Estudo de Lucas 19:12 – Comentado e Explicado

Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar.
Lucas 19:12

Comentário de Albert Barnes

Um certo nobre – Um príncipe; um homem descendente de reis, e tendo um título, portanto, para ter sucesso no reino.

Entrou em um país distante … – Essa expressão é derivada do estado das coisas na Judéia na época do Salvador. A Judéia estava sujeita aos romanos, tendo sido conquistada por Pompeu cerca de sessenta anos antes de Cristo. Era, no entanto, governado por “judeus”, que mantinham o governo “sob” os romanos. Era necessário que o príncipe ou rei recebesse o reconhecimento de seu direito ao reino pelo imperador romano e, para isso, ele deveria ir a Roma; ou, como é dito aqui, que ele possa receber para si um reino. Isso realmente ocorreu várias vezes. Arquelau, filho de Herodes, o Grande, na época do nascimento de Jesus, foi a Roma para obter uma confirmação do título que seu pai havia deixado para ele e conseguiu fazê-lo. Herodes, o Grande, seu pai, havia feito a mesma coisa antes para garantir a ajuda e o semblante de Antônio. Agripa, o mais novo, neto de Herodes, o Grande, foi a Roma também para obter o favor de Tibério e para ser confirmado em seu governo. Tais casos, ocorridos com freqüência, tornariam essa parábola perfeitamente inteligível para aqueles a quem era endereçada. Pelo nobre, aqui, é indubitavelmente representado o Messias, o Senhor Jesus Cristo; ao entrar em um país longínquo é designado como ir para o céu, à destra de seu Pai, “antes” ele deveria “completamente” estabelecer seu reino e estabelecer seu reinado entre os homens.

Comentário de Joseph Benson

19:12 . Um certo homem nobre – Ou, o filho de um certo rei; foi para um país distante para receber um reino, etc. – Para ser confirmado no reino de seu pai, ele foi para um país distante para homenagear um potentado mais poderoso, de quem ele o considerava vassalo. Deveria haver aqui uma alusão a um costume que prevaleceu grandemente no tempo de nosso Senhor entre os príncipes do Oriente; quem, antes de se aventurarem a subir o trono, foi a Roma e solicitou a permissão do imperador, que eliminou todos os reinos tributários como quisesse. O Dr. Campbell, em vez de receber um reino, lê, obtém para si a realeza, observando: “Para mim é manifesto que ßas??e?a , aqui, significa realeza, isto é, poder e dignidade reais. Por isso, não era um reino diferente daquele em que ele vivia, como implica a versão comum, é evidente em Lucas 19:14 . É igualmente verdade que, nessa circunstância, há uma alusão ao que era bem conhecido pelos ouvintes de Cristo, a maneira pela qual Arquelau, e até o próprio Herodes, obtiveram sua posição e autoridade na Judéia, a favor dos romanos. Quando essa referência à história dos tempos é mantida em vista, e ßas??e?a é entendido como denotando poder e dignidade reais, não há sombra de dificuldade na história. Em qualquer outra explicação, o expositor, a fim de remover inconsistências, é obrigado a supor tantas circunstâncias não relacionadas, ou até sugeridas pelo evangelista, que essa última é, no mínimo, feita para parecer um narrador muito impreciso. ” Qualquer que seja a interpretação adotada, o significado desta parte da parábola é evidentemente que antes de Jesus entrar em seu reino mediador e sentar-se à direita de Deus em majestade e glória, era necessário que ele morresse e ascendesse ao céu; ver Filipenses 2: 8-9 ; Hebreus 1: 3 ; Hebreus 1: 8-9 ; de onde ele mais tarde retornaria, por assim dizer, a sua justiça e poder, para punir, primeiro, os judeus incrédulos e obstinados, e depois, em épocas futuras, os opositores de seu evangelho, os perseguidores de seu povo, todos os poderes anticristãos e, no dia do julgamento final, todos os impenitentes e incrédulos.

Comentário de E.W. Bullinger

Um certo nobre . Essa parábola é peculiar a Lucas. A questão era que Herodes, o Grande, e seu filho Arquelau (App-109) haviam realmente saído de Jericó (onde a parábola era falada; e onde este havia acabado de reconstruir seu palácio. Josephus, Antiguidades xvii. 13,1) para Roma para receber a soberania (ver Josefo, Antiguidades xiv. 14. 3,4; xvii 9 4). Herodes Antipas (App-109) subseqüentemente fez a mesma coisa (Josephus, Antiquities xviii.).

nobre = um homem (App-123.) nascido de verdade. Eugenes gregos . Em outros lugares apenas em Atos 17:11 . 1 Coríntios 1:26 .

into = até. Grego. eis. App-104. Como nos versículos: Lucas 19:30 , Lucas 19:45 ; não nos versículos: Lucas 19: 4 , Lucas 19:23 .

distante = distante.

um reino = sua soberania, ou poder soberano.

Comentário de John Calvin

12. Um certo homem nobre. Mateus entrelaça essa parábola com os outros, sem atender à ordem do tempo; mas, como sua intenção era, no vigésimo segundo capítulo, fazer uma coleção dos discursos mais recentes de Cristo, os leitores não deveriam se incomodar muito com a indagação sobre qual deles foi entregue no primeiro, no segundo ou no terceiro dia dentro desse curto período. Mas é apropriado observar a diferença entre Mateus e Lucas; pois, enquanto o primeiro toca apenas em um ponto, o último abrange dois. Este ponto é comum a ambos, que Cristo se assemelha a um homem nobre que, empreendendo uma longa jornada para obter um reino , confiou seu dinheiro à administração de seus servos , e assim por diante. O outro ponto é peculiar a Lucas, que os súditos abusaram da ausência do príncipe e levantaram um tumulto para sacudir seu jugo. Nas duas partes, Cristo pretendia mostrar que os discípulos estavam muito enganados ao supor que sua autoridade real já estava estabelecida e que ele estava vindo a Jerusalém para iniciar imediatamente um curso de prosperidade. Assim, afastando a expectativa de um parente imediato, ele os exorta à esperança e à paciência; pois ele lhes diz que eles devem suportar longa e firmemente muitas labutas, antes de desfrutarem da glória pela qual ofegam com muita sinceridade.

Em um país distante. Como os discípulos pensavam que Cristo estava prestes a entrar na posse de seu reino, ele primeiro corrige esse erro informando-os de que ele deveria empreender uma longa jornada , a fim de obter o reino (686) Quanto ao que se entende por o país distante , deixo para as engenhosas exposições daqueles que gostam de sutilezas. Pela minha parte, acho que Cristo não expressa nada além de sua longa ausência, que se estenderia desde o tempo de sua morte até sua última vinda. Pois, embora ele esteja sentado à direita do Pai e detenha o governo do céu e da terra, e embora, desde o tempo em que ascendeu ao céu, todo poder foi dado a ele ( Mateus 28:18 ), que todo o joelho pode dobrar-se diante dele ( Filipenses 2:10 😉 ainda que ele ainda não tenha subjugado seus inimigos – ainda não apareceu como juiz do mundo ou revelou sua majestade – não é sem propriedade que se diz que ele está ausente do seu povo, até que ele volte novamente, vestido com sua nova soberania. É verdade, de fato, que ele agora reina, enquanto regenera seu povo para a vida celestial, forma-os novamente à imagem de Deus e os associa a anjos; enquanto ele governa a Igreja por sua palavra, a guarda por sua proteção, a enriquece com os dons do Espírito, a nutre por sua graça e a mantém por seu poder, e, em suma, fornece tudo o que é necessário para salvação; enquanto ele reprime a fúria de Satanás e de todos os ímpios, e derrota todos os seus planos. Mas, como esse modo de reinar é oculto da carne, diz-se que sua manifestação é adiada até o último dia. Visto que, portanto, os apóstolos miraram tolamente a sombra de um reino, nosso Senhor declara que ele deve procurar um reino distante , para que eles aprendam a suportar atrasos. (687)

Comentário de Adam Clarke

Um certo homem nobre – Na parábola a seguir, existem dois costumes distintos; que seja visto nesses dois pontos de luz. 1. O comportamento dos cidadãos em relação ao nobre; e 2. O comportamento de seus próprios servos para com ele.

  1. Pelo comportamento dos cidadãos e pelo castigo deles ( Lucas 19:14 , Lucas 19:27 ;), somos ensinados que os judeus, que eram o povo de Cristo, o rejeitariam e tentariam impedir que ele reinasse sobre eles. em seu reino espiritual e, por esse crime, seria severamente punido com a destruição de seu estado. E essa moral é tudo o que responde às palavras introdutórias, Lucas 19:11 . E eles pensaram que o reino de Deus deveria aparecer imediatamente.
  • A outra moral se estende por toda a parábola, viz. que os discípulos de Cristo, que são seus servos; e quem fez um bom aperfeiçoamento dos favores concedidos pelo Evangelho, deve ser recompensado proporcionalmente ao aperfeiçoamento feito sob os meios da graça. Essa última moral é tudo o que Mateus pretende em Mateus 25:14 , etc., que menciona essa parábola como dita por Cristo após sua entrada triunfante em Jerusalém; embora Lucas tenha colocado esse evento depois da parábola. Veja o bispo Pearce.
  • O significado das diferentes partes desta parábola parece ser o seguinte.

    Um certo homem nobre – O Senhor Jesus, que em breve seria crucificado pelos judeus.

    Entrou em um país distante – Ascendeu à mão direita da Divina Majestade.

    Receber um reino – Tomar posse do reino mediador, o direito ao qual, como Messias, ele havia adquirido por seus sofrimentos: ver Filipenses 2: 8, 9 ; Hebreus 1: 3 , Hebreus 1: 8 , Hebreus 1: 9 . Nessas palavras, há uma alusão ao costume daqueles dias, quando aqueles que tinham reinos ou governos dados a eles foram a Roma para receber essa dignidade dos imperadores. Bispo Pearce. Como prova disso, veja Josephus, Ant. eu. xiv. c. xiv., onde encontramos Herodes foi a Roma para receber a sanção e autoridade do imperador romano. E, da lib. xvii. c. 3, aprendemos que seus sucessores agiram da mesma maneira.

    E para retornar – Para julgar e punir os judeus rebeldes.

    Comentário de Thomas Coke

    19:12 . Um certo homem nobre, etc. – Um certo senhor nobre fez uma longa jornada para outro país, para ser investido e confirmado em seu reino, e depois retornar, com toda sua honra e autoridade, para distribuir recompensas apropriadas a seus súditos: Cristo é de nascimento elevado e nobre, como o Senhor do céu; e sendo rei de Israel, e de toda a igreja de Deus, ele subiu ao alto, para ser investido em seu reino espiritual e glorioso. Em resumo, o significado dessa parte da parábola é que antes de Jesus estabelecer seu reino, ele deveria morrer e subir ao céu. Veja em Mateus 25:14 .

    Comentário de John Wesley

    Ele disse, portanto: Um certo nobre foi a um país longínquo para receber para si um reino e voltar.

    Ele foi para um país longínquo para receber um reino – Cristo foi para o céu, para receber seu poder soberano como wan, mesmo toda autoridade no céu e na terra. Mateus 25:14 ; Marcos 13:34 .

    Referências Cruzadas

    Mateus 21:38 – “Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’.

    Mateus 25:14 – “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.

    Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

    Marcos 12:1 – Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: “Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.

    Marcos 13:34 – É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie.

    Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

    Lucas 20:9 – Então Jesus passou a contar ao povo esta parábola: “Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a alguns lavradores e ausentou-se por longo tempo.

    Lucas 24:51 – Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.

    João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

    Atos dos Apóstolos 1:9 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

    Atos dos Apóstolos 1:11 – que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

    Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

    1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

    Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

    Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

    Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

    1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

    Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *