Estudo de Salmos 21:9 – Comentado e Explicado

Tu os tornarás como fornalha ardente, quando apareceres diante deles. Que o Senhor em sua cólera os consuma, e que o fogo os devore.
Salmos 21:9

Comentário de Albert Barnes

Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira – Tu os consumirás ou destruirás, “como se” eles “fossem” queimados em um forno aquecido. Ou queimarão, como se fossem um forno em chamas; isto é, eles seriam totalmente consumidos. A palavra “forno” – ???? tannûr – significa “forno” ou “forno”. É traduzido como “fornalha e fornos” em Gênesis 15:17 ; Neemias 3:11 ; Neemias 12:38 ; Isaías 31: 9 ; e, como aqui, “forno” ou “fornos”, em Êxodo 8: 3 ; Levítico 2: 4 ; Levítico 7: 9 ; Levítico 11:35 ; Levítico 26:26 ; Lamentações 5:10 ; Oséias 7: 4 , Oséias 7: 6-7 ; Malaquias 4: 1 . Não ocorre em outro lugar. O forno entre os hebreus tinha a forma de uma grande “panela” e foi aquecido por dentro, colocando a madeira dentro dela. Obviamente, enquanto estava sendo aquecido, tinha a aparência de um forno. O significado aqui é que os iníquos seriam consumidos ou destruídos “como se” fossem um forno tão ardente; como se tivessem sido incendiados e queimados.

O Senhor os engolirá em sua ira – A mesma idéia da destruição total dos iníquos é aqui apresentada sob outra forma – de que eles seriam destruídos como se a terra se abrisse e os engolisse. Talvez a alusão na língua seja ao caso de Corá, Datã e Abirão, Números 16:32 ; compare o Salmo 106: 17 .

E o fogo os devorará – A mesma idéia sob outra forma. A ira de Deus os destruiria completamente. Essa ira é frequentemente representada sob a imagem do “fogo”. Veja Deuteronômio 4:24 ; Deuteronômio 32:22 ; Salmo 18: 8 ; Mateus 13:42 ; Mateus 18: 8 ; Mateus 25:41 ; Marcos 9:44 ; 2 Tessalonicenses 1: 8 . O fogo é o emblema pelo qual a punição futura dos ímpios é mais frequentemente indicada.

Comentário de E.W. Bullinger

faça-os = coloque-os como [em] uma fornalha de fogo.

raiva. O rosto hebraico é colocado pela figura do discurso metonímia (do sujeito), pela raiva manifestada por ele.

Comentário de Adam Clarke

Tu os farás como um forno ardente – Pela tua ira serão queimados, e serão os meios de consumir os outros. Uma classe de pecadores, nos julgamentos de Deus, será o meio de destruir outra classe; e finalmente serão destruídos.

Comentário de John Calvin

9. Tu os colocarás como se fosse em uma fornalha de fogo. (486) O salmista aqui descreve um tipo terrível de vingança, da qual nos reunimos, de que ele não fala de todos os tipos de inimigos em geral, mas dos desprezadores maliciosos e frenéticos de Deus, que, à maneira dos gigantes ( 487) de idade, levante-se contra o seu Filho unigênito. A própria severidade do castigo mostra a grandeza da maldade. Alguns pensam que Davi alude ao tipo de punição que infligiu aos amonitas, dos quais temos um relato na história sagrada; mas é mais provável que ele aqui apresente metaforicamente a terrível destruição que aguarda todos os adversários de Cristo. Eles podem queimar de raiva contra a Igreja, e incendiar o mundo por sua crueldade, mas quando sua maldade atingir seu ponto mais alto, há essa recompensa que Deus tem reservado para eles, que Ele os lançará em seu fogo. forno para consumi-los. Na primeira cláusula, o rei é chamado de vingador; no segundo, esse ofício é transferido para Deus; e no terceiro, a execução da vingança é atribuída ao fogo; quais três coisas concordam muito bem. Sabemos que o julgamento foi cometido com Cristo, para que ele possa lançar seus inimigos de cabeça no fogo eterno; mas, era de importância distinta expressar que esse não é o julgamento do homem, mas de Deus. Tampouco era menos importante demonstrar quão extrema e terrível é uma espécie de vingança, a fim de despertar de seu torpor aqueles que, desprovidos de perigo, desprezam ousadamente todas as ameaças de Deus. Além disso, isso não serve um pouco para o consolo dos justos. Sabemos quão terrível é a crueldade dos ímpios, e que nossa fé logo se afundará sob ela, se não for levada à contemplação do julgamento de Deus. A expressão, no tempo da tua ira, nos adverte que devemos pacientemente carregar a cruz, desde que seja agradável ao Senhor exercer e nos humilhar sob ela. Se, portanto, ele não der imediatamente seu poder para destruir os ímpios, vamos aprender a estender nossa esperança ao tempo que nosso Pai celestial designou em seu eterno propósito para a execução de seu julgamento, e quando nosso Rei, armado com seu terrível poder, surgirá para executar a vingança. Embora ele agora pareça não prestar atenção, isso não implica que ele tenha se esquecido de si mesmo ou de nós. Pelo contrário, ele ri da loucura daqueles que cometem todo tipo de pecado sem medo do perigo, e se tornam mais presunçosos dia após dia. É verdade que esse riso de Deus nos traz pouco consolo; mas devemos, no entanto, concluir o tempo de nossa condição de guerra até que chegue o “dia da vingança do Senhor”, que, como Isaías declara, ( Isaías 34: 8 ) também será “o ano de nossa redenção”. Não me parece fora de lugar supor que, na última cláusula, seja denunciada contra os inimigos de Cristo uma destruição como a que Deus nos tempos antigos enviou a Sodoma e Gomorra. Esse castigo foi um exemplo impressionante e memorável acima de todos os outros do julgamento de Deus contra todos os ímpios, ou melhor, foi, por assim dizer, uma imagem visível na terra do fogo eterno do inferno que está preparado para os réprobos: e, portanto, essa semelhança é freqüentemente encontrada nos escritos sagrados.

Comentário de John Wesley

Tu os farás como forno de fogo no tempo da tua ira; o Senhor os tragará na sua ira, e o fogo os consumirá.

Forno – Como a madeira, que quando é lançada lá dentro, é rapidamente consumida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *