Estudo de Salmos 68:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Cântico. Levanta-se Deus; eis que se dispersam seus inimigos, e fogem diante dele os que o odeiam.
Salmos 68:1

Comentário de Albert Barnes

Que Deus surja – Veja as notas no Salmo 3: 7 . Aqui há uma óbvia reterência às palavras usadas por Moisés na remoção da arca em Números 10:35 . A mesma língua também foi empregada por Salomão quando a arca foi removida para o templo e depositada no lugar mais sagrado. 2 Crônicas 6:41 : ”Agora, pois, Senhor Deus, levanta-te no teu lugar de descanso, tu e a arca de tua força. ” Parece provável, portanto, que este salmo tenha sido composto em alguma ocasião.

Que seus inimigos sejam dispersos – Assim, em Números 10:35 : “Levanta-te, Senhor, e que teus inimigos sejam dispersos; e os que te odeiam fogem diante de ti. ” A arca era o símbolo da presença divina, e a idéia é que, onde quer que fosse, os inimigos de Deus seriam subjugados, ou que era apenas pelo poder daquele que deveria residir lá que seus inimigos poderiam ser vencidos. .

Também aqueles que o odeiam fogem diante dele – quase a linguagem exata usada por Moisés em Números 10:35 . É possível que isso possa ter sido usado em alguma ocasião quando os hebreus estavam indo para a guerra; mas a suposição mais provável é que seja uma linguagem geral projetada para ilustrar o poder de Deus, ou para afirmar que sua ressurreição, a qualquer momento, seria seguida pela perturbação de seus inimigos. A colocação da arca onde foi projetada para permanecer permanentemente seria uma ocasião apropriada para sugerir essa verdade geral: que todos os inimigos de Deus devem ser dispersos quando ele se erguer em sua majestade e poder.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68.

Uma oração pela remoção da arca. Uma exortação a louvar a Deus por suas misericórdias, por seus cuidados com a igreja e por suas grandes obras.

Para o músico principal, Um Salmo ou Cântico de Davi.

Título. ???? ????? ???? ????? lamnatseach ledavid mizmor shiir. Este salmo foi composto por Davi, para ser cantado na procissão da arca da casa de Obede-Edom para o monte Sião. As várias partes dela eram adequadas para as várias divisões da marcha, e a totalidade dela se adaptou a uma solenidade tão sagrada e alegre, como parecerá por uma cuidadosa leitura e análise dela. Refere-se, em um sentido secundário, à ascensão de nosso Salvador. O Dr. Chandler considerou a questão da maneira mais precisa e seguiremos principalmente suas observações.

Salmos 68: 1 . Que Deus surja, etc. Quando os levitas levaram a arca sobre seus ombros, os cantores começaram: Que Deus se levante, etc. Estas são as palavras que Moisés fazia uso sempre que a arca era levada para as várias marchas dos hebreus pelo deserto, Números 10:35 . Como Deus estava presente de uma maneira peculiar, e como sua presença era sua grande segurança contra os perigos do deserto e o poder de seus inimigos, quando a arca fosse levantada, Moisés ora, para que Deus se levantasse junto com ela, para que seus inimigos se espalhem, e aqueles que o odeiam fogem diante dele. Os inimigos de Deus eram os do seu povo; e aqueles que o odiavam, as nações que os odiavam, que invejavam e se opunham à prosperidade que Deus estava determinado a obtê-los. Davi com grande propriedade aplica essas palavras à tradução da arca, a Jerusalém, já que Deus ainda estava presente com ela, e sua ajuda é necessária para a proteção daquela cidade e para o sucesso que Davi esperava sobre os inimigos de sua arca. religião e pessoas. Ver 1 Samuel 6:14 . 1 Crônicas 15:27 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68: 1-3 . Que Deus surja, etc. – Como Deus estava presente de maneira peculiar na arca, e como sua presença era a grande segurança da nação israelita dos perigos do deserto e do poder de seus inimigos, Moisés dirigiu sua oração a ele nessas palavras sempre que o a arca foi levada para suas várias marchas: ver Números 10:35 . E nessas mesmas palavras os cantores começaram quando, sob o comando de Davi, os levitas primeiro pegaram a arca sobre seus ombros para carregá-la da casa de Obede-Edom para Sião. Há, de fato, esta pequena diferença entre a passagem em Números e a do Salmo, que a primeira palavra do primeiro no hebraico está no clima imperativo, ???? , kumah, que Deus surja, enquanto aqui a palavra está no No tempo futuro, e é literalmente traduzido, Deus deve ou irá surgir. E, da mesma maneira, todas as cláusulas deste e dos próximos dois versículos são expressas no mesmo tempo, como se fossem uma previsão do que estava por vir; seus inimigos serão dispersos – aqueles que o odeiam fugirão, etc. – Os inimigos de Deus, deve-se observar, também são os inimigos do seu povo, e dizem que o odeiam, porque os odeiam, e porque odeiam suas leis e governo, e sua sagrada imagem e natureza; a mente carnal que está neles, sendo inimizade contra ele, e não sujeita à sua lei, nem, de fato, pode ser sujeita a ela. À medida que a fumaça é expelida – Que, embora suba da terra em nuvens negras e tremendas, logo é dispersa e dispersa pelo vento; então afaste-os – Ou, para que sejam afastados, sejam dispersos por uma força que, apesar de seu aspecto ameaçador, eles são totalmente incapazes de resistir. E como a cera derrete diante do fogo – Que, embora pareça ser de consistência firme e sólida, ainda assim, quando levada ao fogo, logo se dissolve e não faz resistência; então pereçam os iníquos, etc. – E assim perecerão quando o Senhor for revelado do céu, com seus poderosos anjos, em fogo flamejante. Mas que os justos se alegrem, etc. – Pela aparência graciosa de Deus em favor deles e por sua presença estabelecida com eles.

Comentário de Scofield

Que Deus surja

Todo o Salmo é permeado pela alegria de Israel no reino, mas uma ordem mais estrita de eventos começa com os Salmos 68:18 . Isso é citado em Efésios 4: 7-16 do ministério de ascensão de Cristo. Os Salmos 68: 21-23 referem-se à reunião de Israel e à destruição da Besta e de seus exércitos.

(Ver “Besta” (Ver Scofield “ Daniel 7: 8 “)

(Veja “Besta” (Veja Scofield “ Apocalipse 19:20 “) .

(Veja “Armagedom” (Veja Scofield “ Apocalipse 16:16 “) , Apocalipse 19: 17-19 .

Os Salmos 68: 24-35 são descritivos da bênção completa e universal do reino.

(Ver “Reino” (VT), (Ver Scofield “ Gênesis 1:26 “)

(Veja Scofield “ Zacarias 12: 8 “) .

Veja Salmos 69, a seguir na ordem dos Salmos Messiânicos.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

Música. Hebraico. shir. Foi escrito originalmente para uso na ascensão da Arca a Sião 951, aC, um ano sabático (2Sa 6 e 1Ch 15; ver nota no título da Sl 24); mas, como celebra, entre outras coisas, a libertação do Egito, foi posteriormente apontado para uso público na Festa da Páscoa. Veja as notas na subscrição e compare os Salmos 68: 1 e os Salmos 68: 4 .

Que Deus surja. A fórmula divina no início da Arca. Na oração ( Números 10:35 ): “Levanta a Jeová” ; mas aqui, Deus (Elohim.), porque em conexão com os inimigos.

Deixei. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, Septuaginta, Siríaca e Vulgata, liam “E vamos” .

Comentário de Adam Clarke

Que Deus surja – Isto foi cantado quando os levitas levaram a arca sobre seus ombros; ver Números 10: 35-36 ; (nota) e as notas lá.

Comentário de John Calvin

1. Deus surgirá: seus inimigos serão espalhados. Neste versículo, o salmista sugere, por assim dizer, como prefácio, o assunto que ele propôs tratar no salmo e que se relacionava com a verdade de que Deus, por quanto tempo ele pudesse. parece conivente com a audácia e crueldade dos inimigos de sua Igreja, acabará surgindo para vingá-la e provará ser capaz de protegê-la com o mero alcance de sua mão. Concordo com outros intérpretes ao pensar que o sentimento é emprestado de Moisés, ( Números 10:35 ) (9) Há poucas dúvidas de que ao ditar a forma de oração mencionada, ele estava de olho na instrução e no conforto de Moisés. todas as idades seguintes, e ensinaria o povo do Senhor com confiança a confiar em segurança na arca da aliança, que era o símbolo visível da presença divina. Podemos notar essa diferença, no entanto, que Moisés dirigiu as palavras a Deus como uma oração, enquanto Davi expressa sua satisfação e deleite com o que via diariamente cumprindo diante de seus próprios olhos. Alguns de fato leem: Que Deus surja; mas eles parecem entender mal o alcance do salmista. Ele quer dizer que a observação atestou a verdade que Moisés havia declarado que Deus precisava apenas levantar para que todos os seus inimigos fossem dispersos diante de seu poder irresistível. Contudo, não vejo objeções à outra leitura, desde que a idéia agora mencionada seja mantida, e as palavras sejam consideradas como insinuando que Deus não precisa de nenhuma preparação para derrotar seus inimigos, e pode dissipá-los com uma respiração. Somos deixados a inferir que, quando seus inimigos a qualquer momento obtêm uma ascendência, é devido a um exercício de tolerância divina e à raiva que eles podem, é apenas com sua permissão; ainda não chegou o momento de sua ressurreição. Há muito conforto a ser derivado da circunstância, de que aqueles que perseguem a Igreja são aqui mencionados como inimigos de Deus. Quando ele assume nossa defesa, ele considera os ferimentos causados ??a nós como desonras lançadas sobre sua Divina Majestade. O salmista acrescenta uma figura impressionante para ilustrar a facilidade com que Deus pode derrubar as maquinações de nossos inimigos, comparando-os com a fumaça que desaparece quando soprada pelo vento ou com a cera que derrete antes do fogo (10). uma formidável matriz de oposição deve desaparecer em um momento. Mas o Espírito adota esse método de repreender o medo de nossas mentes carnais e nos ensinar que não há força em nossos inimigos como supomos – que permitimos que a fumaça deles cegue nossos olhos e a massa sólida de resistência que eles apresentam para nos enganar, esquecendo a verdade, de que as próprias montanhas fluem na presença do Senhor. (11)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *