Estudo de Levítico 1:1 – Comentado e Explicado

O Senhor chamou Moisés e falou-lhe da tenda de reunião:
Levítico 1:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor – No texto hebraico de Levítico, Jeová ???? yehovâh é o nome pelo qual Deus geralmente é chamado. , Leviticus 19:14 , Leviticus 19:32 , etc.). Onde ????? ‘hlohi^ym ocorre, geralmente é com um pronome possessivo, de modo a designá-Lo como o Deus do povo escolhido ( Levítico 2:13 ; Levítico 11:45 ; Levítico 18:21 ; Levítico 19:12 , Levítico 19: 14 , Levítico 19:32 , etc.).

O tabernáculo da congregação – Antes, a tenda da reunião. Veja Êxodo 22:21, nota. Quando Jeová (Yahweh) estava prestes a dar ao Seu povo a Lei dos Dez Mandamentos Êxodo 19: 3 Ele chamou Moisés do alto do monte Sinai em trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa. Quando Ele estava prestes a dar-lhes as leis pelas quais seus atos formais de adoração deviam ser regulados, Ele chamou Moisés do tabernáculo que acabara de ser construído no sopé da montanha. Êxodo 25:22 .

Comentário de Thomas Coke

Levítico 1: 1 . E o Senhor chamou a Moisés A partícula e vau, aqui renderizada e, pode com tanta propriedade ser renderizada então. Veja Êxodo 40:34 . Serve, no entanto, para mostrar quão estreitamente este livro está conectado ao primeiro; bem como para nos significar que Deus, tendo agora tomado posse da casa feita para ele, entregou dali suas instruções ao seu servo Moisés. Os judeus dividem suas leis em seções, das quais este, segundo eles, é o dia 24: e esse método para um código de lei é, penso eu, muito preferível ao de uma divisão em livros, capítulos e versículos. O leitor deve notar que, como muitas coisas ocorrem neste e nos seguintes livros do Pentateuco, que foram totalmente explicados em nossas anotações no parágrafo anterior, não devemos ocupar espaço nos referindo a elas; mas, em geral, deve deixá-los para o futuro, para a lembrança do próprio leitor.

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor chamou Moisés – Da maneira como este livro começa, parece claramente ser uma continuação ou o precedente; e, de fato, o todo é apenas uma lei, embora dividida em cinco porções, e por que assim dividido não é fácil ser conjecturado. Anteriormente à ereção do tabernáculo, Deus não havia dado instruções particulares a respeito da maneira de oferecer os diferentes tipos de sacrifícios; mas assim que essa estrutura divina foi estabelecida e consagrada, Jeová a tomou como sua morada; descreveu os ritos e cerimônias que ele teria observado em sua adoração, para que seu povo soubesse o que era mais agradável aos seus olhos; e que, ao adorá-lo, pudessem ter confiança de que o agradavam, tudo sendo feito de acordo com suas próprias instruções. A consciência de agir de acordo com a vontade revelada de Deus dá forte confiança a uma mente reta.

Comentário de John Wesley

E chamou o SENHOR a Moisés e falou-lhe do tabernáculo da congregação, dizendo:

MoisésFicou sem, Êxodo 40:35 , esperando o chamado de Deus.

O tabernáculo – Do propiciatório no tabernáculo.

Comentário de John Calvin

1. E o Senhor chamou a Moisés. Nestes sete capítulos, Moisés tratará geralmente dos sacrifícios. Mas como lemos muitas coisas aqui, cujo uso já passou, e outras cujos fundamentos não compreendo, pretendo me contentar com um breve resumo, de onde, entretanto, o leitor pode perceber plenamente que tudo o que nos foi deixado em relação aos sacrifícios legais ainda é lucrativo, desde que não tenhamos curiosidade demais. Que aqueles que escolhem caçar alegorias recebam os elogios que cobiçam; meu objetivo é apenas lucrar com meus leitores, e basta resumir brevemente o que acho útil saber. Embora neste capítulo sejam tratadas apenas ofertas queimadas, ainda assim a regra estabelecida a respeito delas tem uma aplicação mais extensa, uma vez que Moisés ensina quais animais Deus Deus teria oferecido a Ele, para que possam ser aceitáveis, e também por quem e com que cerimônias serão oferecidas. Ele enumera três tipos, do rebanho, dos rebanhos e das aves; pois o caso da novilha vermelha, da qual foram feitas as cinzas da expiação, era diferente e peculiar; e aqui a questão é quanto aos sacrifícios comuns, pelos quais os indivíduos costumavam expiar seus pecados ou testemunhar sua piedade. Ele ordena, portanto, que o gado, bem como os cordeiros e as crianças, sejam machos, e também perfeitos e livres de todas as imperfeições. Vemos, então, que apenas animais limpos foram escolhidos para os sacrifícios, e novamente que todos os animais limpos não agradaram a Deus, mas apenas os domésticos, que se deixam guiar pela mão e vontade dos homens. Pois, embora veados e ovas sejam algumas vezes domados, Deus ainda não os admitiu em Seu altar. Essa era, então, a primeira regra de obediência: os homens não deveriam oferecer promiscuamente essa ou aquela vítima, mas touros ou bezerros de seus rebanhos e cordeiros machos ou filhos de seus rebanhos. A liberdade de manchas é necessária por dois motivos; pois, como os sacrifícios eram tipos de Cristo, cabia que em todos eles representasse a perfeição completa de Deus, por meio da qual seu Pai celestial deveria ser propiciado; e, segundo, os israelitas foram lembrados de que toda a impureza era repudiada por Deus, para que seu serviço não fosse poluído pela impureza deles. Porém, embora Deus os exortasse a estudar a verdadeira sinceridade, ele os ensinou abundantemente que, a menos que direcionassem sua fé a Cristo, tudo o que viesse deles seria rejeitado; pois tampouco a pureza de um animal bruto o teria satisfeito se não tivesse representado algo melhor. Em segundo lugar, é prescrito que todo aquele que apresentar um holocausto deve pôr a mão na cabeça, depois de ter chegado perto da porta do tabernáculo. Essa cerimônia não foi apenas um sinal de consagração, mas também de ser uma expiação (249), uma vez que foi substituída pelo homem, como é expresso nas palavras de Moisés: “E será aceito que ele faça expiação por ele.” ( Levítico 1: 4. ) Não há, portanto, a menor dúvida, mas eles transferiram sua culpa e as penalidades que mereciam às vítimas, para que pudessem se reconciliar com Deus. Agora, uma vez que essa promessa não poderia ter sido ilusória, deve-se concluir que nos sacrifícios antigos havia um preço de satisfação que os libertaria da culpa e da culpa no julgamento de Deus; ainda assim, não como se esses animais brutais se valessem da expiação, exceto na medida em que fossem testemunhos da graça a ser manifestada por Cristo. Assim, os antigos foram reconciliados com Deus de maneira sacramental pelas vítimas, assim como agora somos purificados pelo batismo. Por conseguinte, esses símbolos foram úteis apenas como exercícios de fé e arrependimento, para que o pecador aprendesse a temer a ira de Deus e a perdoar em Cristo.

Referências Cruzadas

Exodo 19:3 – Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas:

Exodo 24:1 – Depois Deus disse a Moisés: “Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância.

Exodo 24:12 – Disse o Senhor a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

Exodo 25:22 – Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas.

Exodo 29:42 – “De geração em geração esse holocausto deverá ser feito regularmente à entrada da Tenda do Encontro, diante do Senhor. Nesse local eu os encontrarei e falarei com você;

Exodo 33:7 – Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.

Exodo 39:32 – Assim foi encerrada toda a obra do tabernáculo, a Tenda do Encontro. Os israelitas fizeram tudo conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *