eis que veio um leproso – a lepra ?ep?a , de ?ep?? , uma escama, era uma doença cutânea inveterada, aparecendo em escamas ou crostas escamosas secas, finas e brancas, em todo o corpo ou em alguma parte dele, geralmente assistia com coceira violenta e, muitas vezes, com muita dor. A hanseníase oriental era uma desmancha do tipo mais repugnante, altamente contagiosa, de modo a infectar roupas ( Levítico 13:47 , etc.). E casas ( Levítico 14:34 , etc.). E era considerada incurável por qualquer pessoa. meios humanos. Entre os judeus, somente Deus foi aplicado para sua remoção; e a cura já foi atribuída ao seu poder soberano.

Os vários sintomas desse distúrbio terrível, que era um emblema impressionante do pecado, podem ser vistos em Levítico 13:14 ; :, onde também podem ser lidas as ordenanças legais a seu respeito; que, por um lado, expõem o quão odioso é o pecado para Deus, por outro lado, representam a purificação de nossas poluições pelo sacrifício e ressurreição de Cristo, pela aspersão e aplicação de seu sangue e por as influências santificadoras e curadoras do Espírito Santo.

O nome grego ?ep?a , parece ter sido dado a essa perturbadora , devido às escamas finas e brancas ( ?ep?de? ) com as quais os corpos dos leprosos eram às vezes tão cobertos que lhes davam a aparência de neve, Êxodo 4: 6 ; Números 12:10 ; 2 Reis 5:27 .

Heródoto, lib. 1, menciona esse distúrbio como existindo, em sua época, entre os persas. Ele chama de ?e???? , a crosta branca; e diz que aqueles que foram afetados foram proibidos de se misturar com os outros cidadãos; e tão terrível era essa doença estimada entre eles que consideravam um castigo para a pessoa, por seu grande deus, o sol, por algum mal cometido contra ele. O Dr. Mead menciona um caso notável desse tipo que ficou sob sua própria observação. “Um compatriota cujo corpo todo estava tão miseravelmente agarrado a ele que sua pele brilhava coberta de flocos de neve e, à medida que as escamas furfuráceas ou semelhantes a farelos eram diariamente esfregadas, a carne parecia rápida ou crua por baixo”. Veja a Medica Sacra do médico, cap. 2. Foi provavelmente por causa de sua tendência a produzir esse distúrbio, naquele clima quente, que Deus proibiu o uso da carne de porco nos judeus. Alimentar-se desse alimento bruto, em união com o uso intemperado de espíritos ardentes, é, com toda a probabilidade, a grande causa do escorbuto, tão comum nas nações britânicas, e que provavelmente assumiria a forma e a virulência de uma lepra. , nosso clima era tão quente quanto o da Judéia. Veja as notas em Êxodo 4: 6 e em Levítico 13 (nota) e Levítico 14 (nota).

Senhor, se queres, podes me fazer limpo – Como este leproso pode ser considerado como um emblema adequado da corrupção do homem pelo pecado; assim pode sua cura, da redenção da alma por Cristo. Um pecador, verdadeiramente penitente, busca Deus com uma fé respeitosa; se aproxima dele no espírito de adoração; se humilha sob sua mão poderosa, reconhecendo a grandeza de sua queda e a vileza de seu pecado; sua oração, como a do leproso, deve ser humilde, clara e cheia de confiança naquele Deus que pode fazer todas as coisas, e de dependência de sua vontade ou misericórdia, da qual todo bem deve ser derivado. É peculiar a Deus que ele precisa apenas da vontade do que pretende realizar. Seu poder é sua vontade. A capacidade de Deus para fazer o que é necessário ser feito, e sua vontade de fazer suas criaturas felizes devem ser profundamente consideradas por todos aqueles que se aproximam dele em oração. O leproso não tinha dúvida do primeiro, mas estava longe de estar igualmente satisfeito em relação ao segundo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 8: 2 . E eis que veio um leproso geralmente se pensa que este é o leproso cuja cura é registrada, Marcos 1:40 . Lucas 5:12 e, conseqüentemente, que o sermão em Lucas não é o mesmo que no capítulo anterior. Mas as curas, diz Macknight, são diferentes: isso foi realizado em uma cidade, isso nos campos. Tendo lavado o leproso aqui mencionado, Jesus entrou em Cafarnaum e curou o servo do centurião; considerando que o outro leproso que publicou o milagre, Jesus não escolheu, pelo menos durante o dia, entrar na cidade; mas permaneceu sem lugares desartistas para evitar a multidão. Deve-se reconhecer, de fato, que há algumas coisas semelhantes nas duas curas: por exemplo, ambos os leprosos dizem a Cristo: Se você quiser, pode me limpar; mas era tão natural dirigir seus desejos ao Filho de Deus dessa forma, pela qual eles também expressam sua crença em seu poder, que é uma questão de admirar que não o utilizemos com mais frequência. Além disso, o mesmo mandamento é dado aos leprosos para se mostrarem ao sacerdote; mas esse mandamento deve ter sido repetido não duas vezes, mas vinte vezes, supondo que Jesus lavasse os leprosos com tanta frequência. Conseqüentemente, o encontramos repetindo isso para os dez leprosos, a quem ele purificou de uma só vez em Samaria; 17:14 . Quanto à circunstância de sua oferta, a pessoa curada não conta a ninguém o que aconteceu, ocorre quase em todos os milagres realizados por Cristo durante os dois primeiros anos de seu ministério; as razões pelas quais se vê na nota de Mateus 8: 4 .

A cura imediata da lepra estava apenas no poder de Deus: o leproso, portanto, por esta aplicação a Cristo, confessa imediatamente sua autoridade divina; mas, para aprofundar a questão, o leitor deve se referir às nossas notas sobre Levítico 13 e 2 Reis 5: 6-7 .

Comentário de Scofield

eis que veio um leproso

O rei, tendo em Mateus 5-7. declarou os princípios do reino, prova em Mateus 8, 9, de Seu poder de banir da terra as conseqüências do pecado e controlar os elementos da natureza.

senhor

Gr. Kurios. A primeira ocorrência da palavra é aplicada a Jesus com Sua evidente sanção. Em si, a palavra significa “mestre”, e é tão usada em meros relacionamentos humanos em, por exemplo, Mateus 6:24 ; Mateus 15:27 ; Marcos 13:35 ; Efésios 6: 9 Ambos os usos, divino e humano, são reunidos em Colossenses 4: 1 . É o (grego – ???µ?t?? Heb). “Adonai”. (Veja Scofield “ Gênesis 15: 2 “) , e é usado por Jesus Cristo em Mateus 22: 43-45 . No NT, os usos distintos de Kurios (Lord) são:

(1) Como a tradução do Hebreus para o NT. Jeová (Senhor), por exemplo, Mateus 1:20 ; Mateus 1:22 ; Mateus 2:15 ; Mateus 3: 3 ; Mateus 4: 7 ; Mateus 4:10 ; Mateus 11:25 ; Mateus 21: 9 ; Marcos 12:29 ; Marcos 12:30 ; Lucas 1:68 ; Lucas 2: 9

(2) O próprio Jesus usa Kurios, por exemplo, Mateus 4: 7 ; Mateus 4:10 ; Mateus 11:25 ; Marcos 12:11 .

(3) Mas o grande uso de Kurios é como o título divino de Jesus, o Cristo. Nesse sentido, ocorre no NT 663 vezes. Que a intenção é identificar Jesus Cristo com a Deidade do AT é evidente em Mateus 3: 3 ; Mateus 12: 8 ; Mateus 21: 9 ; Salmos 118: 26 ; Mateus 22: 43-45 ; Lucas 1:43 ; João 8:58 ; João 14: 8-10 ; João 20:28 ; Atos 9: 5 ; Atos 13:33 . (Salmos 2). (Veja Scofield “ João 20:28 “) .

Comentário de John Wesley

Um leproso veio – as hanseníase nesses países raramente eram curáveis ??por meios naturais, assim como não são paralisações ou loucura. Provavelmente esse leproso, embora não se misturasse com o povo, ouvira nosso Senhor à distância. Marcos 1:40 ; Lucas 5:12 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *