Estudo de Gênesis 8:20 – Comentado e Explicado

E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar.
Gênesis 8:20

Comentário de Albert Barnes

A oferta de Noé aceitou. O retorno à terra seca, através da misericórdia especial de Deus para Noé e sua casa, é comemorado por uma oferta de ação de graças e fé. “Construiu um altar.” Esta é a primeira menção ao altar, ou estrutura, com a finalidade de sacrifício. O Senhor está agora no alto, tendo varrido o jardim e retirado sua presença visível ao mesmo tempo da terra. O altar é, portanto, erigido para apontar para sua morada no alto. “Ao Senhor.” O nome pessoal de Deus é especialmente apropriado aqui, pois ele se provou um guardador de convênios e um libertador de Noé. “De todo gado limpo, e toda ave limpa.” A menção de pássaros limpos torna provável que estes só tenham sido levados para a arca por sete pares Gênesis 7: 3 . Todo animal em forma está incluído neste sacrifício, pois é expressivo de ação de graças por uma libertação completa. Também temos aqui a primeira menção do holocausto ??? ‘olâh a vítima inteira, exceto a pele, sendo queimada no altar. O sacrifício é um ato em que o transgressor mata um animal e o oferece no todo, ou em parte como representativo do todo, a Deus. Nesse ato, ele reconhece sua culpa, a reivindicação da lei ofendida sobre sua vida e a misericórdia do Senhor em aceitar um substituto para satisfazer essa reivindicação do penitente que retorna. Ao mesmo tempo, ele realmente aceita a misericórdia do Altíssimo e se propõe a defendê-la da maneira designada de reconciliação. O holocausto é o símbolo mais perfeito dessa substituição e mais adequado à presente ocasião, quando a vida é concedida aos reclusos da arca em meio à morte universal.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 8:20 . Noé construiu um altar, etc. – Ofertas e sacrifícios implicam necessariamente todo o aparato necessário; Caim e Abel não poderiam ter se sacrificado sem um altar. Mas aquele original sendo destruído, Noé ergueu um novo, sobre o qual ofereceria o sacrifício de bestas limpas e pássaros limpos. Isso parece provar, o mais claramente possível, o uso do sacrifício antes do dilúvio; como lemos sobre nenhuma nova revelação a respeito de Noé, e como é claro, suas ofertas eram aceitáveis ??a Deus no versículo seguinte.

Comentário de Adam Clarke

Noé construiu um altar – Como já vimos que Adão, Caim e Abel ofereciam sacrifícios, não resta dúvida de que eles tinham altares sobre os quais os ofereciam; mas isso, construído por Noah, é certamente o primeiro já registrado. Vale ressaltar que, assim como o velho mundo começou com o sacrifício, o mesmo aconteceu com o novo. A religião ou o modo apropriado de adorar o Ser Divino, é a invenção ou instituição do próprio Deus; e sacrifício, no ato e no design, é a essência da religião. Sem sacrifício, realmente oferecido ou implícito, nunca houve, nunca pode haver qualquer religião. Mesmo nos céus, um cordeiro é representado diante do trono de Deus como recém-morto, Apocalipse 5: 6 , Apocalipse 5:12 , Apocalipse 5:13 . O objetivo do sacrifício é duplo: o assassinato e o incêndio da vítima apontam, primeiro, que a vida do pecador é perdida pela justiça divina; 2dly, que sua alma merece o fogo da perdição.

Os judeus têm uma tradição de que o local onde Noé construiu seu altar era o mesmo em que o altar estava, que foi construído por Adão e usado por Caim e Abel, e o mesmo local em que Abraão depois ofereceu seu filho Isaac.

A palavra ???? mizbach , que representamos altar, significa propriamente um lugar para sacrifício, como a raiz ??? zabach significa simplesmente matar. O altar vem do latim altus , alto ou elevado, porque os locais de sacrifício geralmente eram erguidos muito alto ou construídos no topo de colinas e montanhas; por isso são chamados lugares altos nas Escrituras; mas tais eram usados ??principalmente para propósitos idólatras.

Ofertas queimadas – Veja o significado de todo tipo de oferta e sacrifício amplamente explicado em Levítico 7: 1-38.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 8:20 . Noé construiu um altar, etc. – Ofertas e sacrifícios implicam necessariamente todo o aparato necessário; Caim e Abel não poderiam ter se sacrificado sem um altar. Mas aquele original sendo destruído, Noé ergueu um novo, sobre o qual ofereceria o sacrifício de bestas limpas e pássaros limpos. Isso parece provar, o mais claramente possível, o uso do sacrifício antes do dilúvio; como lemos sobre nenhuma nova revelação a respeito de Noé, e como é claro, suas ofertas eram aceitáveis ??a Deus no versículo seguinte.

Comentário de John Calvin

20. E Noé construiu um altar ao Senhor . Como Noé havia dado muitas provas de sua obediência, agora ele apresenta um exemplo de gratidão. Esta passagem nos ensina que os sacrifícios foram instituídos desde o início para esse fim, que os homens deveriam se habituar, por tais exercícios, a celebrar a bondade de Deus e a agradecer-lhe. A simples confissão da língua, sim, até o silencioso reconhecimento do coração, pode ser suficiente para Deus; mas sabemos quantos estimulantes nossa indolência exige. Portanto, quando os santos padres, antigamente, professavam piedade de Deus por sacrifícios, o uso deles não era de modo algum supérfluo. Além disso, era correto que eles sempre tivessem diante de seus olhos símbolos pelos quais seriam advertidos, que não poderiam ter acesso a Deus senão por meio de um mediador. Agora, porém, a manifestação de Cristo tirou essas sombras antigas. Portanto, vamos usar as ajudas que o Senhor prescreveu. (281) Além disso, quando digo que os santos padres fizeram sacrifícios para celebrar os benefícios de Deus, falo apenas de um tipo: pois essa oferta de Noé responde às ofertas de paz, e às primeiras. frutas. Mas aqui pode ser perguntado, por qual impulso Noé ofereceu um sacrifício a Deus, visto que ele não tinha ordem para fazê-lo? Eu respondo: embora Moisés não declare expressamente que Deus lhe ordenou que o fizesse, um certo julgamento pode ser formado a partir do que se segue, e mesmo de todo o contexto, que Noé se apoiou na palavra de Deus e que, confiando na o mandamento divino, ele prestara esse culto, que ele sabia, indubitavelmente, que deveria ser aceitável a Deus. Já dissemos que um animal de todo tipo foi preservado separadamente; e declaramos para que fim foi feito. Mas era inútil separar animais para sacrifício, a menos que Deus tivesse revelado esse desígnio ao santo Noé, que seria o sacerdote para oferecer as vítimas. Além disso, Moisés diz que os sacrifícios foram escolhidos dentre os animais limpos. Mas é certo que Noé não inventou essa distinção para si mesmo, pois não depende da escolha humana. De onde concluímos, que ele nada empreendeu sem autoridade divina. Também imediatamente depois, Moisés acrescenta que o cheiro do sacrifício era aceitável a Deus. Esta regra geral, portanto, deve ser observada, de que todos os serviços religiosos que não são perfumados com o odor da fé são de mau gosto diante de Deus. Portanto, saibamos que o altar de Noé foi fundado na palavra de Deus. E a mesma palavra era sal para seus sacrifícios, para que não fossem insípidos.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 8:20 . Noé construiu um altar – O primeiro altar que lemos; mas não o primeiro que foi construído; pois os sacrifícios oferecidos anteriormente, Gênesis 4: 3-4 , pressupõem um altar ou altares. E deve ser bem observado que o silêncio das Escrituras sobre qualquer coisa não é evidência suficiente de que isso não foi feito; lembrar que nos ajudará muito a entender muitas passagens dos oráculos sagrados. Aqui vemos que a primeira coisa que ele fez após sua maravilhosa preservação foi pagar essa dívida de gratidão com tanta justiça devido a Deus que o preservara de maneira tão maravilhosa. Até então, ele não havia feito nada sem instruções e mandamentos particulares de Deus: mas os altares e sacrifícios já eram de instituição divina, ele não ficou com um mandamento específico para expressar sua gratidão. E ele ofereceu no altar, todos os animais limpos e todas as aves. Um, o sétimo ímpar que lemos, Gênesis 7: 2-3 .

Comentário de John Wesley

E Noé edificou um altar ao SENHOR; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos no altar.

E Noé construiu um altar – Até agora ele não havia feito nada sem instruções e mandamentos particulares de Deus, mas altares e sacrifícios já eram de instituição Divina, ele não ficou com um mandamento específico para expressar sua gratidão.

E ele ofereceu no altar, todos os animais limpos e todas as aves limpas . Um, o sétimo ímpar que lemos, Gênesis 7: 2,3 .

Referências Cruzadas

Gênesis 4:4 – Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

Gênesis 7:2 – Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea,

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:4 – e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.

Gênesis 22:9 – Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

Gênesis 26:25 – Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Gênesis 35:1 – Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e se estabeleça lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”.

Gênesis 35:7 – Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão.

Exodo 20:24 – “Façam-me um altar de terra e nele sacrifiquem-me os seus holocaustos e as suas ofertas de comunhão, as suas ovelhas e os seus bois. Onde quer que eu faça celebrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei.

Exodo 24:4 – Moisés, então, escreveu tudo o que o Senhor dissera. Na manhã seguinte Moisés levantou-se, construiu um altar ao pé do monte e ergueu doze colunas de pedra, representando as doze tribos de Israel.

Levítico 1:1 – Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:

Levítico 11:1 – Disse o Senhor a Moisés e a Arão:

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Hebreus 13:10 – Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *