Estudo de 2 Coríntios 11:10 – Comentado e Explicado

Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, não me será tirada esta glória nas regiões de Acaia.
2 Coríntios 11:10

Comentário de Albert Barnes

Como a verdade de Cristo está em mim – Ou seja, eu solenemente declaro isso como na presença de Cristo. Como eu sou um homem cristão; como me sinto obrigado a declarar a verdade e como devo responder a Cristo. É uma forma solene de afirmação, igual a um juramento; veja a nota em Romanos 9: 1 ; compare 1 Timóteo 2: 7 .

Ninguém me deve parar … – Margem: “Esta vanglória não será detida em mim;” veja a nota em 1 Coríntios 9:15 . A idéia aqui é que Paulo foi solenemente determinado a continuar a mesma coisa. Ele não tinha sido oneroso para ninguém e estava decidido a não ser. Em vez de ser pesado, ele havia trabalhado com as próprias mãos e pretendia fazê-lo ainda. Nenhum homem em toda a Acaia jamais deveria ter motivos para dizer que ele havia sido um ocioso, e tinha sido apoiado pelas igrejas quando ele não estava fazendo nada. Era o objetivo fixo e estabelecido de sua vida nunca ser oneroso para qualquer homem. Que resolução nobre! Quão fixos foram os princípios de sua vida! E que exemplo de abnegação magnânima e de propósito elevado! Todo homem, ministro ou não, deve adotar uma resolução semelhante. Ele deve decidir não receber nada pelo qual não tenha prestado um equivalente justo e decidir se tem saúde para nunca ser um fardo para seus amigos ou para a igreja de Deus. E mesmo que doente, ele ainda pode sentir que não é oneroso para os outros. Se ele é gentil e agradecido; se ele não faz cuidados desnecessários; e especialmente se ele der um exemplo de paciência e piedade, e buscar a bênção de Deus para seus benfeitores, ele lhes dará o que eles geralmente consideram um equivalente amplo. Nenhum homem precisa ser oneroso para seus amigos; e todos devem resolver que, pela graça de Deus, nunca serão. Existe uma variedade considerável no mss. aqui (veja Mill no local), mas em relação ao sentido geral, não há dúvida. Nada deve impedir esse jactância; nada o privaria do privilégio de dizer que ele não havia sido um fardo.

Nas regiões da Acaia – Acaia era a parte da Grécia da qual Corinto era a capital; veja a nota em Atos 18:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem , etc. Literalmente, essa glória não deve (grego. Ou ) ser interrompida (grego. Phrasso. Veja Romanos 3:19 ) para (grego. Eis) mim.

vangloriando-se . Grego. kauchesis . Veja Romanos 3:27 ,

regiões . Grego. klima , ver Romanos 15:23 .

Comentário de John Calvin

10. A verdade de Cristo está em mim. Para que ninguém suspeite que as palavras de Paulo foram projetadas para induzir os coríntios a serem mais liberais para ele no futuro, e se esforce para reparar o erro no passado, ele afirma com um juramento que não tiraria nada deles, ou de outros na Acaia, apesar de ter sido oferecido a ele. Por esse modo de expressão – a verdade de Cristo está em mim, está na forma de juramento. Não se pense que eu tenho a verdade de Cristo em mim se não reter essa glória entre os habitantes da Acaia. Agora Corinto estava na Acaia. (827)

Comentário de Adam Clarke

Como a verdade de Cristo está em mim – truthst?? a???e?a ???st?? e? eµ?? · A verdade de Cristo está em mim. Ou seja: falo como se torna um homem cristão e como influenciado pelo evangelho de Cristo. É uma forma solene de afirmação, se não deve ser considerada no sentido de um juramento.

Nas regiões da Acaia – Todo o Peloponeso, ou Moréia, onde ficava a cidade de Corinto. A partir disso, parece que ele não recebeu ajuda de nenhuma das outras igrejas em todo o distrito.

Comentário de John Wesley

Como a verdade de Cristo está em mim, ninguém me impedirá de se gabar nas regiões da Acaia.

Esta minha vanglória não será interrompida – pois nada receberei de você.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 18:12 – Sendo Gálio procônsul da Acaia, os judeus fizeram em conjunto um levante contra Paulo e o levaram ao tribunal, fazendo a seguinte acusação:

Atos dos Apóstolos 18:27 – Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido,

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 16:5 – Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.

1 Coríntios 9:15 – Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.

1 Coríntios 16:15 – Vocês sabem que os da casa de Estéfanas foram o primeiro fruto da Acaia e que eles têm se dedicado ao serviço dos santos. Recomendo-lhes, irmãos,

2 Coríntios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, juntamente com todos os santos de toda a Acaia:

2 Coríntios 1:23 – Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto.

2 Coríntios 9:2 – Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos.

2 Coríntios 10:15 – Da mesma forma, não vamos além de nossos limites, gloriando-nos de trabalhos que outros fizeram. Nossa esperança é que, à medida que for crescendo a fé que vocês têm, nossa atuação entre vocês aumente ainda mais,

2 Coríntios 11:12 – E continuarei fazendo o que faço, a fim de não dar oportunidade àqueles que desejam encontrar ocasião de serem considerados iguais a nós nas coisas de que se orgulham.

2 Coríntios 11:16 – Faço questão de repetir: ninguém me considere insensato. Mas se vocês assim me consideram, recebam-me como receberiam um insensato, a fim de que eu me orgulhe um pouco.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

2 Coríntios 12:19 – Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los.

Gálatas 1:20 – Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.

1 Tessalonicenses 1:7 – E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia.

1 Tessalonicenses 2:5 – Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

1 Tessalonicenses 2:10 – Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *