Estudo de 1 Coríntios 9:15 – Comentado e Explicado

Mas não tenho usado de nenhum desses direitos; e nem escrevo isto para reclamá-los. Preferiria morrer a… Mas ninguém me tirará este título de glória.
1 Coríntios 9:15

Comentário de Albert Barnes

Mas eu não usei nenhuma dessas coisas – eu não pedi e apliquei esse direito. Eu escolhi me sustentar pelo trabalho de minhas próprias mãos. Isso havia sido contestado por ele como uma razão pela qual ele não podia ser apóstolo. Ele mostra aqui que essa não era a razão pela qual ele não tinha; instou esta reivindicação; mas isso foi porque dessa maneira ele poderia fazer mais para honrar o evangelho e salvar as almas das pessoas; compare Atos 20:33 ; 2 Tessalonicenses 3: 8 . O sentido é: “Embora meu direito a apoio seja estabelecido, em comum com os outros, tanto pela razão, pela natureza do caso, pelos exemplos na lei como pelo mandamento do Senhor Jesus, ainda há razões pelas quais tenho não escolhi me valer desse direito e por que não insisti nessas alegações. ”

Também não escrevi essas coisas … – “Não apresentei esse argumento agora para induzi-lo a me sustentar. Não pretendo agora pedir ou receber apoio de você. Exorto a mostrar que sinto que tenho direito a isso; que minha conduta não é um argumento de que estou consciente de que não sou apóstolo; e que eu poderia insistir que não houvesse razões fortes que me determinassem a não fazê-lo. Não peço que você me envie um suporte agora, nem, se eu o visitar novamente, espero que você contribua para minha manutenção.

Pois era melhor eu morrer … – Existem vantagens em não insistir nessa afirmação que são mais importantes para mim do que a vida. Em vez de renunciar a essas vantagens, seria melhor para mim – seria uma coisa que eu preferiria – ficar na pobreza e querer; ser exposto a riscos, frio e tempestades, até que a vida termine. Eu considero a minha “glória”, as vantagens do meu curso, de mais valor que a própria vida.

Para que qualquer homem deva anular minha glória – Sua glória, ou vanglória, ou “alegria”, como pode ser mais propriamente traduzido como kauchema, para comparar Philemon 1:26 ; Hebreus 3: 6 ), foi:

(1) que ele havia pregado o evangelho sem custos para ninguém, e assim impedido a acusação de avareza 1 Coríntios 9:18 ; e,

(2) que ele tinha sido capaz de manter o corpo em baixo e seguir um curso de abnegação que resultaria em sua felicidade e glória no céu, 1 Coríntios 9: 23-27 . “Qualquer homem” teria tornado esse “vazio”, se ele tivesse apoiado Paulo; impediu a necessidade de seu trabalho e, portanto, o expôs à acusação de ter pregado o evangelho em prol do ganho.

Comentário de E.W. Bullinger

nem escrevi = e não escrevi (grego. ou) .

isso = para que isso. Grego. hina.

até = em (App-104.), ou seja, no meu caso.

melhor, etc. = bem para eu morrer, sim.

qualquer homem . Grego. tis. App-123. Os textos leem oudeis.

faço . . . nulo . Grego. kenoo. Ver Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 7 .

glória = vanglória, como em 1 Coríntios 5: 6 .

Comentário de John Calvin

15. Também não escrevi essas coisas. Como ele parece estar pretendendo, que no futuro uma remuneração lhe seja dada pelos coríntios, ele retira essa suspeita e declara que, longe de ser esse seu desejo, ele preferiria morrer a dar ocasião para ser privado desse terreno de glória – que ele concedeu trabalho aos coríntios sem qualquer recompensa. Também não é de admirar que ele tenha valorizado tanto a glória, visto que viu que a autoridade do evangelho em algum grau dependia disso. Pois ele daria assim uma ajuda aos falsos apóstolos para triunfar sobre ele. Havia um perigo, para que os coríntios, desprezando-o, os recebessem com grande aplauso. Tanto ele preferia, mesmo antes de sua própria vida, o poder de fazer avançar o evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Também não escrevi, etc. – Embora eu possa alegar a autoridade de Deus na lei, de Cristo no Evangelho, o consentimento comum de nossos próprios médicos e os usos da sociedade civil, ainda não me vali de meus privilégios. ; nem escrevo agora com a intenção de apresentar minhas reivindicações.

Comentário de John Wesley

Mas eu não usei nenhuma dessas coisas: nem escrevi essas coisas, para que assim seja feito comigo; porque era melhor para mim morrer do que qualquer homem tornar vazia a minha glória.

Era melhor para mim morrer do que – dar ocasião aos que procuram uma ocasião contra mim, 2 Coríntios 11:12 .

Referências Cruzadas

Mateus 18:6 – Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

Atos dos Apóstolos 8:3 – Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 20:34 – Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros.

1 Coríntios 4:12 – trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;

1 Coríntios 9:12 – Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.

2 Coríntios 11:9 – Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.

2 Coríntios 12:13 – Em que vocês foram inferiores às outras igrejas, exceto no fato de eu nunca ter sido um peso para vocês? Perdoem-me esta ofensa!

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

1 Tessalonicenses 2:9 – Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.

2 Tessalonicenses 3:8 – nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *