Estudo de Isaías 62:11 – Comentado e Explicado

Eis o que o Senhor proclama até os confins da terra: Dizei a Sião: eis, aí vem teu salvador; eis com ele o preço de sua vitória, ele faz-se preceder dos frutos de sua conquista;
Isaías 62:11

Comentário de Albert Barnes

Eis que o Senhor proclamou – Proclamação é feita a todas as nações que o Senhor está prestes a vir e resgatar seu povo.

Dizei à filha de Sião – a Jerusalém (veja as notas em Isaías 1: 8 ).

A tua salvação vem – Lowth torna isto: ‘Eis que o teu Salvador vem.’ Assim, a Vulgata, a Septuaginta, os Caldeus e os Siríacos. A palavra hebraica significa apropriadamente salvação, mas a referência é a Deus como libertador ou salvador. A alusão imediata é provavelmente o retorno da Babilônia, mas a referência remota e mais importante é a vinda do Redentor (veja as notas em Isaías 40: 1-10 ).

Eis que sua recompensa está com ele – Veja estas palavras explicadas nas notas em Isaías 40:10 .

Comentário de Adam Clarke

ad , Unto, is the reading of two of Kennicott’s MSS.; Até o fim do mundo – ???? ??? ?? el ketseh haarets – Em vez de ?? el , para, ad , Unto, é a leitura de dois dos MSS de Kennicott .; e um dos meus tem ???? mikketseh : “Desde o fim da terra”.

Eis que a tua salvação vem “Eis que o teu Salvador vem” – Assim, todas as versões antigas traduzem a palavra ???? yishech .

Eis a recompensa dele – Veja nota em Isaías 40:10 , Isaías 40:11 . Esta recompensa ele carrega como se estivesse na mão. Seu trabalho está diante dele – ele sabe perfeitamente o que deve ser feito; e é perfeitamente capaz de fazê-lo. Ele fará o que Deus deve fazer, e o que o homem não pode fazer; e os homens devem ser trabalhadores com ele. Ninguém deve temer que a promessa não seja cumprida por causa de sua dificuldade, grandeza, impedimentos no caminho ou indignidade da pessoa a quem é feita. É obra de Deus; ele é capaz de fazê-lo e tão disposto quanto ele é capaz.

Comentário de John Calvin

11. Eis que o Senhor proclamou. Ele quer dizer que o Senhor, agindo milagrosamente e além do julgamento ou expectativa da carne, fará com que todas as nações saibam que isso é feito por seu comando. Pode-se objetar: Como deve ser feito que os povos, que agora fazem feroz resistência a Deus, se tornem obedientes a ele? Ele atribui a razão: “Porque o Senhor proclamará sua volta, para que eles reconheçam que, sob seu comando, você é restaurado”.

Dizei à filha de Sião. Indubitavelmente, isso se refere literalmente aos ministros da palavra e aos profetas, a quem o Senhor investe com esse ofício de libertação e salvação promissoras para a Igreja. E, portanto, concluímos que essas promessas não se limitam apenas a uma única era, mas devem ser estendidas até o fim do mundo; pois, começando no retorno da Babilônia para a Judéia, precisamos avançar até a vinda de Cristo, pela qual essa profecia foi finalmente realizada, e a redenção foi levada a uma conclusão; pois o Salvador veio quando a graça de Deus foi proclamada pelo Evangelho. Em uma palavra, ele prediz que a voz de Deus um dia ressoará do nascer ao pôr do sol e será ouvida, não por uma única nação, mas por todas as nações.

Eis que o Salvador vem. Esta é uma palavra que, sabemos, pertence peculiarmente ao Evangelho; e, portanto, ele pede que os professores da Igreja incentivem o coração dos crentes, pela expectativa confirmada da vinda do Senhor, embora ele parecesse estar a uma grande distância de seu povo. Mas essa promessa se refere principalmente ao reino de Cristo, pelo qual essas coisas foram plena e perfeitamente cumpridas; pois ele realmente se exibiu como o “Salvador” de sua Igreja, como vimos anteriormente no quadragésimo capítulo.

Eis que a sua recompensa está com ele, e o efeito do seu trabalho está diante dele. Para que não mais se angustiem com qualquer dúvida, quando Deus, o Salvador, aparecer, ele o investirá de poder, como em Isaías 40:10 ; pois ele repete as mesmas palavras que encontramos nessa passagem. Como se ele tivesse dito: “Assim que Deus quiser exibir sua mão, o efeito será rápido e repentino; enquanto ele parar ou atrasar, o julgamento da carne o declara inativo; e vemos quantos fanáticos imaginam alguma divindade que não existe, como se estivessem pintando uma imagem morta. Justamente, portanto, o Profeta declara que a “obra e recompensa de Deus estão diante dele”, para que ele torne evidente, sempre que necessário, que ele é o justo juiz do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *