Estudo de Mateus 3:10 – Comentado e Explicado

O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
Mateus 3:10

Comentário de Albert Barnes

O machado é colocado na raiz da árvore – O assentamento do machado na raiz de uma árvore significa que a árvore deve ser cortada. Não era apenas para ser aparado ou cortado sobre os membros, mas a própria árvore deveria ser atingida. Ou seja, um tipo de pregação pesquisador e tentador foi iniciado. Um reino de justiça deve ser estabelecido. Princípios e conduta devem ser investigados. Nenhuma arte, nenhuma dissimulação será bem-sucedida: as pessoas devem ser provadas por suas vidas, não por nascimento ou profissão. Aqueles que não foram submetidos a esse teste devem ser rejeitados. A própria raiz sentirá o golpe, e a árvore infrutífera cairá. Esta é uma figura bonita e muito marcante do discurso, e uma ameaça muito direta à ira futura. João os considerava uma profissão justa e promissora, como as árvores florescem. Mas ele também lhes disse que eles deveriam dar frutos e flores. Suas profissões de arrependimento não foram suficientes. Eles deveriam mostrar, por uma vida santa, que sua profissão era genuína.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 3:10 . E agora, também, o machado, etc. – Para impor sua exortação, ele informa que eles não tiveram tempo para adiar seu arrependimento, porque a paciência de Deus estava quase esgotada e chegou ao fim com relação a eles. Seus julgamentos estavam à mão e prontos para serem infligidos, de modo que, se continuassem infrutíferos, apesar dos meios extraordinários que agora deviam ser tentados com eles, a destruição os alcançaria rapidamente; como se ele tivesse dito, Deus agora mais uma vez lhe oferece sua graça em e através de seu Filho, que, se você recusar, ele não suportará mais você. Você pensa em libertações nacionais, mas eu sou enviado para alertá-lo sobre julgamentos nacionais; julgamentos, que até agora caem sobre suas cabeças, e estão prontos para cair sobre você, se você ainda continuar estéril, ou se não der bons frutos; pois eu lhe asseguro que a mão de Deus é levantada para dar um golpe fatal. Há uma alusão nas palavras a um lenhador, que, tendo marcado uma árvore para excisão, coloca seu machado na raiz dela, até que ele tire sua roupa superior e depois imediatamente trabalhe para cortá-la. Portanto, toda árvore que não produz bons frutos – Toda aquela que, enquanto professa ser um povo de Deus, contradiz essa profissão por uma vida perversa ou pela negligência da religião vital e prática, é cortada, etc. – Instantaneamente, sem mais demoras; e jogado no fogo – Do inferno: uma previsão disso, 1º, daquela terrível destruição que, dentro do curto período de quarenta e quatro anos, veio, pelos romanos, a toda a nação judaica; como se ele dissesse: Os babilônios anteriormente cortaram seus galhos, mas agora a árvore será cortada; sua comunidade será destruída, e seu templo, cidade e nação serão totalmente arruinados; e, 2dly, é uma previsão dessa destruição em particular que em breve ultrapassará todos os que rejeitam o conselho de Deus contra si mesmos, ou, como o apóstolo o expressa. , que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

agora = já.

Além disso. Omitido por todos os textos (App-94.)

está colocado = está deitado. O Talmude de Jerusalém ( Beracoth, fo Mateus 1: 5 , Mateus 1: 1 ) refere Isaías 10:33 , Isaías 10:34 à destruição de Jerusalém; e argumenta em Isaías 11: 1 que o Messias nasceria pouco antes de

até = às. Grego. profissionais. App-104.

é cortado = fica cortado .

Comentário de John Calvin

Mateus 3:10 ; Lucas 3: 9 . E agora também o machado. Depois de ter despojado os hipócritas da cobertura de uma vaidosa confiança, João anuncia o julgamento que se aproxima de Deus. Ele havia dito anteriormente que, embora eles fossem rejeitados, Deus não iria querer um povo: e agora ele acrescenta que Deus está prestes a expulsar pessoas indignas da Igreja, pois árvores áridas costumam ser cortadas. Sua declaração equivale a isso, que Deus já demonstrou seu poder de purificar a Igreja. A graça de Deus nunca se manifesta para a salvação dos piedosos, até que seu julgamento apareça pela destruição do mundo: e por duas razões; porque Deus então separa seu próprio povo dos réprobos, e porque sua ira é despertada novamente pela ingratidão do mundo. Para que não tenhamos motivos para pensar, se a pregação do evangelho e a vinda de Cristo lançaram o machado para derrubar árvores áridas, ou se as mesmas causas (271) diariamente avançam a ira de Deus contra os iníquos.

Comentário de Adam Clarke

E agora também o machado está colocado – Ou, mesmo agora, o machado está deitado . Como se ele dissesse: Não há um momento de sobra – Deus está prestes a cortar toda alma impenitente – você deve, portanto, recorrer a Deus imediatamente ou ser totalmente e finalmente arruinado. Era costume dos profetas representar os reinos, nações e indivíduos, cujas ruínas eles previram, sob a noção de florestas e árvores, condenados a serem derrubados. Ver Jeremias 46:22 , Jeremias 46:23 ; Ezequiel 31: 3 , Ezequiel 31:11 , Ezequiel 31:12 . O Batista segue a mesma metáfora: a nação judaica é a árvore, e os romanos o machado, que, pelo justo julgamento de Deus, rapidamente o cortou. Foi bem observado que há uma alusão aqui a um lenhador que, tendo marcado uma árvore para excisão, coloca seu machado em sua raiz e retira sua roupa externa, para que ele possa exercer seus golpes com mais força, e que seu trabalho pode ser executado rapidamente. Por cerca de sessenta anos antes da vinda de Cristo, este machado estava na raiz da árvore judaica, sendo a Judéia feita uma província para o império romano, desde o tempo em que Pompeu tomou a cidade de Jerusalém, durante as alegações da dois irmãos, Hircano e Aristóbulo, cerca de sessenta e três anos antes da vinda de Cristo. Veja Joseph. Antiq. eu. xiv. c. 1-5. Mas como o país ainda pode ser considerado como nas mãos dos judeus, embora sujeito aos romanos, e Deus os esperava agora quase noventa anos a partir do tempo acima, esperando que produzissem frutos, e ainda não foi produzido; ele manteve os romanos como um machado, deitado na raiz desta árvore, que estavam prontos para cortá-la no momento em que Deus lhes deu a comissão.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 3:10 . E agora também o machado, etc. – O machado já está posto na raiz das árvores: toda árvore então, etc. “Agora não há mais tempo para atrasos: Deus oferecerá a última dispensação de arrependimento e misericórdia; que, se você não aceitar, a vingança dele está sobre você; a destruição o ultrapassará rapidamente”. Ver Isaías 10: 33-34 . Pode ser apropriado observar, de uma vez por todas, que na linguagem das Escrituras, o que é muito certo e muito próximo é mencionado como se já tivesse sido feito; consequentemente, o Batista fala aqui no sentido atual. Assim, Cristo fala de si mesmo, como se ele já estivesse na posse de sua glória enquanto estava na terra; João 17:24 . Veja também Efésios 2:16 . Beausobre e Lenfant observam que este versículo contém uma profecia da total ruína e destruição do templo, da cidade e da nação dos judeus, que aconteceu quarenta anos após a morte do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de John Wesley

E agora também o machado é posto na raiz das árvores; portanto, toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Mas o machado também já está deitado – isto é, não há espaço para tais pretensões ociosas. A execução rápida é determinada contra todos os que não se arrependem. A comparação parece ter sido feita com um lenhador que largou o machado para tirar o casaco e depois imediatamente começou a trabalhar para cortar a árvore. Isso se refere à ira que virá no versículo 7, Mateus 3: 7 .

É cortada – instantaneamente, sem mais demoras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *