Estudo de Salmos 102:15 – Comentado e Explicado

E as nações pagãs reverenciarão o vosso nome, Senhor, e os reis da terra prestarão homenagens à vossa glória.
Salmos 102:15

Comentário de Albert Barnes

Então os pagãos – As nações. Ou seja, as pessoas ao redor, que ouvirem o que você fez pelo seu povo, verão a evidência de que você é Deus e aprenderão a amar e adorar a você.

Temerás o nome do Senhor – reverenciará e honrará a ti.

E todos os reis da terra tua glória – Os soberanos da terra serão especialmente afetados e impressionados com tua majestade. Se isso se refere ao retorno do cativeiro na Babilônia, significa que esse evento seria particularmente adequado para impressionar as mentes dos governantes do mundo, como mostrando que Deus tinha todas as nações sob seu controle; que ele poderia libertar um povo cativo das garras dos poderosos; que ele era amigo daqueles que o adoravam, e que ele franziria a testa com a opressão e o mal.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 102: 15-17 . Assim, os gentios temerão o nome, etc. – Então as nações temerão o teu nome, ó Senhor; –Ver. 16. Quando o Senhor edificar Sião, e sua glória for novamente vista em Jerusalém; –Ver. 17. Quando ele deve ter considerado a oração dos necessitados, e não ter rejeitado sua petição. Veja Bishop Hare e Green.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 102: 15 . Assim, os pagãos temerão ao Senhor, etc. – Terão altos pensamentos sobre ele e seu povo, e até os reis da terra serão afetados com sua glória. Pensarão melhor na igreja de Deus do que pensaram, quando Deus, por sua providência, assim a honra; e eles terão medo de fazer qualquer coisa contra isso, quando virem Deus fazendo sua parte. Assim é dito, Ester 8:17 , que muitas pessoas da terra se tornaram judeus, porque o medo dos judeus caiu sobre eles. De certa forma, essa promessa foi cumprida, quando a reconstrução do templo e da cidade de Deus foi realizada e concluída, para admiração, inveja e terror de seus inimigos, apesar das muitas e grandes dificuldades e oposições que os judeus tiveram que encontrar. Neemias 6:16 ; Salmos 126: 2 ; mas foi muito mais verdadeira e plenamente realizada na edificação da Jerusalém espiritual por Cristo, a quem os gentios estavam reunidos e a quem os príncipes do mundo prestaram seus agradecimentos.

Comentário de E.W. Bullinger

nações = nações.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

glória. Sempre mencionado em relação aos sofrimentos do Messias. Compare os versículos: Salmos 102: 1-12 . Ver App-71.

Comentário de Adam Clarke

Assim, os pagãos temerão o nome do Senhor – É concedido que, após o edito de Ciro, restaurar e reconstruir Jerusalém, que era cerca de quatrocentos e noventa anos antes de Cristo, o nome do Deus verdadeiro era mais conhecido entre os pagãos; e a tradução dos Escritos Sagrados para o grego, pelo comando de Ptolomeu Filadelfo, rei do Egito, cerca de duzentos e oitenta e cinco anos antes da era cristã, espalhou uma medida da luz de Deus no mundo gentio que eles não tinham antes. visto. Acrescente a isso a dispersão dos judeus em diferentes partes do império romano, depois que a Judéia se tornou uma província romana, que ocorreu cerca de sessenta anos antes do advento de nosso Senhor; e podemos considerá-los como muitos passos preparatórios para a conversão dos pagãos pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. E para esta última iluminação geral do mundo gentio, o salmista deve fazer alusão aqui, quando fala dos “pagãos temendo o nome de Deus, e de todos os reis da terra a sua glória”.

Comentário de John Calvin

15. E as nações temerão o nome de Jeová. O profeta aqui descreve os frutos que resultariam da libertação das tribos antigas; isto é, que assim a glória de Deus seria ilustrada entre nações e reis. Ele tacitamente sugere que, quando a Igreja é oprimida, a glória Divina é ao mesmo tempo degradada; assim como o Deus de Israel foi, sem dúvida, no período mencionado, ridicularizado pelos ímpios, como se ele estivesse destituído do poder de socorrer seu povo. Portanto, é declarado que, se ele os resgatar, proporcionará uma prova tão notável de seu poder que obrigará os gentios a reverenciá-lo a quem eles desprezavam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *