Estudo de Gênesis 22:9 – Comentado e Explicado

Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha.
Gênesis 22:9

Comentário de Scofield

liderar

As lições típicas aqui são:

(1) Isaque, tipo de Cristo “obediente até a morte” Filipenses 2: 5-8 .

(2) Abraão, tipo do Pai, que “não poupou o próprio filho, mas o entregou por todos nós” João 3:16 ; Romanos 8:32 .

(3) o carneiro, tipo de substituição – Cristo ofereceu como holocausto em nosso lugar, Hebreus 10: 5-10 .

(4) cf. ressurreição Hebreus 11: 17-19 ; Tiago 2: 21-23 .

Comentário de Adam Clarke

E amarrou Isaque, seu filho – Se o patriarca não havia sido apoiado pela convicção de que estava fazendo a vontade de Deus, e se ele não sentisse a mais perfeita confiança de que seu filho deveria ser restaurado mesmo dentre os mortos, que agonia seu coração sentiu em cada etapa da jornada e em todas as circunstâncias desse negócio extraordinário? O que seu coração afetuoso deve ter sentido com as perguntas feitas por seu filho inocente e amável? O que ele deve ter sofrido ao construir o altar, deitado na madeira, amarrando seu adorável filho, colocando-o na madeira, pegando a faca e estendendo a mão para matar o filho de suas esperanças? Toda visão que tomamos do sujeito interessa ao coração e exalta o caráter desse pai dos fiéis. Mas o caráter de Isaque foi devidamente considerado? Não se perde a consideração de sua excelência na suposição de que ele era jovem demais para entrar particularmente no senso de seu perigo, e fraco demais para ter resistido, se ele não estivesse disposto a se submeter? Josefo supõe que Isaque tinha agora 25 anos (veja a cronologia em Gênesis 22: 1 ; (nota)); alguns coelhos que ele tinha trinta e seis; mas é mais provável que ele tivesse agora trinta e três anos, a idade em que seu grande antítipo foi oferecido; e neste meio, arrisquei-me a construir a cronologia, da qual considero necessário dar esse aviso ao leitor. Permitindo que ele tivesse apenas 25 anos, ele poderia facilmente ter resistido; pois pode-se supor que um homem velho de pelo menos cento e vinte e cinco anos de idade pudesse ter vinculado, sem o seu consentimento, um jovem no primordial e vigor da vida? Nesse caso, não podemos dizer que a força superior do pai prevaleceu, mas a piedade, o afeto filial e a obediência do filho renderam. Tudo isso era ilustrativamente típico de Cristo. Nos dois casos, o próprio pai oferece seu filho unigênito, e o próprio pai o prende na madeira ou na cruz; em nenhum dos casos o filho é forçado a ceder, mas cede por vontade própria; em nenhum dos casos a vida é levada pela mão da violência; Isaac se entrega à faca, Jesus dá a vida pelas ovelhas.

Comentário de John Calvin

9. E eles vieram para o local . Moisés propositalmente passa por muitas coisas que, no entanto, o leitor deve considerar. Quando ele mencionou a construção do altar, ele imediatamente acrescentou que Isaque estava preso. Mas sabemos que ele tinha então a meia-idade, para que ele pudesse ser mais poderoso que o pai ou, pelo menos, igual a resistir a ele, se precisassem lutar pela força; portanto, não creio que tenha sido empregada força contra os jovens, como contra quem luta e não quer morrer: mas antes, que ele se entregou voluntariamente. No entanto, era quase impossível que ele se oferecesse à morte, a menos que ele já tivesse se familiarizado com o oráculo divino: mas Moisés, passando por isso, apenas recita que estava preso. Se alguém objetasse que não havia necessidade de prender alguém que voluntariamente se ofereceu à morte; Eu respondo que o santo antecipou, desse modo, um possível perigo; para que nada aconteça no meio do ato para interrompê-lo. A simplicidade da narrativa de Moisés é maravilhosa; mas tem maior força do que a descrição trágica mais exagerada. A soma do todo gira em torno deste ponto; que Abraão, quando teve que matar seu filho, permaneceu sempre como ele; e que a força de sua mente era tal que tornava sua mão envelhecida igual à tarefa de oferecer um sacrifício, cuja própria visão era suficiente para dissolver e destruir todo o seu corpo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 22: 9 . Depois de muitos passos cansados, e com o coração pesado, ele chega longamente ao local fatal; constrói o altar, um altar de terra, podemos supor, o mais triste que ele já construiu; coloca a madeira em ordem para a pilha funerária de Isaac; e agora conta a ele as notícias incríveis. Isaac, por tudo que aparece, é tão disposto quanto Abraão; não achamos que ele fez alguma objeção contra isso. Deus ordena que isso seja feito, e Isaac aprendeu a se submeter. No entanto, era necessário que um sacrifício fosse vinculado; o grande sacrifício, que, na plenitude dos tempos, deveria ser oferecido, deve ser vinculado e, portanto, Isaac também. Tendo-o amarrado, ele o coloca sobre o altar, e a mão sobre a cabeça do sacrifício. Surpreenda-se, ó céus, com isso, e maravilha-se, ó terra! aqui está um ato de fé e obediência que merece ser um espetáculo para Deus, anjos e homens; A querida de Abraão, a esperança da igreja, o herdeiro da promessa, está pronta para sangrar e morrer pelas mãos de seu próprio pai! Agora, essa obediência de Abraão ao oferecer Isaque é uma representação viva, 1º, do amor de Deus para nós, ao entregar seu único Filho para sofrer e morrer por nós, como sacrifício. Abraão foi obrigado, em dever e gratidão, a se separar de Isaque e a ele um amigo, mas Deus não tinha nenhuma obrigação conosco, pois éramos inimigos. 2d, do nosso dever para com Deus em troca desse amor; devemos seguir os passos dessa fé de Abraão. Deus, por sua palavra, nos chama a participar de tudo por Cristo, todos os nossos pecados, embora tenham sido como mão direita, olho direito ou Isaac; todas aquelas coisas que são rivais com Cristo pela soberania de nossos corações; e devemos alegremente deixá-los ir. Deus, por sua providência, que é verdadeiramente a voz de Deus, às vezes nos chama para participar de um Isaac , e devemos fazê-lo com uma resignação alegre e submissão à sua santa vontade.

Comentário de John Wesley

E eles chegaram ao lugar que Deus lhe havia falado; e Abraão construiu um altar ali, e pôs a madeira em ordem, e amarrou a Isaac, seu filho, e o colocou sobre o altar sobre a madeira.

Com a mesma resolução e compostura de espírito, ele se aplica ao complemento desse sacrifício. Depois de muitos passos cansados, e com o coração pesado, ele chega longamente ao local fatal; constrói o altar, um altar de terra, podemos supor, o mais triste que já foi construído; coloca a madeira em ordem para a pilha funerária de Isaac; e agora conta a ele as notícias incríveis. Isaac, pelo que parece, é tão disposto quanto Abraão; não achamos que ele fez alguma objeção contra isso. Deus ordena que isso seja feito, e Isaac aprendeu a se submeter. No entanto, é necessário que um sacrifício seja vinculado; o grande sacrifício, que, na plenitude dos tempos, deveria ser oferecido, deve ser vinculado e, portanto, Isaac também. Depois de amarrá-lo, ele o coloca sobre o altar e a mão sobre a cabeça do sacrifício. Surpreenda-se, ó céus, com isso, e maravilha-se, ó terra! aqui está um ato de fé e obediência que merece ser um espetáculo a Deus, anjos e homens; A querida de Abraão, a esperança da igreja, o herdeiro da promessa, está pronta para sangrar e morrer pelas mãos de seu próprio pai! Agora, essa obediência de Abraão ao oferecer Isaque é uma representação viva: 1. Do amor de Deus por nós, ao entregar seu único Filho para sofrer e morrer por nós, como sacrifício. Abraão foi obrigado, no dever e na gratidão, a se separar de Isaque e a ele um amigo, mas Deus não tinha nenhuma obrigação conosco, pois éramos inimigos2. Do nosso dever para com Deus em troca desse amor, devemos seguir os passos dessa fé de Abraão. Deus, por sua palavra, nos chama a participar de tudo por Cristo, todos os nossos pecados, embora tenham sido como mão direita, ou olho direito, ou Isaac; todas aquelas coisas que são rivais com Cristo pela soberania do nosso coração; e devemos, com tristeza, deixá-los todos ir. Deus, por sua providência, que é verdadeiramente a voz de Deus, às vezes nos chama para participar de um Isaac, e devemos fazê-lo com uma resignação alegre e submissão à sua santa vontade.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:20 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 22:2 – Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.

Salmos 118:27 – O Senhor é Deus, fez resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar.

Isaías 53:4 – Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mateus 21:1 – Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos,

Mateus 26:1 – Tendo dito essas coisas, disse Jesus aos seus discípulos:

Mateus 27:2 – E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.

Mateus 27:66 – Eles foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra.

Marcos 15:1 – De manhã bem cedo, os chefes dos sacerdotes com os líderes religiosos, os mestres da lei e todo o Sinédrio chegaram a uma decisão. Amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos.

João 10:17 – Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *