Estudo de Mateus 23:14 – Comentado e Explicado

{Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.}
Mateus 23:14

Comentário de Albert Barnes

Devorar casas das viúvas – A palavra “casas” é usada aqui para denotar “propriedade” ou bens de qualquer tipo. Você tira ou se apodera da propriedade das viúvas por artes e pretensões impróprias. Isso foi feito de duas maneiras:

1. Eles alegaram um conhecimento muito exato da lei e uma perfeita observância da lei. Eles pretendiam uma justiça extraordinária para com os pobres, amizade pelos aflitos e vontade de ajudar aqueles que estavam em circunstâncias embaraçadas. Assim, eles induziram “viúvas” e pessoas pobres a comprometerem a administração de suas propriedades como guardiões e executores, e então se aproveitaram delas e as enganaram.

2. Aparecem com grande santidade e induzem muitas mulheres conscienciosas, mas crédulas, a dar-lhes muito, sob o pretexto de devotá-lo a propósitos religiosos.

Oração longa – Dizem que suas orações costumam durar três horas. Uma regra entre eles, diz Lightfoot, era meditar uma hora, depois orar uma hora e depois meditar outra hora – tudo incluído em suas “longas orações ou devoções”.

Danação – Condenação. A palavra aqui provavelmente se refere a punições futuras. Nem sempre, no entanto. Significa, freqüentemente, nada mais que “condenação” ou a desaprovação divina de um certo curso de conduta, como em 1 Coríntios 11:29 ; “Quem come e bebe indignamente, come e bebe” condenação “para si mesmo;” isto é, quem come e bebe de maneira indigna desordenadamente, não com reverência – é culpado, e sua conduta será desaprovada ou condenada por Deus se referindo apenas à impropriedade da maneira de participar da ceia do Senhor, e de maneira alguma ao valor ou indignidade da pessoa. Veja as notas naquele lugar. Compare Romanos 14:23 .

Para uma pretensão – Para aparência ou show; para que eles possam melhor defraudar as pessoas pobres. Eles não seriam condenados por “fazer” longas orações, mas porque o fizeram com um desígnio maligno. As orações públicas devem, no entanto, ser curtas e sempre objetivas. Um homem que ora em uma escola dominical deve orar pela escola e, geralmente, não por todo o resto.

Comentário de E.W. Bullinger

Ai, etc. Compare Mateus 5: 4 ; e veja App-126.

faça oração longa = orando longamente.

portanto = nesta conta. Grego. dia (App-104. Mateus 23: 2 ).

maior = mais abundante.

condenação = julgamento ou condenação.

Comentário de John Calvin

14. Pois você devora as casas das viúvas. Ele agora segue mais longe, pois não apenas os acusa de crimes abertos que exigem ódio e detestação, mas também arranca os disfarces das virtudes, pelas quais eles enganaram as pessoas comuns. Se for contestado, que não havia necessidade de reprovar as coisas que não poderiam prejudicar com o exemplo deles, devemos lembrar que era impossível promover a salvação daqueles que foram mantidos presos pelos erros dos escribas, a menos que eles afastou-se inteiramente dessas pessoas. Esta razão, portanto, obrigou Cristo a expor a aparência vã das virtudes, que nutrem superstições.

E isso sob o pretexto de uma longa oração. Ele diz em geral que, mesmo quando parecem fazer o que é certo, abusam perversamente da pretensão de religião. As longas orações continham alguma evidência de piedade notável; quanto mais santo o homem é, mais eminentemente ele é dedicado à oração. Mas Cristo diz que os fariseus e os escribas eram tão impuros que até mesmo a parte principal da adoração a Deus não foi usada por eles sem cometer pecado, porque a constância na oração estava com eles, armadilha para ganho de base. Pois eles venderam suas orações exatamente da mesma maneira que os mercenários dispõem de seu trabalho diário. (97) Portanto, também inferimos que nosso Senhor não reprova exatamente orações longas, como se por si só fosse uma impropriedade – principalmente porque os pastores deviam ser eminentemente devotados à oração – mas para condenar esse abuso, porque algo louvável em si era virou-se para um propósito perverso. Pois quando os homens buscam obter ganhos por meio de orações contratadas, quanto mais fervorosa a aparência do que eles chamam de devoção , mais o nome de Deus é profanado. E como essa falsa convicção esteve longa e profundamente assentada nas mentes das pessoas comuns, por essa razão Cristo emprega ameaças mais duras; pois a poluição de algo tão sagrado não era uma ofensa leve. O fato de as viúvas terem sido impostas principalmente não precisa ser motivo de surpresa, porque as mulheres tolas são mais propensas à superstição e, portanto, sempre foi habitual que os homens de base pudessem obter lucro. eles. Assim, Paulo acusou os falsos mestres de sua época de que eles

liderar mulheres tolas em cativeiro carregadas de pecados ( 2 Timóteo 3: 6. )

Comentário de Adam Clarke

Vocês devoram as casas das viúvas – Sobre este assunto não tenho nada melhor do que a seguinte nota do Dr. Whitby.

“Esta seita”, diz Josefo (Ant. L. Xvii. Cap. 3) “fingia ter um conhecimento mais exato da lei, na qual as mulheres estavam sujeitas a elas, como fingindo ser queridas por Deus. E quando Alexandra obteve o governo (Guerra Judaica, b. I. cap. 4), eles se insinuaram a seu favor, como sendo a seita mais exata dos judeus, e os intérpretes mais exatos da lei, e, abusando de sua simplicidade, fizeram o que alistaram, removeram e descartaram, amarraram e soltaram e até cortaram homens.Eles estavam em voga por suas longas orações, que continuaram algumas vezes por três horas; que talvez os vendessem, como fazem os sacerdotes romanos suas massas, ou fingiu que os outros deveriam ser mais aceitáveis ??a Deus por eles e, por isso, pode estragar as viúvas devotas pelos presentes ou salários que esperavam deles.

Agora, sendo este apenas um pretexto hipócrita de piedade, deve ser odioso a Deus e, portanto, merece uma condenação maior “.

Oração longa – Para provas de longas orações e vãs repetições entre judeus, maometanos e pagãos, veja as notas em Mateus 6: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 23:14 . Pois devorais as casas das viúvas 2. Este versículo contém a segunda razão das aflições; porque cometeram as iniqüidades mais grosseiras, sendo cobiçosas e vorazes sob um truque de religião; eles devoraram as casas das viúvas e, ao mesmo tempo, fizeram longas orações a fim de esconder suas aldeias. “Isso”, diz Calvino, “era como se, fingindo beijar os pés de Cristo, alguém se levantasse e cuspisse audaciosamente em seu rosto”. Veja Marcos 12:40 .

Comentário de Scofield

Ai

Os melhores MSS. omita Mateus 23:14 .

Comentário de John Wesley

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois devorais as casas das viúvas e, por pretexto, fazes longas orações; portanto, recebereis maior condenação.

Marcos 12:40; Lucas 20:47.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *