Estudo de Levítico 9:23 – Comentado e Explicado

Moisés e Aarão entraram na tenda de reunião e, saindo, abençoaram o povo. E a glória do Senhor apareceu a todo o povo.
Levítico 9:23

Comentário de Albert Barnes

Aarão, agora tendo passado pelo ciclo de deveres sacerdotais relacionados ao altar de bronze, acompanha Moisés à tenda da Reunião. Era razoável que Moisés, como o líder divinamente designado da nação, induzisse Arão ao tabernáculo.

Abençoou o povo – Esta bênção conjunta do mediador da Lei e do sumo sacerdote foi a conclusão solene da consagração e inauguração. (Compare 2 Crônicas 6: 3-11 .) De acordo com uma tradição, a forma usada por Moisés e Arão se assemelhava ao Salmo 90:17 . Mas outra forma é dada no Targum da Palestina: “Que suas ofertas sejam aceitas, e que o Senhor habite entre vocês e perdoe seus pecados”.

Comentário de Adam Clarke

Moisés e Arão entraram no tabernáculo – Supõe-se que Moisés acompanhou Arão ao tabernáculo para mostrar-lhe como oferecer o incenso, preparar as lâmpadas e o perfume, ajustar o pão de mostrar, etc., etc.

E a glória do Senhor apareceu – Para mostrar que tudo foi feito de acordo com a mente divina,

  1. A glória de Jeová aparece a todo o povo;
  2. Saiu fogo de diante do Senhor e consumiu o holocausto. Essa foi a prova que Deus deu em ocasiões extraordinárias de sua aceitação do sacrifício. Isso foi feito provavelmente,
  3. 1. No caso de Abel, Gênesis 4: 4 .

    2. No caso de Aaron; veja acima, Levítico 9:24 .

  4. No caso de Gideão, Juízes 6:21 .
  5. No caso de Manoá e sua esposa. Compare Juízes 13: 19-23 .
  6. No caso de Davi, dedicando a eira de Ornã, 1 Crônicas 21:28 .
  7. No caso de Salomão dedicar o templo, 2 Crônicas 7: 1 .
  8. No caso de Elias, 1 Reis 18:38 .

Portanto, para expressar a aceitação de uma oferta, sacrifício, etc., o verbo sh dishshen é usado, o que significa reduzir a cinzas, isto é, pelo fogo do céu. Ver Salmo 20: 3 . Nesse caso, era necessário que o fogo parecesse ser divinamente enviado e viesse de modo a impedir a suposição de que qualquer arte ou engano havia sido praticado na ocasião. Portanto, não está sugerido que Moisés e Arão o tiraram do tabernáculo, professando que Deus o havia achado ali para eles, mas o fogo saiu de diante do Senhor, e todo o povo o viu. As vítimas foram consumidas por um incêndio que evidentemente não provocou inflamações humanas. Josefo diz que “um incêndio procedeu das próprias vítimas por vontade própria, que teve a aparência de um relâmpago”; e? a?t?? p?? a??f?? a?t?µat??, ?a? ?µ???? ast?ap?? ?aµp?d??? ???µe??? t? f???? · “e consumido, tudo o que estava sobre o altar”. – Antiq., Lib. iii. c. 8, s. 6, edite. Haverc. E é muito provável que, pela ação da centelha etérea ou elétrica, enviada imediatamente da presença Divina, as vítimas tenham sido consumidas. Os pagãos, a fim de dar crédito à sua adoração, imitaram esse milagre e fingiram que Júpiter testemunhou sua aprovação dos sacrifícios oferecidos a ele por trovões e raios: a esse Virgílio parece aludir, embora as palavras tenham sido entendidas de maneira diferente.

Audiat haec genitor, qui foedera fulmine sancit .

Aen. xii., ver. 200

“Ouça Júpiter, que sanciona os convênios por meio do trovão.”

Com que palavras Servius faz esse comentário notável: Quia cum fiunt foedera, si coruscatio fuerit, confirmantur. Além disso, existem vários tipos de itens que não podem ser adquiridos por terceiros, ou seja, eles podem ser comprados em lojas especializadas . “Sancionar a aliança significa confirmá-la; pois quando uma aliança era feita, se houvesse um relâmpago, considerava-se assim confirmada: ou melhor, porque nossos antepassados ??não acendiam fogo nos altares, mas obtidos por suas súplicas. fogo divino “, etc. A expressão apud majores “, entre nossos ancestrais “, mostra que eles não podiam se gabar desse fogo divino; nem jamais poderiam antes, pois toda a conta foi emprestada dos judeus. Solinus Polyhistor nos dá uma conta para o mesmo efeito; pois, falando da colina de Vulcano na Sicília, ele diz: “ Quo, qui divinte rei operantur, ligna vitea super aras struunt, ne ignis apponitur in hanc congerlem: cum prosicias intulerunt, si adest deus, si sacrum probatur, sarmenta licet viridia sponte concipiunt, et nullo inflagrante halitu, ab ipso numine fit accendium , cap. v. in fine . “Os que praticam rituais sagrados neste lugar, põem sobre o altar uma trouxa de lenha, mas não atiram fogo; pois quando põem sobre ele os pedaços da vítima, se a divindade estiver presente, ele aprova.” o sacrifício, a trouxa, embora de madeira verde, atira fogo em si mesma e, sem nenhum outro meio, a própria divindade acende a chama. ” Esses são exemplos notáveis ??e mostram como exatamente os escritores pagãos foram emprestados dos registros sagrados. E imitando ainda mais esse milagre, eles tiveram seu fogo perpétuo no templo de Vesta, que eles fingiram ter descido primeiro do céu, e que mantiveram com a mais veneração religiosa.

Comentário de John Wesley

Moisés e Arão entraram no tabernáculo da congregação, e saíram, e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo.

E Moisés entrou com Arão para orientá-lo, e vê-lo realizar as partes de seu ofício que deviam ser feitas no lugar santo, sobre as luzes, a mesa de pães da proposição e o altar de incenso, sobre qual parte do sangue dos sacrifícios oferecidos agora deveria ser aspergida, Levítico 4: 7,16 .

E abençoou o povo – Orou a Deus por sua bênção sobre eles, como esta frase é explicada, Números 6:23 , etc. e particularmente por sua graciosa aceitação desses e de todos os sacrifícios seguintes, e por sua significação por algum sinal extraordinário.

E a glória do Senhor – Ou um brilho milagroso brilhando no pilar nublado, como Êxodo 16:10 , ou uma descoberta gloriosa e visível da presença graciosa de Deus e da aceitação do serviço atual.

Referências Cruzadas

Levítico 9:6 – Disse-lhes Moisés: “Foi isso que o Senhor ordenou que façam, para que a glória do Senhor apareça a vocês”.

Números 14:10 – Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro.

Números 16:19 – Quando Corá reuniu todos os seus seguidores em oposição a eles à entrada da Tenda do Encontro, a glória do Senhor apareceu a toda a comunidade.

Números 16:42 – Quando, porém, a comunidade se ajuntou contra Moisés e contra Arão, e eles se voltaram para a Tenda do Encontro, repentinamente a nuvem a cobriu e a glória do Senhor apareceu.

Lucas 1:21 – Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *