Estudo de Isaías 51:16 – Comentado e Explicado

Na tua boca coloquei minhas palavras, com a sombra de minha mão eu te cobri, para estender os céus e fundar a terra, e dizer a Sião: Tu és meu povo.
Isaías 51:16

Comentário de Albert Barnes

E eu coloquei minhas palavras na tua boca – isto é, ele havia cometido sua verdade ao povo judeu; para Sião. Ele lhes confiou seus estatutos e leis; Ele lhes dera a promessa do Messias, e através dele a garantia de que a verdadeira religião seria espalhada para outras nações. Ele os preservaria e os restauraria novamente em sua própria terra.

E te cobri na sombra da minha mão – isto é, eu te protegi (veja as notas em Isaías 49: 2 ).

Para que eu possa plantar os céus – Lowth torna isso: ‘Para esticar os céus.’ Noyes, ‹Para estabelecer os céus. Jerome, Ut plantes coelos – Para plantar os céus. ‹By which I have established heaven.’ A Septuaginta, En? ? ?st?sa t?? ???a??? En e estesa ton ouranon ‹Pelo qual estabeleci o céu. ‘ Os caldeus afirmam: ‘À sombra do meu poder te protegi, para que eu levantasse as pessoas de quem foi dito, para que fossem multiplicadas como as estrelas do céu.’ Mas a linguagem aqui é evidentemente inteiramente figurativa. Refere-se à restauração dos judeus em sua própria terra; ao restabelecimento da religião ali; à introdução da nova economia sob o Messias e a todas as grandes mudanças que seriam consequentes a isso. Isto é comparado com o trabalho de formar os céus e lançar os fundamentos da terra. Exigiria poder onipotente; e produziria mudanças tão grandes que poderiam ser comparadas ao trabalho de criar o universo do nada. Provavelmente também está incluída aqui a idéia de que a estabilidade seria dada à verdadeira religião pelo que Deus estava prestes a fazer permanência que poderia ser comparada com a firmeza e a duração dos céus e da terra.

E diga a Sião … – Ou seja, Deus os restauraria em sua própria terra, e os reconheceria como seus.

Comentário de Adam Clarke

Para que eu possa plantar os céus “Para esticar os céus” – No presente texto, é ???? lintoa “plantar os céus:” a frase é certamente muito obscura e, com toda probabilidade, é um erro para ? int ?? lintoth . Esta última é a palavra usada em Isaías 51:13 ; logo antes, na mesma frase; e esta frase ocorre com muita frequência em Isaías, Isaías 40:22 , Isaías 42: 5 , Isaías 44:24 , Isaías 45:12 ; o primeiro em nenhum outro lugar. Também é muito notável que, no texto samaritano, Números 24: 6 , essas duas palavras são mudadas duas vezes por engano, uma pela outra, no mesmo versículo.

Comentário de John Calvin

16. E pus as minhas palavras na tua boca. Ele volta novamente à doutrina que ele havia declarado anteriormente, a saber, que o Senhor conforta sua Igreja: “Eu sou o que te conforta” (ver. 12.). Então ele agora diz que colocou na boca da igreja. profetas o que deveriam dizer. Portanto, podemos inferir que essas palavras não procedem dos homens, que freqüentemente se provam falsos, mas de “Deus, que não pode mentir”. ( Tito 1: 2. ) O Senhor fala a todos os profetas, primeiro a Isaías, e depois aos demais em sua ordem; mas, finalmente, devemos ir a Cristo. Essas coisas não devem se limitar a Isaías ou a Cristo, mas devem ser estendidas a todos os profetas. O Senhor deseja que os crentes ouçam o consolo dos profetas, como se ele estivesse presente e se dirigisse a eles, e até declara que ele fala abertamente pela boca deles.

Por isso, também devemos concluir que ninguém deve se apresentar para consolar a Igreja, a não ser os que falam da boca do Senhor; pois aqueles que alteram seus próprios sonhos, embora se refugiem sob o nome de Deus, devem ser rejeitados. Mas; devemos entender o significado do profeta; pois, vendo que ele mostra que as consciências dos homens sempre tremem, até que o Senhor as confirme, ele nos instrui a respeitar esse princípio: que é Deus quem fala pelos profetas; pois de outra maneira as consciências sempre permanecerão em dúvida e incerteza. No entanto, o modo de expressão é altamente enfático, quando ele repete os mandamentos de Deus, pelos quais foi encorajado à execução de seu ofício.

E na sombra da minha mão. Embora ele já tenha dito isso, a repetição não é supérflua, para que possamos acreditar plenamente que Deus sempre ajudará seus ministros, de modo que, contando com sua ajuda imediata, eles possam ser criados por ele acima de todas as obstruções. Agora, para ser coberto com essa sombra do Senhor, duas coisas são necessárias; primeiro, que tenham certeza de que o que proferem é a palavra de Deus e, em segundo lugar, que o façam pelo mandamento de Deus. Aqueles que se apresentam precipitadamente podem realmente se gabar do nome de Deus, mas em vão; pois quando vierem a lutar a sério, desmaiarão. E se tivermos o testemunho de consciência, não temos motivos para alimentar dúvidas quanto à proteção e ajuda de Deus, pelas quais Ele nos permitirá obter a vitória. Em seguida, vem o objeto da embaixada.

Que eu possa plantar os céus; isto é, para que eu restaure tudo à sua ordem correta. Existem, de fato, várias interpretações dessas palavras; mas o verdadeiro significado me parece ser esse: que se diz que o céu e a terra são restaurados pela doutrina da salvação; porque “em Cristo”, como Paulo diz, “são coletadas todas as coisas que estão no céu ou na terra”. ( Efésios 1:10 .) Desde a queda do primeiro homem, não vemos nada além de uma terrível confusão, que perturba até as criaturas mudas e as faz sofrer, em alguns aspectos, o castigo de nossos pecados; e, conseqüentemente, essa confusão não pode ser reparada senão por Cristo. Visto que, portanto, toda a face do mundo é desfigurada pela terrível desolação, há bons motivos para dizer que mestres piedosos renovam o mundo, como se Deus tivesse formado o céu e a terra novamente por suas mãos. E, portanto, é evidente quão grande é a hediondo da nossa culpa, que foi seguida por uma terrível confusão na natureza das coisas. Assim, diz-se que “os céus” são “plantados e que a terra deve ser fundada”, quando o Senhor estabelece sua Igreja pela palavra; e ele faz isso pelo arbítrio de ministros, a quem ele dirige por seu Espírito, e protege contra inimigos ocultos e vários perigos, para que eles efetivamente cumpram o que ele ordenou.

Para dizer a Sião: Tu és o meu povo. Por fim, ele mostra que isso visa algo superior à forma visível do mundo, que rapidamente perecerá; ou seja, excitar e nutrir no coração dos crentes a esperança de uma vida celestial. A verdadeira estabilidade da Igreja, a restauração do mundo, consiste nisso, para que os eleitos sejam reunidos na unidade da fé, para que, com um consentimento, todos possam elevar seus corações a Deus, que também os convida de maneira doce e gentil por estas palavras: “Eu sou teu Deus.” E, portanto, vemos o quanto Deus valoriza a salvação da Igreja, já que ele não apenas a prefere ao mundo inteiro, mas também mostra que a estabilidade do mundo depende disso. Da mesma forma, devemos observar qual é a palavra que o Senhor ordena que seja proclamada; pois não apenas estabelece uma regra da vida, mas também dá um testemunho de nossa adoção, na qual nossa salvação consiste principalmente.

Comentário de John Wesley

E pus as minhas palavras na tua boca, e te cobri na sombra da minha mão, para que possa plantar os céus, assentar as bases da terra e dizer a Sião: Tu és o meu povo.

Eu tenho – Essas palavras são ditas por Deus à sua igreja e ao povo, com quem ele fala nos versículos anteriores e seguintes. Afirma-se frequentemente que a palavra de Deus é posta na boca, não apenas dos profetas, mas também do povo.

Coberto – protegi-te pelo meu poder onipotente, para que eu te leve àquele estado perfeito e abençoado que é reservado para os dias do Messias, que na frase das escrituras é chamado de criação de novos céus e nova terra, cap65: 17

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *