Estudo de Jeremias 2:8 – Comentado e Explicado

Não haviam dito os sacerdotes: Onde está o Senhor? Os depositários da lei não me conheceram; revoltaram-se contra mim os pastores, e os profetas proferiram oráculos em nome de Baal. Puseram-se a seguir aqueles {deuses} que nenhum socorro lhes dão.
Jeremias 2:8

Comentário de Albert Barnes

A culpa dessa idolatria é atribuída às quatro classes dominantes:

(a) A acusação feita contra os padres é indiferença.

(b) “Os que praticam a lei” pertenciam também à classe sacerdotal Deuteronômio 33:10 . A ofensa deles foi que “eles não conheciam a Deus”. Compare Miquéias 3:11 .

(c) A terceira classe são “os pastores” ou pastores, ou seja, os governantes temporais. O crime deles é desobediência.

(d) A quarta classe são “os profetas”. O negócio deles era pressionar as verdades morais e espirituais da lei no coração do povo: mas elas se inspiraram em Baal, o deus do sol. Sobre a corrupção da ordem profética neste momento, veja a nota de Jeremias 14:13 .

Coisas que não lucram – Aqui ídolos, que não são apenas irreais, mas prejudiciais. Veja 1 Samuel 12:21 ; Isaías 44: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 2: 8 . Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? Os sacerdotes, ou escribas, cuja função era instruir os outros em seu dever, eram ignorantes ou independentemente dele; e essa foi a principal causa dessa degeneração de maneiras que prevaleceu entre o povo. Pelos pastores entende-se os reis, príncipes e chefes das nações; para a palavra ??? roeh, pastor é usado nos Profetas para um magistrado, assim como para um governador eclesiástico; e, portanto, parece que todas as ordens e graus de homens em autoridade haviam contribuído para a corrupção de maneiras que Jeremias reclama. Veja Grotius e Calmet.

Comentário de Adam Clarke

Os que praticam a lei – ????? vethophe shey , os que praticam a lei; aqueles cujo cargo é explicá-lo, traçar seus significados espirituais e mostrar a que se referem seus testemunhos.

Os pastores também – reis, governantes políticos e civis.

Profetizado por Baal – Se tornaram seus profetas, e foram inspirados com as palavras de espíritos mentirosos.

Comentário de John Calvin

Deus assalta aqui especialmente os professores e aqueles a quem estava comprometido o poder de governar o povo. Muitas vezes acontece que as pessoas comuns caem, enquanto ainda permanece alguma integridade nos governantes. Mas Deus mostra aqui que tal foi a queda entre toda a comunidade, que tanto os sacerdotes quanto os profetas e todos os homens principais haviam partido da verdadeira adoração a Deus e de toda retidão.

Agora, quando Jeremias, assim, repreende os professores e os sacerdotes e outros, ele não desculpa as pessoas comuns, nem extenua os crimes, que então prevaleciam em todos os lugares, como veremos a seguir. Como muitos pensam que estabeleceram um escudo contra Deus, quando fingem que não estão familiarizados com tanto aprendizado a ponto de distinguir entre luz e trevas, mas que são guiados por seus governantes, o Profeta, portanto, não lança aqui as falhas do povo sobre seus governantes, mas, pelo contrário, ele amplia a atrocidade de sua impiedade, pois eles tinham, do menor ao maior, rejeitado a Deus e sua lei. Agora, então, entendemos o design do Profeta. (33)

Podemos aprender com esta passagem quão insensatos e tolos são aqueles que pensam que são em parte desculpáveis ??quando podem dizer que eles procederam em sua simplicidade e foram levados a erro pelas falhas de outros; pois parece evidente que toda a comunidade estava em um estado sem esperança quando Deus entregou os sacerdotes e os governantes a uma mente reprovada; e não há dúvida de que o povo havia provocado a vingança de Deus, quando toda ordem, tanto civil quanto religiosa, era assim corrupta. Deus então visitou o povo com merecido castigo, quando cegou os sacerdotes, os profetas e os governantes.

Por isso, Jeremias agora diz que os sacerdotes não perguntaram onde estava Jeová; e acrescenta, e os que guardam a lei, etc. O verbo a ?? a significa significar manter, segurar e, às vezes, encobrir; para que haja aqui um duplo significado, – que os sacerdotes guardavam a lei – ou que eles a fechassem como se estivessem sob sua guarda. Contudo, não estaria em harmonia com a passagem supor que a lei foi suprimida por eles; pois Deus, por meio de concessão, fala aqui com honra deles, pensando que, assim, ele mostra que eles são os mais iníquos, pois não têm interesse em seu ofício. Ele diz, então, que eles eram os guardiões de sua lei, não que eles realmente a guardassem, como se um zelo genuíno por ela prevalecesse entre eles, mas porque professavam isso. Eles realmente desejavam ser considerados os guardiões da lei, que possuíam o tesouro oculto da verdade celestial; pois desejavam ser consultados como se fossem os órgãos do Espírito de Deus. Desde então, eles se vangloriavam de manter e preservar a lei, o Profeta agora os repreende com mais agilidade, porque não conheciam o próprio Deus. E Paulo parece ter tirado deste lugar o que ele diz no segundo capítulo da Epístola aos Romanos,

“Tu tens a forma da lei – tu que pregas contra adultério, cometes adultério, e tu que condena ídolos és culpado de sacrilégio; pois tu guardas a lei, descansas nela, te glorias em Deus, e contigo é entendimento e conhecimento. ”
( Romanos 2:20 .)

Paulo nessas palavras detecta a maldade dos hipócritas; pois os mais detestáveis ??eram, pois eram inflados com uma falsa glória; profanaram o nome de Deus, enquanto fingiam ser seus arautos, e como eram seus profetas. Vemos agora que esta segunda cláusula se refere aos sacerdotes e que eles são chamados os guardiões da lei, porque foram designados, de acordo com o que lemos em Malaquias. (34)

Depois acrescenta: Os pastores negociaram traiçoeiramente com Deus. Podemos aplicar isso aos conselheiros do rei e também aos governadores das cidades. O Profeta, não tenho dúvida, incluiu todos aqueles que possuíam autoridade para governar o povo de Deus; pois reis e seus conselheiros, assim como profetas, são em geral chamados pastores.

E ele diz que os profetas profetizados por Baal O nome do profeta é sagrado; mas Jeremias neste lugar, como em outros lugares, chama aqueles profetas (contrários ao fato real) que nada mais eram que impostores; pois Deus lhes tirara toda a luz da verdade divina. Mas como eles ainda eram estimados pelo povo, como se fossem profetas, o Profeta lhes concede esse título, derivado de seu ofício e vocação. Nós fazemos o mesmo nos dias atuais; chamamos aqueles bispos e prelados, primatas e pais, que sob o papado se gabam de possuir o ofício pastoral, e ainda assim sabemos que alguns deles são lobos e outros são cães mudos. Concedemos a eles esses títulos nos quais se orgulham; e, no entanto, uma condenação dupla depende de suas cabeças, pois assim impiedosamente, e com audácia sacrílega, reivindicam para si mesmos títulos sagrados e privam Deus da honra que lhe é devida. Então, Jeremias, falando dos profetas, agora aponta aqueles como impostores que naquele tempo enganaram perversamente o povo.

Ele diz que eles profetizaram por Baal: atribuíram mais autoridade aos ídolos do que ao Deus verdadeiro. O nome de Baal, sabemos, era então comumente conhecido. Os profetas costumam chamar ídolos Baalim, no número plural; mas quando Baal significa patrono, quando os profetas falam de Baal no número singular ou de Baalim no plural, eles significam os deuses inferiores, que haviam sido amontoados pelos judeus, como se Deus não estivesse contente com seus próprio poder sozinho, mas tinha necessidade de associados e ajudantes, de acordo com o que é feito hoje em dia por aqueles sob o papado, que confessam que existe apenas um Deus verdadeiro; e, no entanto, não lhe atribuem mais do que seus próprios ídolos, que inventam para si mesmos, a seu gosto. O mesmo vício então prevaleceu entre os judeus, e de fato entre todas as nações pagãs; pois foi a confissão clara e real de todos, que existe apenas um Ser supremo; e, no entanto, eles tinham deuses sem número, e todos esses foram chamados Baalim. Quando, portanto, o Profeta diz aqui que os professores eram ministros de Baal, ele põe esse nome em oposição ao único Deus verdadeiro, como se ele tivesse dito que a verdade foi corrompida por eles, porque eles ultrapassaram seus limites, e não concordava com a pura doutrina da lei, mas misturava-se a ela com as corrupções derivadas de todos os quadrantes, mesmo daqueles muitos deuses que nações pagãs haviam inventado para si.

O Profeta também não insiste em um nome; pois pode ter sido que esses falsos mestres fingiram professar o nome do Deus eterno, embora falsamente. Mas Deus não é sofista: não há motivo para os papistas pensarem que hoje em dia são diferentes dos impostores antigos, porque professam o nome do único Deus verdadeiro. Tem sido sempre assim. Satanás não começou pela primeira vez neste dia a se transformar em um anjo de luz; mas todos os seus professores em todas as épocas apresentaram seu veneno, mesmo todos os seus erros e falácias, em um cálice de ouro. Embora, então, esses profetas se gabassem de que foram enviados do alto e afirmaram com confiança que eles eram servos do Deus de Abraão, isso ainda era uma profissão vazia; pois misturavam com a verdade as corrupções que haviam derivado dos erros ímpios das nações pagãs.

Segue-se: E depois daqueles que não lucram, eles foram (35) Ele novamente, por uma comparação implícita, exagera seus pecados, porque eles desprezaram aquele a quem eles sabiam, por tantas evidências, ser seu Pai e o autor. da salvação, cujo poder infinito eles tinham como eram sentidos por suas próprias mãos, e então eles seguiram suas próprias invenções, embora não houvesse nada em todos os seus ídolos que pudesse justamente seduzir o povo de Israel. Desde então, eles seguiram enganos vãos e inúteis, mais hediondo e indesculpável era o seu pecado. Depois segue –

(idioma. cy) Arol neb a lesant y rhodiasant.

Depois de nenhum lucro, quem caminharam.

Ou seja, depois de ninguém que possa fazê-los bem, eles foram embora. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

aqueles que lidam com a lei. A lei, portanto, bem conhecida, e os sacerdotes conhecidos como seus guardiões. Referência ao Pentateuco ( Levítico 10:11 . Deuteronômio 17:11 ; Deuteronômio 33:10 ).

pastores = pastores. Utilizado por reis e outros líderes do povo. Compare Jeremias 17:16 ; Jeremias 23: 1-8 .

transgredido = revoltado. Hebraico. paxá “ . App-44.

não lucre. Figura do discurso Tapeinose , para ênfase = levar à ruína.

Comentário de John Wesley

Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? e os que tratam da lei não me conheciam; os pastores também transgrediram contra mim e os profetas profetizaram por Baal, e andaram atrás de coisas que não tinham proveito.

Eles – aqueles que deveriam ter ensinado aos outros, sabiam tão pouco quanto eles, ou consideravam tão pouco, que aqui se diz tratar da lei, os sacerdotes e levitas, que eram os mestres comuns da lei.

Pastores – professores, ou reis e príncipes.

Profetas – Os que deveriam ter ensinado ao povo a verdadeira adoração a Deus, eram eles mesmos adoradores de Baal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *