Estudo de Salmos 149:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembléia dos fiéis.
Salmos 149:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – Margem, Aleluia. Veja as notas no Salmo 146: 1 .

Cante ao Senhor uma nova canção – Como se houvesse uma nova e uma ocasião especial para louvor. Seria assim se o salmo fosse composto no retorno do exílio; na reconstrução da cidade; e na re-dedicação do templo. Sobre o significado da linguagem, veja Salmo 33: 3 , nota; Apocalipse 5: 9 , nota; Apocalipse 14: 3 , nota; ver também Salmo 96: 1 ; Isaías 42:10 .

E seu louvor na congregação dos santos – Na assembléia do povo de Deus. Ver Salmo 148: 14 , nota; Salmo 111: 1 , nota.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 149.

O profeta exorta a louvar a Deus por seu amor à igreja e pelo poder que ele lhe deu.

Esse salmo parece ter sido composto por algum sinal de vitória e algumas grandes façanhas feitas pelos judeus; e, portanto, provavelmente se refere aos tempos de Davi, quando eles fizeram a maior figura e obtiveram as vitórias mais consideráveis.

Salmos 149: 1 . Uma nova música São Crisóstomo comentando sobre esse lugar nos dá uma explicação do significado de uma nova música, que, de acordo com o uso da palavra nova em outros lugares (quando os hebreus expressavam algo maravilhoso, como nunca tinha sido visto ou ouvido falar antes, como Números 16:31 ., Jeremias 31:22 .) ele usa para denotar um hino ilustre e célebre, feito para grandes vitórias ou realizações.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 149: 1-3 . Cante ao Senhor uma nova canção – Por essas novas misericórdias que nos foram conferidas, negadas aos tempos antigos. Que Israel se regozije com quem o criou – que os fez não apenas suas criaturas, mas, que é indescritivelmente maior, seu povo; ou que os promoveu e os adornou com privilégios singulares, como a palavra , ? , aqui usada, é entendida 1 Samuel 12: 6 e em outros lugares. Que os filhos de Sião sejam alegres em seu rei – Em Jeová, que condescende, em um sentido peculiar, tornar-se rei e, no exercício de seu poder real, os livra, protege e governa como súditos. Louvem o nome dele na dança, etc. – De acordo com o uso daquele tempo e dispensação: ver notas em Êxodo 15: 20-21 ; 2 Samuel 6:14 . Os verdadeiros cristãos são agora as pessoas a quem pertencem os nomes e personagens de santos, Israel e filhos de Sião. Eles cantam este cântico sagrado, como o salmista os ordenou que fizessem. Eles cantam como novos homens, com novas afeições e disposições, e em seu sentido evangélico, celebrando novas vitórias, e vitórias de um novo tipo, e novas e maiores misericórdias, até uma salvação espiritual e uma redenção eterna. “Alegram-se com corações e vozes”, se não também com “instrumentos e todos os outros sinais de alegria, naquele que os criou , que os criou de novo em retidão e verdadeira santidade: eles são alegres em seu rei, que venceu a si mesmo e agora os leva à conquista e triunfo finais, à honra e à imortalidade. ”

Comentário de E.W. Bullinger

O quarto dos cinco Salmos de Aleluia finais, respondendo a NÚMEROS. Compare os versículos: Salmos 149: 5-9 com Números 24: 17-24 .

Louvai ao SENHOR. Hebraico Hallelu-JAH. App-4.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

congregação = assembléia (em seu aspecto militar).

santos = favorecidos, ou amados, Salmos 149: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Cante uma música nova para o Senhor – ou seja, como sempre tivemos ocasião de comentar, uma música excelente, a melhor que podemos pronunciar. Portanto, a palavra chadash é frequentemente entendida; e assim a palavra novus, “novo”, era freqüentemente usada entre os escritores latinos:

Pollio amat nostram, quamvis sit rustica, musam.

Pollio et ipse facit.

Nova Carmina Virg. Ecl. iii., ver. 84

Pollio ama minhas falas, embora rude:

O próprio Pólio faz excelentes odes.

Traduzido por Tamden e inexpressivamente por Dryden: –

“Pollio meu verso rural vale a pena ler.

Meu Pollio escreve a si mesmo. ”

Oh, que queda está aqui!

Servius, em seu comentário sobre nova , diz magna, Miranda . Nova significa ótimo, admirável.

Então no néctar novum , Ecl. v., ver. 71, ele diz, id est, magna dulcedo ; “néctar de excelente sabor.”

Congregação dos Santos – Os israelitas, que eram, por profissão e por injunção, um povo santo.

Comentário de John Calvin

1. Cante para Jeová uma nova música. Este exórdio prova o que acabei de dizer, que a exortação agora dada é dirigida apenas ao povo de Deus; pois a bondade singular que lhes é particularmente estendida proporciona uma questão mais ampla de louvor. A provável conjetura é que o Salmo foi composto no momento em que as pessoas começaram a se alegrar, ou depois de terem retornado ao seu país de origem do cativeiro babilônico. Veremos a partir do contexto que é feita uma promessa de recuperação de sua condição arruinada. O objetivo, penso eu, do salmista, é encorajá-los a esperar a libertação completa e completa, algum prelúdio que foi repentina e inesperadamente dado na permissão para retornar. Como a Igreja não foi totalmente restaurada de uma só vez, mas com dificuldade e somente após um longo período de recuperação, um conforto como esse era muito necessário. O Espírito de Deus também forneceria um remédio para os males que mais tarde irromperiam; pois a Igreja mal começara a respirar quando foi novamente assediada por vários males e oprimida pela cruel tirania de Antíoco, que foi seguida por uma terrível dispersão. O salmista tinha boas razões, portanto, para animar os piedosos a esperar pela plena realização da misericórdia de Deus, para que fossem persuadidos da proteção divina até o momento em que surgisse o Messias, que reuniria todo o Israel. Ele chama isso de uma canção nova, como já vimos em outros lugares, para distingui-la daquelas com as quais os santos comumente e diariamente louvavam a Deus, pois louvar é seu exercício contínuo. Segue-se que ele fala de algum benefício raro e incomum, exigindo sinal e agradecimento particular. E estou disposto a pensar que quem quer que tenha sido o autor do Salmo, ele faz alusão a essa passagem em Isaías ( Isaías 42:10 ): “Cante ao Senhor uma nova canção”, quando ele fala da futura restauração de a Igreja e o reino eterno de Cristo. Na segunda cláusula do versículo, há uma promessa implícita. Pois embora ele comece a exortar o povo do Senhor a cantar louvores a Deus juntos, ele sugere junto com isso que a Igreja se uniria novamente em um corpo, a fim de celebrar os louvores a Deus na assembléia solene. Sabemos que os israelitas estavam tão dispersos que os cânticos sagrados deixaram de ser cantados, pois em outros lugares eles se queixam de serem chamados a cantar –

“Como devemos cantar as canções do Senhor em uma terra estranha?” ( Salmos 137: 4. )

Ele pede que eles se preparem, depois dessa triste dispersão, para realizar novamente suas assembléias sagradas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *