Estudo de Salmos 98:1 – Comentado e Explicado

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.
Salmos 98:1

Comentário de Albert Barnes

Cante ao Senhor um novo cântico – Compare o Salmo 33: 3 ; Salmo 96: 1 . “Porque ele fez coisas maravilhosas.” Coisas adequadas para despertar admiração ou para encher a mente de espanto. Veja Salmo 77:14 ; Salmo 86:10 .

Sua mão direita – O instrumento pelo qual executamos qualquer finalidade. Compare Isaías 59:16 ; Isaías 63: 5 .

E o seu santo braço – O braço da sua santidade; isto é, seu braço estendido em uma causa justa, ou em defesa do que é certo.

Ele conseguiu a vitória – literalmente, “trabalhou a salvação para ele:” para si mesmo ou por sua própria causa. A vitória – a salvação – estava realmente em defesa de seu próprio governo; em manter sua própria autoridade contra aqueles que se opõem a ela. O que é dito aqui pode ser aplicado a tudo o que Deus faz. É realmente por sua própria causa, a fim de manter os princípios de sua própria administração.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 98.

O salmista exorta os judeus, os gentios e todas as criaturas a louvar a Deus.

Um Salmo.

Este salmo tem várias expressões como as que são usadas nos Salmos 1 96: e, portanto, provavelmente foi composto por Davi. As cópias gregas chamam de “Salmo de Davi”. Talvez tenha sido escrito na ocasião de uma libertação notável que Deus havia concedido recentemente a Israel, como uma penosa bênção futura; especialmente da vinda dessa grande bênção, o Senhor Cristo, para dar salvação ao seu povo fiel. Grotius é de opinião que esse salmo é uma espécie de resumo ou resumo do cântico de Moisés em Êxodo 15.

Salmos 98: 1 . Ele conseguiu a vitória Ele trouxe a salvação. Isso na carta mais estrita pertence ao sentido profético, realizado na ressurreição de Cristo. Pois então, de maneira eminente, o poder divino , chamado mão direita de Deus , e a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa, furtou adequadamente seu braço santo, trouxeram-lhe, que é Cristo, alívio; em levantar seu corpo morto da sepultura. Veja o Dr. Hammond.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 98: 1 . Ó canta ao Senhor uma nova canção – Veja nos Salmos 96: 1 . Pois ele fez coisas maravilhosas – A obra de nossa redenção e salvação por Cristo é uma obra de maravilha. Se considerarmos todos os seus passos, desde a sua invenção antes de todos os tempos até sua consumação, e suas conseqüências eternas quando o tempo não existir mais, diremos: Deus fez nele coisas maravilhosas; é tudo obra dele, e é maravilhoso aos nossos olhos. Sua mão direita, etc., obteve a vitória – Deus, por seu próprio poder, venceu todas as dificuldades e inimigos, e apesar de toda a oposição, ressuscitou Cristo dos mortos e o colocou em seu trono, e propagou seu reino no mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

Título (do Salmo 98). Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

O canta. Outra convocação para cantar a Nova Canção; mas desta vez é para o que Jeová fez por Israel. mão direita . . . braço. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Uma nova música – uma música de excelência. Dê a ele o maior elogio. Veja no Salmo 96: 1 ; (Nota).

Fez coisas maravilhosas – ?????? niphlaoth , “milagres”, a mesma palavra que no Salmo 96: 3 , onde traduzimos maravilhas.

Seu braço santo – Seu poder Todo-Poderoso: –

Ele conseguiu a vitória – ?? ?????? hoshiah llo , “fez a salvação para si mesmo”.

Comentário de John Calvin

1 Cante a Jeová uma nova canção que já observei, que a expressão aqui usada denota uma atribuição extraordinária, e não comum, de louvor. Isso parece pela razão designada para isso, que Deus havia manifestado sua salvação de uma maneira singular e incrível. Por ter falado de coisas maravilhosas, ele representa isso como a soma de tudo, que Deus havia conseguido a salvação com sua própria mão direita; (108) isto é, não por meios humanos, ou de maneira comum, mas entregando sua Igreja de uma maneira sem precedentes. Isaías amplia esse milagre do poder de Deus:

“O Senhor olhou se havia alguém para ajudar e se perguntou que não havia intercessor: portanto, seu próprio braço trouxe salvação e sua justiça o sustentou”.
( Isaías 59:16 )

Nas duas passagens, o braço de Deus se opõe aos meios comuns, os quais, embora empregados, não derrogam nada da glória de Deus, mas nos impedem de descobrir tão completamente sua presença, como poderíamos fazer de outra maneira. A linguagem do salmista equivale a uma declaração de que Deus não salvaria o mundo por meio de um tipo comum, mas surgiria e mostraria que ele era o autor de uma salvação em todos os aspectos tão singular. Ele considera razoavelmente que a misericórdia de um tipo tão maravilhoso e, para nós, incompreensível, não deve ser celebrada por nenhuma medida comum de louvor. Isso é destacado ainda mais claramente no versículo a seguir, onde se diz que sua salvação e justiça são mostradas às nações O que poderia ter sido menos procurado do que aquela luz deveria ter surgido sobre esses lugares sombrios e obscuros, e que a justiça deveria ter aparecido nas habitações da maldade desesperada? A salvação é mencionada primeiro, embora seja, propriamente falando, o efeito da justiça. Essa inversão da ordem natural é freqüentemente observada na declaração de benefícios divinos; nem é surpreendente que o que é o meio, e deva ser mencionado primeiro, às vezes seja definido por último e siga como explicação. Devo acrescentar que a justiça de Deus, que é a fonte da salvação, não consiste em recompensar seus homens de acordo com suas obras, mas é apenas uma ilustração de sua misericórdia, graça e fidelidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *