Estudo de 1 Coríntios 5:5 – Comentado e Explicado

seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
1 Coríntios 5:5

Comentário de Albert Barnes

Para entregar – Esta é a sentença que deve ser executada. Você deve entregá-lo a Satanás, etc.

Para Satanás – Beza, e os pais latinos, supõem que isso seja apenas uma expressão de excomunhão. Eles dizem que nas Escrituras há apenas dois reinos reconhecidos – o reino de Deus, ou a igreja, e o reino do mundo, que é considerado sob o controle de Satanás; e que excluir um homem de um é sujeitá-lo ao domínio do outro. Há alguma base para essa opinião; e não há dúvida de que a excomunhão é aqui pretendida e que, por excomunhão, o ofensor foi, de certo modo, colocado sob o controle de Satanás. É ainda mais evidente que aqui se supõe que, sendo assim colocado sob ele, o ofensor estaria sujeito a inflições corporais pela ação de Satanás, que aqui é chamada de “destruição da carne”. Satanás é conhecido como autor de doenças corporais. Assim, no caso de Jó, Jó 2: 7 . Um exemplo semelhante é mencionado em 1 Timóteo 1:20 , onde Paulo diz que entregou Hymeneus e Alexander a “Satanás, para que eles aprendam a não blasfemar”. Pode-se observar aqui que, embora isso fosse feito pela concorrência da igreja, como tendo o direito de administrar a disciplina, ainda assim era dirigido pela autoridade apostólica; e não há evidências de que essa fosse a forma usual de excomunhão, nem deveria agora ser usada. Evidentemente, havia um poder milagroso evidenciado neste caso, e esse poder há muito tempo cessou na igreja.

Pela destruição da carne – Podemos observar aqui:

(1) Que isso não significa que o homem deveria morrer sob a imposição da censura, pois o objetivo era recuperá-lo; e é evidente que, seja o que for que tenha sofrido como consequência disso, ele sobreviveu e Paulo novamente instruiu os coríntios a admiti-lo em sua comunhão, 2 Coríntios 2: 7 .

(2) foi projetado para puni-lo pela licenciosidade da vida – freqüentemente chamada nas Escrituras de um dos pecados, ou obras da carne Gálatas 5:19 , e o objetivo era que o castigo seguisse “na linha da ofensa , “Ou seja uma retribuição justa – como a punição costuma fazer. Muitos supuseram que, com a “destruição da carne”, Paulo quis dizer apenas a destruição de seus apetites carnais ou afetos carnais; e que ele supunha que isso seria efetuado pelo ato de excomunhão. Mas é muito evidente nas Escrituras que os apóstolos estavam imbuídos do poder de infligir doenças ou calamidades corporais por crimes. Ver Atos 13:11 ; 1 Coríntios 11:30 . O que era essa doença corporal, não temos como saber. É evidente que não teve uma duração muito longa, pois quando o apóstolo os exorta novamente a 2 Coríntios 2: 7 para recebê-lo, não há menção a seu sofrimento naquele momento – era um poder extraordinário e milagroso. Foi projetado para o governo da igreja em sua infância, quando tudo era adequado para mostrar a agência direta de Deus; e cessou, sem dúvida, com os apóstolos. A igreja agora não tem esse poder. Agora não pode fazer milagres; e toda a sua disciplina agora deve ser a disciplina moral, projetada não para infligir dores e penalidades corporais, mas para realizar uma reforma moral no ofensor.

Que o espírito seja salvo – Que sua alma seja salva; para que ele pudesse ser corrigido, humilhado e reformado por esses sofrimentos, e lembrado dos caminhos da piedade e da virtude. Isso expressa o verdadeiro desígnio da disciplina da igreja, e nunca deve ser infligido, mas com uma intenção direta de beneficiar o ofensor e salvar a alma. Mesmo quando ele é cortado e renegado, o projeto não deve ser vingança ou punição apenas, mas deve ser para recuperá-lo e salvá-lo da ruína.

No dia do Senhor Jesus – O Dia do Julgamento em que o Senhor Jesus virá e reunirá seu povo para si.

Comentário de E.W. Bullinger

Para entregar . isto é, que você deve entregar. Grego. paradidomi. Veja João 19:30 . Esta cláusula depende de “julgado” em 1 Coríntios 5: 3 .

até = para.

Satanás . Compare 1 Timóteo 1:20 . Satanás é considerado como infligindo sofrimento corporal. Veja Lucas 13:16 . 2 Coríntios 12: 7 .

para . App-104.

o . Omitir.

destruição . Grego. oletros. Em outros lugares, 1 Tessalonicenses 5: 3 . 2 Tessalonicenses 1: 9 . 1 Timóteo 6: 9 .

espírito . App-101.

dia O dia da ressurreição, quando o espírito que retorna a Deus na morte é restaurado.

Comentário de John Calvin

5. Entregar a Satanás para a destruição da carne. Como os apóstolos haviam recebido esse poder, entre outros, para poderem entregar a Satanás pessoas más e obstinadas, e fizeram uso dele como um flagelo para corrigi-las, Crisóstomo e aqueles que o seguem, consideram essas palavras de Paulo como referindo-se a um castigo desse tipo, de acordo com a exposição que geralmente é dada em outra passagem, em referência a Alexandre e Hymeneus ( Tito 1:20 ). Entregar a Satanás , eles pensam, significa apenas a imposição de uma passagem. punição severa ao corpo. Mas quando eu examino todo o contexto mais de perto, e ao mesmo tempo o comparo com o que é afirmado em 2 Coríntios 2: 5 , abandono essa interpretação, como forçada e em desacordo com o significado de Paulo, e a entendo simplesmente de excomunhão. Entregar a Satanás é uma expressão apropriada para denotar excomunhão; pois, como Cristo reina na Igreja, Satanás reina fora da Igreja, como também Agostinho observou (280) em seu sexagésimo oitavo sermão sobre as palavras do apóstolo, onde ele explica esta passagem. (281) Como, então, somos recebidos na comunhão da Igreja e nela permanecemos sob esta condição, de que estamos sob a proteção e tutela de Cristo, digo, que quem é expulso da Igreja está em uma maneira entregue ao poder de Satanás, pois ele se torna um estrangeiro e é expulso do reino de Cristo.

A cláusula que se segue, para a destruição da carne , é utilizada com o objetivo de amolecer; pois o significado de Paulo não é que a pessoa que é castigada é entregue a Satanás para ser completamente arruinada, ou para ser entregue ao diabo em escravidão perpétua, mas que é uma condenação temporária, e não apenas isso, mas natureza que seja salutar. Pois, como a salvação igualmente com a condenação do espírito é eterna, ele considera a condenação da carne como significando condenação temporal . “Nós o condenaremos neste mundo por um tempo, para que o Senhor o preserve em seu reino.” Isso fornece uma resposta à objeção, pela qual alguns se esforçam para anular essa exposição, pois, como a sentença de excomunhão é dirigida mais contra a alma do que contra o homem exterior, eles perguntam como isso pode ser chamado de destruição da carne. Minha resposta , então, é (como já afirmei em parte) que a destruição da carne se opõe à salvação do espírito , simplesmente porque o primeiro é temporal e o segundo é eterno. Nesse sentido, o apóstolo em Hebreus 5: 7 usa a expressão nos dias da carne de Cristo , para significar o curso de sua vida mortal. Agora, a Igreja, ao castigar os ofensores com severidade, não os poupa neste mundo, para que Deus possa poupá-los. (282) Se alguém desejar ter algo mais além em relação ao ritual de excomunhão, suas causas, necessidades, propósitos e limitações, deixe-o consultar meus institutos. (283)

Comentário de Adam Clarke

Para entregar tal pessoa a Satanás – Não há evidências de que entregar a Satanás seja qualquer forma de excomunhão conhecida entre os judeus ou os cristãos. Lightfoot, Selden e Schoettgen, que pesquisaram todos os registros judaicos, não encontraram nada que responda a isso: era uma espécie de punição administrada em casos extraordinários, nos quais o corpo e a mente de um transgressor incorrigível eram entregues pela autoridade de Deus no poder de Satanás, para ser torturado com doenças e terrores como um aviso a todos; mas enquanto o corpo e a mente eram assim atormentados, o espírito imortal estava sob a influência da misericórdia divina; e a aflição, com toda a probabilidade, durou geralmente apenas uma temporada; embora às vezes tenha sido evidentemente até a morte, como a destruição da carne parece implicar. Mas a alma encontrou misericórdia nas mãos de Deus; pois uma interferência tão extraordinária do poder e da justiça de Deus e da influência de Satanás não poderia deixar de levar a pessoa a um estado de profunda humilhação e contrição; e assim, enquanto a carne foi destruída, o espírito foi salvo no dia do Senhor Jesus. Não existe um poder como esse na Igreja de Deus; nenhum desses deve ser assumido; as pretensões a ele são tão más quanto vãs. Foi o mesmo poder pelo qual Ananias e Safira foram mortos, e Elias, o feiticeiro, ficou cego. Somente os apóstolos foram confiados a ele.

Comentário de Scofield

destruição

(Grego – ??e??? , usado em outros lugares, 1 Tessalonicenses 5: 3 ; 2 Tessalonicenses 1: 9 ; 1 Timóteo 6: 9. Nunca significa aniquilação.

salvo (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Jesus Algumas autoridades antigas omitem “Jesus”.

Comentário de John Wesley

Entregar alguém como Satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

Para entregar um tal – Este foi o mais alto grau de punição na igreja cristã; e podemos observar que a passagem desta sentença foi um ato do apóstolo, não dos coríntios.

Para Satanás – que geralmente era permitido, nesses casos, infligir dor ou doença ao ofensor.

Para a destruição – Embora lenta e gradualmente.

Da carne – A menos que impedido pelo rápido arrependimento.

Referências Cruzadas

Jó 2:6 – O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele”.

Salmos 109:6 – Designe-se um ímpio como seu oponente; à sua direita esteja um acusador.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 5:13 – Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”.

1 Coríntios 11:32 – Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

2 Coríntios 2:6 – A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente.

2 Coríntios 2:7 – Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.

2 Coríntios 10:6 – E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês.

2 Coríntios 13:10 – Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

Gálatas 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 3:14 – Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado;

1 Timóteo 1:20 – Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

2 Timóteo 1:18 – Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

Tiago 5:19 – Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,

2 Pedro 3:12 – esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.

1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Judas 1:22 – Tenham compaixão daqueles que duvidam;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *