Estudo de Isaías 58:8 – Comentado e Explicado

Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Isaías 58:8

Comentário de Albert Barnes

Então tua luz – (Veja as notas em Isaías 44: 7 ). A idéia aqui é que, se eles fossem fiéis no cumprimento de seu dever para com Deus, ele os abençoaria com prosperidade abundante (compare Jó 11:17 ). A imagem é que essa prosperidade chegaria às pessoas como a luz da manhã que se espalhava.

E tua saúde – Lowth e Noyes demonstram isso: ‘E tuas feridas serão rapidamente curadas.’ A autoridade em que Lowth se baseia é a versão de Áquila, conforme relatado por Jerome e pelos caldeus. A palavra hebraica usada aqui ( ?????? ‘arûkâh ) significa propriamente “um curativo longo” (de ??? ‘ ârak “prolongar”), tal como é aplicada pelos cirurgiões para curar uma ferida (compare as anotações em Isaías 1: 6 ) É então usado para denotar a cura que é garantida pela aplicação do curativo; e figurativamente aqui significa a restauração de todas as calamidades infligidas à nação. A palavra traduzida como ‘primavera adiante’ (de tsâmach ) se refere adequadamente à maneira pela qual as plantas germinam (compare as notas em Isaías 42: 9 ). Aqui está o sentido de que, se eles retornassem a Deus, seriam libertados das calamidades que seus crimes lhes haviam causado, e que a paz e a prosperidade visitariam novamente a nação.

E a tua justiça irá adiante de ti – será o teu líder – como um exército é conduzido. A idéia é que sua conformidade com as leis divinas serviria ao propósito de um líder para conduzi-los nos caminhos da paz, felicidade e prosperidade.

A glória do Senhor – A alusão aqui é sem dúvida a maneira pela qual os filhos de Israel saíram do Egito (veja as notas em Isaías 6: 5 ).

Será tua rere-ward – Margin, ‘te ajuntarás.’ Ou seja, trará a retaguarda (veja as notas em Isaías 52:12 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 58: 8 . Então a tua luz, etc. – Então [isto é, se você se juntar a eles, atos de amor e beneficência ao teu jejum e adoração religiosa] a sua luz, etc. isto é, “Em breve obterás o estado feliz que desejaste, e também serás libertado dos males que te oprimem e será totalmente restaurado. Terás Deus para teu defensor e protetor, e em todas as tuas orações e votos ( Isaías 58: 9. ) o acharão propício e pronto para ouvir-te. ” Em vez de ?????? arukatheka, tua saúde, Vitringa lê, tua recuperação. A idéia no final do verso é retirada de um exército, cuja retaguarda é particularmente protegida e defendida contra qualquer ataque; ou talvez a alusão possa ser à coluna de fogo que atendeu aos israelitas em sua marcha pelo deserto.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 58: 8 . Então tua luz – matéria ou causa de regozijo, surgirá como a manhã – surgirá com tanta certeza e rapidez quanto na manhã em que a luz surgir das trevas. Ele não apenas aparecerá, mas romperá ou se lançará, apesar de todas as obstruções, à medida que o sol se rompe e atravessa uma nuvem. Deus está tão pronto para ajudar seu povo quando ele é verdadeiramente humilhado! Assim, de maneira rápida e clara, a salvação brota sobre eles! E tua saúde brotará rapidamente – A recuperação de tua condição próspera anterior. Outra metáfora para expressar a mesma coisa. E a tua justiça irá adiante de ti – para preparar o teu caminho para a segurança e a felicidade; assegurando a ti, ó minha igreja, a direção e os cuidados peculiares do teu Deus, e o favor e aprovação dos homens sábios e bons; ver Romanos 14: 17-18 . Ou múltiplas bênçãos serão concedidas a ti, em todas as ocasiões, como recompensa da tua justiça. A glória do Senhor será a tua retaguarda – A presença gloriosa, o poder e a providência de Deus te protegerão e garantirão. Assim, o anjo de sua presença assegurou os israelitas quando eles subiram do Egito. Ou, o significado pode ser: Um estado glorioso sucederá a esta condição calamitosa atual.

Comentário de Adam Clarke

E a tua saúde brotará rapidamente “E as tuas feridas serão rapidamente curadas” – Et cicatrix vulneris tui cito obducetur “E a cicatriz das tuas feridas será rapidamente removida.” A versão de Áquila, conforme relatada por Jerome, com a qual concorda a dos caldeus.

A glória “E a glória” – Dezesseis MSS. (cinco antigos) do Dr. Kennicott, e a Septuaginta, Siríaca e Vulgata acrescentam a conjunção ? vau , ????? vechabod .

Comentário de John Calvin

8. Então surgirá como o amanhecer (123) tua luz. O Profeta mostra que Deus não é muito rigoroso e não exige de nós mais do que é apropriado; e que os hipócritas se queixam dele sem justa causa, quando o acusam de severidade excessiva. Quando suas obras são condenadas, eles murmuram e respondem que Deus nunca pode ser satisfeito, que eles não sabem o que devem fazer, ou que curso devem seguir. Ele responde que não exige nada além de um coração puro e honesto, isto é, uma consciência correta; que se eles tiverem isso, Deus os receberá graciosamente, e prestará testemunho de sua santidade e concederá todo tipo de bênção àqueles cujas falhas ele justamente castiga; e, finalmente, que não há razão para que o murmurem excessivamente severo e severo, porque o acharão gentil e generoso quando deporem toda a hipocrisia e se dedicarem sinceramente ao seu serviço.

Devemos observar a partícula então; pois isso significa que os hipócritas, pelo contrário, estão muito longe da verdadeira adoração a Deus, embora desejem ser consideradas pessoas muito santas. Mas ele os considera totalmente condenados, quando mostra pelas obras deles que eles não adoram nem temem a Deus. Pela palavra luz ele quer dizer prosperidade, como pela palavra “escuridão” significa uma vida miserável e aflita; e esse modo de expressão ocorre frequentemente nas Escrituras.

E tua saúde. Por “saúde”, ele significa prosperidade e segurança, como veremos em outra passagem, porque as feridas infligidas pela mão de Deus por causa de seus pecados fizeram com que o povo fosse tão baixo que desapareceu como um homem doente sob uma doença terrível. . Nenhum tipo de doença é mais grave do que ser perseguido pela vingança justa de Deus, ou consumido sob sua maldição.

A justiça irá adiante do teu rosto. A “justiça” pode ser tomada em dois sentidos, seja pelo testemunho de “justiça”, seja por boa ordem; porque Deus porá um fim à confusão e restaurará tudo ao seu devido lugar. Assim, o significado anterior equivale a isso: “Quando Deus for pacificado para com você, o testemunho de tua justiça será visível diante de Deus e dos homens, como se algum arauto fosse adiante de ti”. Há quem prefira expor a palavra “justiça” como significando apenas governo, que é o dom de Deus e um sinal de sua bondade como Pai; e vimos que essa palavra às vezes é usada nesse sentido pelos escritores hebreus. Mas a última cláusula que se segue: E a glória de Jeová te reunirá, leva-me a preferir a exposição anterior: “Tua justiça se manifestará;” isto é: “Todos te reconhecerão como santo e justo, embora antigamente tu eras. culpado e condenado. Assim também serás adornado com a glória do Senhor, embora antigamente foste carregado de censuras. ” Pois somos repreendidos e desonrados, enquanto sofremos o castigo de nossos pecados.

Comentário de John Wesley

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua saúde brotará rapidamente; e a tua justiça irá adiante de ti; a glória do Senhor será a tua retaguarda.

Tua luz – Felicidade e prosperidade.

Irromper – Ele não apenas aparecerá, mas romperá, se lançará, apesar de todas as dificuldades, à medida que o sol se rompe, e atravessa uma nuvem.

Tua saúde – Outra metáfora para expressar a mesma coisa.

Justiça – A recompensa da tua justiça.

Antes de ti – Como a estrela da manhã vai antes do sol.

A glória – Seu poder e providência gloriosos.

Tua volta – Assim o anjo de sua presença assegurou os israelitas quando eles subiram do Egito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *