Estudo de Josue 2:11 – Comentado e Explicado

Quando ouvimos isso, nosso coração desfaleceu e ninguém mais tem coragem de vos resistir, porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus nas alturas dos céus e aqui embaixo na terra.
Josue 2:11

Comentário de Albert Barnes

O Senhor, seu Deus, ele é Deus – Do boato das milagrosas interposições de Deus, Raabe acreditava e faz a mesma confissão à qual Moisés se esforça para trazer Israel, ensaiando argumentos semelhantes Deuteronômio 4:39 . Raabe só tinha ouvido falar do que Israel havia experimentado. Sua fé então estava pronta. Vale ressaltar, também, que os mesmos relatos que operam fé e conversão na prostituta causam apenas terror e espanto entre seus compatriotas. (Compare Lucas 8: 37-39 .)

Comentário de Thomas Coke

Ver. 11. Para o Senhor teu Deus, ele é Deus, etc. – “É um Deus cujo poder, muito diferente do dos ídolos, que somente presidem certos lugares dos quais são considerados deidades tutelares, se estende por toda a natureza. , e não tem limites. ” Essa bela confissão de Raabe é uma prova convincente da pureza de seus sentimentos. Depois disso, não devemos nos surpreender com o apóstolo celebrando a fé dessa memorável cananéia; muito menos, que, animada por uma fé tão judiciosa e nobre, deveria receber como os espiões enviados por Josué.

Comentário de Adam Clarke

, and to earth beneath – This confession of the true God is amazingly full, and argues considerable light and information. Ele é Deus no céu acima , e na terra abaixo – Esta confissão do Deus verdadeiro é surpreendentemente cheia e argumenta considerável luz e informação. Como se ela tivesse dito: “Sei que seu Deus é onipotente e onipresente”, e em conseqüência dessa fé, ela escondeu os espiões e arriscou sua própria vida ao fazê-lo. Mas como ela tinha esse conhecimento claro da natureza divina?

  1. Possivelmente, o conhecimento do verdadeiro Deus era geral na terra naquele tempo, embora conectado com muita superstição e idolatria; o povo acreditando que havia um deus para cada distrito e para todo povo; pelas montanhas e pelos vales; ver 1 Reis 20:23 .
  • Ou ela recebeu essa instrução dos espiões, com quem parece ter conversado bastante; ou,
  • 3. Ela teve isso de uma influência sobrenatural de Deus sobre sua própria alma. Ela provavelmente fez melhor uso da luz que havia recebido do que o resto de seus compatriotas, e Deus aumentou essa luz.

    Comentário de John Wesley

    E assim que ouvimos essas coisas, nossos corações se derreteram, e não restou mais coragem em homem algum por sua causa: para o SENHOR, seu Deus, ele é Deus no céu acima e na terra abaixo.

    Derretido – Ou seja, foram dissolvidos, perdeu toda a coragem.

    Comentário de John Calvin

    11. O Senhor, seu Deus, ele é Deus, etc. Aqui a imagem da fé de Raabe aparece, como se refletida em um espelho, ao derrubar todos os ídolos, ela atribui o governo do céu e da terra somente ao Deus de Israel. Pois é perfeitamente claro que quando o céu e a terra são declarados sujeitos ao Deus de Israel, há um repúdio a todas as ficções pagãs pelas quais a majestade, o poder e a glória de Deus são repartidos entre diferentes divindades; e, portanto, vemos que não é sem motivo que dois apóstolos honraram a conduta de Raabe com o título de fé. Isso é escarnecido por alguns homens orgulhosos e desdenhosos, mas eu gostaria que eles considerassem o que é distinguir o único Deus verdadeiro de todos. divindades fictícias e, ao mesmo tempo, exaltar seu poder e declarar que o mundo inteiro é governado por sua vontade. Raabe não fala hesitante, mas declara, em termos absolutos, que qualquer poder que existe reside apenas no Deus de Israel, que ele comanda todos os elementos, que ele ordena todas as coisas acima e abaixo e determina os assuntos humanos. Ainda assim, não nego que a fé dela não tenha sido totalmente desenvolvida; admito prontamente, que era apenas um germe de piedade que, até agora, seria insuficiente para sua salvação eterna. Devemos sustentar, no entanto, que por mais débil e esbelto que tenha sido o conhecimento de Deus que a mulher possuía, ainda se entregando ao poder dele, ela dá uma prova de sua eleição, e que a partir dessa semente germinou uma fé que depois germinaria. atingiu seu pleno crescimento.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 1:28 – Para onde iremos? Nossos compatriotas nos desanimaram quando disseram: O povo é mais forte e mais alto do que nós; as cidades são grandes, com muros que vão até o céu. Vimos ali os enaquins”.

    Deuteronômio 4:39 – Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.

    Deuteronômio 20:8 – Por fim os oficiais acrescentarão: “Alguém está com medo e não tem coragem? Volte ele para sua casa, para que os seus irmãos israelitas também não fiquem desanimados”.

    Josué 5:1 – Todos os reis amorreus que habitavam a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam ao longo do litoral souberam como o Senhor tinha secado o Jordão diante dos israelitas até que tivéssemos atravessado. Por isso, desanimaram-se e perderam a coragem de enfrentar os israelitas.

    Josué 7:5 – chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.

    Josué 14:8 – mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.

    1 Reis 8:60 – Assim, todos os povos da terra saberão que o Senhor é Deus e que não há nenhum outro.

    Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

    Salmos 102:15 – Então as nações temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a sua glória.

    Isaías 13:7 – Por isso, todas as mãos ficarão trêmulas, o coração de todos os homens se derreterá.

    Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

    Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

    Daniel 6:25 – Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!

    Naum 2:10 – Ah! Devastação! Destruição! Desolação! Os corações se derretem, os joelhos vacilam, todos os corpos tremem e o rosto de todos empalidece!

    Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

    Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *