Estudo de Êxodo 33:7 – Comentado e Explicado

Moisés foi levantar a tenda a alguma distância fora do acampamento. {E chamou-a tenda de reunião.} Quem queria consultar o Senhor, dirigia-se à tenda de reunião, fora do acampamento.
Êxodo 33:7

Comentário de Albert Barnes

O tabernáculo – A tenda. A única palavra no Antigo Testamento que deveria ser traduzida como “tabernáculo” ????? mi^shkan não ocorre uma vez nesta narrativa Êxodo 26: 1 . O que aqui se entende é uma tenda designada para esse propósito temporário por Moisés, possivelmente aquela na qual ele estava acostumado a habitar.

Lancei-o fora do campo, longe do campo – para que as pessoas pudessem sentir que haviam perdido a presença divina (ver Êxodo 25: 8 ). Esta tenda era para ser um local de encontro com o Senhor, como o tabernáculo que estava prestes a ser construído.

A tenda da reunião (como deve ser chamada, veja a nota de Êxodo 27:21 e a nota no final de Êxodo 33:11 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 33: 7 . E Moisés tomou o tabernáculo Por isso parece claramente, como já tivemos ocasiões em que observamos antes; que havia um tabernáculo entre os israelitas, antes do que foi formado e criado pela ordem imediata de Deus. No entanto, não devemos dissimular que alguns consideram que isso é apenas a tenda de Moisés, que ele removeu e montou sem o acampamento. Mas certamente, se a tenda de Moisés tivesse sido planejada, teria sido chamada, no hebraico, SUA tenda; enquanto que, enfaticamente, é a tenda ou tabernáculo. Saurin observa que “antes da construção do tabernáculo, havia uma tenda com o mesmo nome que foi dado posteriormente ao verdadeiro tabernáculo. Esta era a tenda de Moisés; não aquela em que ele habitava com sua família; mas que que estava destinado à conferência entre Deus e esse legislador: Deus falou com ele cara a cara, como um homem fala a seu amigo, se esse tipo de expressão era, como pensa Maimonides, para distinguir o comércio verbal que Deus mantinha com Moisés, dos sonhos e visões com os quais ele honrou alguns outros homens santos, ou, como outros acreditam, que denotava que Deus lhe falava diretamente, e não pelo ministério dos anjos.Esta tenda era chamada de tabernáculo da congregação, ou, como alguns o consideram o tabernáculo de associação ou reunião; porque foi lá que Moisés se encontrou com Deus e onde o povo se encontrou com Moisés, quando houve uma ocasião de consultar o oráculo divino: Deus teve o prazer de dar sinais sensíveis de sua presença em tais vezes. é dito, em Êxodo 33:10, que todo o povo viu o pilar nublado parado à porta do tabernáculo; e Deus deu respostas lá. Esta tenda foi montada no acampamento dos israelitas antes da idolatria do bezerro de ouro; mas Deus ordenou que fosse removida, dizem os judeus dois mil côvados; para testemunhar, como também é a opinião deles, a repugnância que ele concebeu do crime deles: e eles se baseiam no que é dito, Números 35: 5 e Josué 3: 4 “.

Comentário de Scofield

tabernáculo

CF. Êxodo 24: 4 . Este “tabernáculo” não deve ser confundido com o que foi feito posteriormente por mandamento de Deus, mas ainda não foi feito.

Comentário de Adam Clarke

Moisés tomou o tabernáculo – ???? ?? eth haohel , a Tenda; não ????? ?? eth hammishcan , o tabernáculo, a morada de Jeová, veja Êxodo 36:11 , pois ainda não havia sido erguido; mas provavelmente a tenda de Moisés, que estava antes no meio do acampamento, e à qual a congregação veio para julgamento, e onde, sem dúvida, Deus freqüentemente se encontrava com seu servo. Isso agora é removido a uma distância considerável do acampamento (dois mil côvados, de acordo com os talmudistas), pois Deus se recusa a habitar mais esse povo rebelde. E como esse era o lugar para o qual todo o povo procurava por justiça e julgamento, provavelmente era chamado de tabernáculo, mais propriamente a tenda, da congregação.

Comentário de John Wesley

E Moisés tomou o tabernáculo e o lançou fora do arraial, longe do arraial, e o chamou de tabernáculo da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava ao Senhor saiu ao tabernáculo da congregação, que estava fora do arraial.

E Moisés tomou o tabernáculo – a tenda em que ele deu audiência, ouviu causas e consultou a Deus, e a lançou sem, longe do acampamento – para significar para eles que não eram dignos dela. Talvez este tabernáculo fosse um modelo do tabernáculo que mais tarde seria erguido, um rascunho apressado do padrão o mostrou no monte, destinado à orientação do operário, e usado nesse meio tempo como um tabernáculo de encontro entre Deus e Moisés sobre assuntos públicos.

Comentário de John Calvin

7. E Moisés levou o tabernáculo Este era um sinal do divórcio entre Deus e os israelitas, que o tabernáculo deveria ser removido do arraial e acampar à distância, como se Deus estivesse cansado de Sua conexão com eles. Ele havia prometido como uma bênção especial que habitaria no meio do povo; e agora, partindo para outro lugar, Ele declara que estão poluídos. Em uma palavra, a remoção do tabernáculo foi como a quebra das mesas; pois, assim como ao quebrar as mesas, Moisés dissolveu a aliança de Deus, assim privou os israelitas por um tempo de Sua companhia e presença. (361) A explicação que alguns dão que era o tabernáculo de Moisés é refutada por muitos argumentos sólidos. Primeiro, não é dito que ele tirou seu próprio tabernáculo, mas a palavra tabernáculo é usada de forma simples e sem afixos, ?at ? ?????? Em segundo lugar, ele não mudou seu próprio local de habitação, mas apenas saiu de vez em quando com o propósito de adorar, ou, de qualquer forma, de consultar a Deus. Terceiro, de maneira alguma seria lícito atribuir o nome sagrado que Deus havia concedido a Seu Santuário a um tabernáculo particular. Quarto, Deus, manifestando Sua glória ali, testificou que era Sua própria morada. Em quinto lugar, seria absurdo que as pessoas tivessem buscado a Deus nessa direção, a menos que o local fosse sagrado. Em sexto lugar, o objeto (de sua remoção), que eu anunciei acima, deve ser levado em consideração, pois Moisés não se retirou do povo, mas continuou, como era seu costume, no meio do acampamento, e apenas desejava mostrar que Deus se retirou daquele lugar profano para que não fosse infectado pelo contágio; para que fosse uma espécie de excomunhão. Diz-se, de fato, que ele o lançou para si mesmo, mas não para seu uso particular, como é evidente no contexto, mas de acordo com a forma comum de expressão (362), na qual ?? , eis, muitas vezes é redundante; ainda falando propriamente, ele lançou para si mesmo, pois só ele tinha acesso a ele, além dos outros. Aqueles que entendem que esse foi seu tabernáculo particular, supõem que sua opinião seja apoiada pelo que se segue, a saber, que ele chamou de tabernáculo Moed; (363), pois daí deduzem que antes não fora distinguido por esse título honorável. Mas essa objeção é facilmente superada, uma vez que é mais provável que ela tenha sido inserida entre parênteses no texto e, portanto, possa ser adequadamente traduzida no tempo mais plausível. Pois, por esta cláusula, é alegado o motivo pelo qual Deus havia se retirado para outro lugar, a saber, que o lugar que Ele havia designado para fazer convênios com o povo deveria permanecer deserto. No entanto, se nos referirmos a esse tempo real, não será inadequado que o povo, no momento presente, seja lembrado de sua triste separação, e que Moisés, a fim de infligir mais ignomínia e vergonha a eles, o chamaram de tabernáculo da convenção, embora agora estivesse muito distante do campo. Quanto à palavra Moed, não repetirei o que disse em outro lugar. Que meus leitores, portanto, se refiram a ele no final do capítulo 29. (364)

7 e aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor Alguns o traduzia, “pediu conselho;” mas, na minha opinião, a significação comum é preferível. Se, portanto, desejavam testemunhar sua piedade através do culto público, orar ou procurar aconselhamento em questões duvidosas, eles foram em direção a esse santuário para que seus olhos pudessem descansar. Moisés não significa que eles realmente vieram ao local, de acesso ao qual eles sabiam ser proibidos por causa de sua poluição. Mas a saída deles foi um sinal de arrependimento; como se reconhecessem que eram indignos de receber uma resposta de Deus, a menos que se afastassem daquele lugar que haviam profanado por seu crime atroz. Agora, era útil que eles se humilhassem, para que a idolatria pudesse ser mantida em maior detestação. Tampouco existe contradição no que se segue, a saber, que eles “estavam todos à sua porta da tenda”, sempre que Moisés saía; pois a glória de Deus, que naquela época era mais manifesta, era de tal modo que os inspirava com maior reverência e terror. Por mais que, por isso, o mediador se apresentasse diante de Deus, eles não podiam fazer mais do que contemplar de longe o pilar de nuvem que então envolvia Moisés, de modo a separá-lo deles. Enquanto isso, deve-se observar que, embora Deus naquela época se afastasse deles, era apenas o suficiente para rejeitá-los de um acesso próximo a Ele, e não que eles estivessem completamente alienados. Pois o culto deles era um sinal de fé; eles foram autorizados a orar a Deus e implorar Seu favor; e eles sabiam que foram ouvidos na pessoa de Moisés. Sua separação, portanto, não era de modo a suprimir totalmente a esperança de perdão, mas de estimular sua ansiedade e exercitá-las ao arrependimento. Assim, Deus freqüentemente esconde seu rosto dos pecadores, a fim de convidá-los a Ele em verdadeira humilhação. E isso a que prestamos atenção com cuidado, para que, quando Ele nos castiga por palavras ou ações, terror ou um senso de nossa criminalidade, atrapalhe nossas orações; antes, procuremo-lo, por maior que seja a distância. O objeto da excomunhão é quase semelhante; para aqueles a quem a Igreja rejeita da companhia dos fiéis, são entregues a Satanás, mas apenas “para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor”; ( 1 Coríntios 5: 5 😉 e, portanto, Paulo não os teria contado como inimigos, mas admoestado como irmãos. ( 2 Tessalonicenses 3:15 .)

Quando se diz que “o povo se levantou e todos os homens estavam à sua porta da tenda”, alguns indevidamente, como eu concebo, referem-se ao mero respeito a ele como magistrado civil, como se a honra fosse assim paga ao líder. ; mas suponho que: quando Moisés, em determinadas horas, se apresentou diante de Deus em nome de todos, eles participaram de seu serviço e adoração. Por isso também o seguiram com os olhos, até que a nuvem o cobriu. Para o mesmo efeito, este levantamento é repetido imediatamente depois, onde é feita referência ao pilar nublado. Portanto, não tenho dúvida, a não ser que ambos os versículos devam ser expostos como relacionados à adoração espiritual. Mas já mostramos em outros lugares como eles testemunharam sua piedade diante do sinal visível, sem adorar a Deus em qualquer imaginação grosseira.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33: 7 . E Moisés tomou o tabernáculo – a tenda onde ele deu audiência, ouviu causas e consultou a Deus; e atirou-o para fora, longe do acampamento – para lhes indicar que não eram dignos dele. Talvez este tabernáculo fosse um modelo do tabernáculo que mais tarde seria erguido, um rascunho apressado do padrão o mostrou no monte, projetado para orientação aos trabalhadores, e usado nesse meio tempo como um tabernáculo de encontro entre Deus e Moisés sobre assuntos públicos. E chamou isso de tabernáculo da congregação – implicando que quem quer que busque ao Senhor, ou seja, busque seu favor ou conselho e direção, deve chegar lá.

Comentário de E.W. Bullinger

tabernáculo = tenda; onze vezes chamado barraca; Hebraico. “ohel. Não é o tabernáculo, pois isso ainda não foi feito, mas um edifício completamente diferente, chamado ” a tenda da assembléia “ (ver App-40).

sem o acampamento . Na presença de um fracasso corporativo, Deus se retira. Típico dos nossos dias. Aqueles que O buscam devem “ir a Ele”. Compare Hebreus 13:13 .

Referências Cruzadas

Exodo 29:42 – “De geração em geração esse holocausto deverá ser feito regularmente à entrada da Tenda do Encontro, diante do Senhor. Nesse local eu os encontrarei e falarei com você;

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

Salmos 10:1 – Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?

Salmos 27:8 – A teu respeito diz o meu coração: “Busque a minha face! ” A tua face, Senhor, buscarei.

Salmos 35:22 – Tu viste isso, Senhor! Não fiques calado. Não te afastes de mim, Senhor,

Provérbios 15:29 – O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Isaías 59:2 – Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

Oséias 9:12 – Mesmo que criem filhos, porei de luto cada um deles. Ai deles quando eu me afastar!

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Hebreus 13:11 – O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *