Estudo de Isaías 26:8 – Comentado e Explicado

Seguindo a vereda de vossos juízos, Senhor, nós vos esperamos; por vosso nome e vossa memória nossa alma aspira.
Isaías 26:8

Comentário de Albert Barnes

Sim, no caminho dos teus julgamentos – A palavra juízos freqüentemente se refere aos estatutos ou leis de Deus. Mas também pode se referir às aflições e provações com as quais ele visita ou julga pessoas; os castigos que eles suportam por seus pecados. Nesse sentido, a palavra é usada aqui, não é fácil de determinar. Lowth entende isso das ‘leis’ do Senhor. Então Kimchi, que diz que o sentido é que, durante o cativeiro e as provações, eles não haviam transmitido nada de seu amor e piedade a Deus. Estou inclinado a acreditar que essa é a verdadeira interpretação, porque no membro correspondente do paralelismo eles são representados como dizendo que o desejo de sua alma era para Deus e para a lembrança dele, implicando que eles buscavam por uma observância. de suas leis para agradá-lo e garantir seu favor.

O desejo de nossa alma é o teu nome – A palavra ‘nome’ é usada aqui, como costuma ser, para denotar o próprio Deus. Eles desejavam que ele viesse e os livrasse; eles desejavam sinceramente que ele se manifestasse a eles como amigo deles.

E para a lembrança de ti – A palavra ‘lembrança’ ( ??? zeker ) é frequentemente equivalente ao nome, denominação ou aquilo pelo qual alguém é lembrado ou conhecido. Assim Êxodo 3:15 :

Este é o meu nome para sempre;

E este é o meu memorial unto ?? zikeriy para todas as gerações.

Então Salmo 30: 4 :

Cantem ao Senhor, ó santos dele;

E agradeça na lembrança de sua santidade;

Ou seja, em seu memorial sagrado (margem) ou nome. No lugar diante de nós, parece ser usado no sentido de nome ou denominação; isto é, aquilo pelo qual Deus seria lembrado ou conhecido.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 26: 8-9 . Sim, no caminho dos teus julgamentos Quão excelentemente essa passagem corresponde à anterior, de acordo com a interpretação que demos! Os santos confessores, persuadidos da eqüidade e justiça dos caminhos de Deus, aqui declaram com que disposição mental recebem o julgamento com o qual Deus considerou apropriado em sua sabedoria exercê-los. As pesadas aflições pelas quais eles gemeram estavam tão longe de extinguir sua esperança e amor, que, pelo contrário, excitaram muito e promoveram essas louváveis ??afeições; pois, persuadam completamente de que os caminhos de Deus são corretos e que Deus não permitirá que aqueles a quem ele ama sejam tentados acima do que eles são capazes de suportar, esperando o julgamento de um Deus o justo juiz do mundo, eles testemunham que eles se uniram a ele, por um exercício estudioso de suas almas. Ver Salmos 16: 7 . 1 Pedro 4:17 . A mudança de pessoa, no versículo 9, é muito comum em nosso profeta.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 26: 8-9 . Sim, no caminho dos teus julgamentos, ó Senhor – isto é, como alguns entendem, das tuas ordenanças e mandamentos, nos quais andamos cuidadosa e conscientemente; ou, no caminho dos teus castigos. Assim como nós, teu povo, te amamos e te servimos, quando nos tornamos agradáveis ??e agradáveis ??diante de nós, também não te abandonamos, mas esperamos quando esperamos que, para nossa provação, tornássemos difícil e problemático. Possuímos nossa alma em paciência sob os teus castigos, e esperamos o teu tempo pela nossa libertação. O desejo da nossa alma é ao teu nome – hebraico, ao teu nome e à tua memória; isto é, para a lembrança de sua natureza e atributos, conforme você se tornou conhecido por suas palavras e obras. E, assim, o sentido desta cláusula é que nossas afeições não são alienadas de ti por seus julgamentos, mas ainda continuamos desejando sua presença e favor, e apoiamos e confortamos a lembrança do que você é e do que fez e o que prometeste ser e fazer pelo teu povo. Com a minha alma – Atenciosamente e mais carinhosamente; Eu te desejei – O profeta fala isso em nome de todo o povo de Deus; na noite – Na hora da aflição, freqüentemente denominada noite ou escuridão; ou melhor, à noite, propriamente dita, como aparece na próxima cláusula, em que o início ou a manhã se opõe a ela. Quando os outros estão dormindo, meus pensamentos e desejos estão trabalhando em sua direção. Sim, com meu espírito dentro de mim – Pela oração fervorosa e importunada por tua benignidade; Eu te procurarei cedo – Muitas vezes pela manhã. Pois quando os teus julgamentos estão na terra – E uma boa razão é que assim desejemos e te busquemos no caminho dos teus julgamentos, porque este é o próprio design dos teus julgamentos, para que os homens sejam despertados para aprender e retornar a eles. o dever deles; e esse é um efeito comum deles: que aqueles que foram descuidados com a prosperidade se tornam mais sábios e melhores pelas aflições.

Comentário de Adam Clarke

Esperamos por ti “Confiamos em teu nome” – A Septuaginta, Siríaca e Caldee leram ????? kavinu , sem o pronome anexo.

Comentário de John Calvin

8. Sim, no caminho dos teus julgamentos. Este versículo contém uma doutrina muito bonita, sem a qual se poderia pensar que as declarações anteriores não tinham fundamento. Visto que ele disse que Deus será nosso guia durante toda a vida, para que não vaguemos nem tropeçemos, e enquanto, por outro lado, somos pressionados por tantos problemas, podemos concluir que essas promessas não foram realmente realizada. Assim, quando ele tenta nossa paciência, devemos nos esforçar, e ainda assim confiar nele. Aqui o Profeta nos dá essa instrução: que, embora nossos olhos não sejam satisfeitos por um caminho fácil e agradável, e embora a estrada não seja suavizada sob nossos pés, mas devemos labutar por muitas passagens difíceis, ainda há espaço para esperança e paciência.

Por meio de julgamentos, ele quer dizer adversidade, e a palavra julgamento geralmente tem esse significado nas Escrituras. Mas aqui está uma marca que distingue os piedosos dos hipócritas; porque na prosperidade os hipócritas abençoam a Deus e falam muito dele; mas na adversidade eles murmuram, amaldiçoam a Deus e mostram claramente que não tinham confiança nele, e assim julgam a Deus de acordo com a duração de sua prosperidade. Os piedosos, por outro lado, quando são provados por aflições e calamidades, ficam cada vez mais empolgados em depositar confiança. (162)

A partícula ?? , (a ph ,) Even , é inserida por uma questão de ênfase, como se o Profeta dissesse, que os crentes são sinceros na adoração a Deus, não apenas enquanto ele os trata com gentileza, mas que, se ele lida duramente com eles, ainda assim eles não desmaiam, porque são sustentados pela esperança. É, portanto, o verdadeiro teste da piedade sincera, quando não somente enquanto Deus concede sua bondade sobre nós, mas enquanto ele retira o rosto e nos aflige, e dá todo sinal de severidade e desgosto, depositamos nele nossa esperança e confiança. Vamos aprender a aplicar essa doutrina em nosso próprio uso, sempre que somos pressionados pelas calamidades da vida atual; e não deixemos de confiar nele, mesmo quando nossos negócios estão na condição mais desesperadora. (163) “Embora Ele me mate”, diz Jó, “Confiarei Nele;” e Davi diz que: “embora ele ande entre as sombras da morte, ele confiará e não terá medo, porque ele sabe que Deus está com ele.” ( Jó 13:15 ; Salmos 23: 4. )

Ao teu nome. O Profeta tem como objetivo mostrar qual é a fonte dessa sinceridade desgastada que impede os piedosos de afundar sob as maiores calamidades. É porque estão livres de desejos iníquos e de solicitude excessiva, e em suas aspirações ousadamente se elevam a Deus. Pois, em conseqüência de nossas paixões e cuidados desordenados que nos mantêm presos à terra, nossos corações se desviam ou se afundam na indolência, de modo que não se elevem livremente a Deus; e como a essência de Deus está escondida de nós, isso nos torna mais lentos ao procurá-lo. Da sua essência oculta e incompreensível, portanto, o Profeta chama nossa atenção para o nome de Deus, como se ele nos ordenasse a ficar satisfeitos com a manifestação daquilo que é encontrada na palavra; porque ali Deus nos declara, na medida do necessário, sua justiça, sabedoria e bondade, isto é, ele mesmo.

E para a lembrança de ti. Não é sem uma boa razão também que ele acrescentou a palavra lembrança ; pois significa que a primeira percepção ou pensamento não é suficiente, mas que a meditação contínua é ordenada; porque sem sua ajuda toda a luz da doutrina desapareceria imediatamente. E, de fato, o conhecimento verdadeiro e sincero de Deus nos inflama para desejá-lo, e não apenas isso, mas também nos leva a desejar progredir, sempre que a “lembrança” dela ocorre em nossas mentes. O conhecimento de Deus, portanto, vem primeiro; e a seguir, devemos ser empregados em “lembranças” frequentes; pois não basta que tenhamos adquirido conhecimento, se o amor e o desejo não crescem através da meditação constante. Portanto, também percebemos que o conhecimento de Deus não é uma imaginação morta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *