Estudo de Deuteronômio 4:30 – Comentado e Explicado

Quando todos esses males tiverem caído sobre ti, mais tarde, em tal tribulação voltar-te-ás para o Senhor, teu Deus, e ouvirás a sua voz,
Deuteronômio 4:30

Comentário de Adam Clarke

Quando você está em tribulação nos últimos dias – Não são estes os tempos mencionados? E ainda não há esperança para Israel? Poderíamos vê-los zelosos por sua própria lei e observâncias religiosas – poderíamos vê-los se humilharem diante do Deus de Jacó – poderíamos vê-los conduzir seu culto público com qualquer decência e decoro toleráveis ??- poderíamos vê-los zelosos para evitar toda moral o mal, investigando o caminho para Sião, com o rosto para o lado; então poderíamos esperar que a redenção de Israel estivesse próxima: mas infelizmente! não há evidências mais distantes de qualquer coisa do gênero, exceto em muito poucas instâncias solitárias. Eles estão, talvez, nos dias atuais, mais perdidos para todos os princípios sagrados de suas próprias instituições do que nunca desde o seu retorno do cativeiro babilônico. Por quem Jacó se levantará? pois nesse sentido ele é pequeno – profundamente caído e muito degradado.

Comentário de John Wesley

Quando estiveres em tribulação, e todas estas coisas vierem sobre ti, mesmo nos últimos dias, se te voltares para o SENHOR teu Deus, e serás obediente à sua voz;

Nos últimos dias – Nas idades seguintes.

Comentário de John Calvin

30. Quando você está em tribulação . Ele aqui mostra a vantagem dos castigos, com base em sua utilidade e lucro; porque o que o apóstolo diz é confirmado pela experiência, que

“Nenhuma correção para o presente parece ser alegre, mas dolorosa; no entanto, depois produz o fruto pacífico da justiça para aqueles que são exercidos por isso. ”
( Hebreus 12:11 .)

Para que, portanto, não devam ser provocados à ira pelas pisadas de Deus, ele os lembra de sua utilidade para eles, porque nunca se voltariam para Deus a menos que ajudados por esse remédio. Ele lhes diz que, depois de terem sido afligidos pelas maldições de Deus, se o procurassem, deveriam encontrá-lo; além disso, ele lhes dá motivos de esperança, tanto na natureza de Deus quanto em Sua aliança. Ele lhes assegura que Deus estará disposto a ser apaziguado, porque Ele é por natureza misericordioso; mas ele acrescenta outra confirmação disso, que é mais certa e familiar, a saber, porque Deus os adotou por uma aliança perpétua.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:1 – Então Jacó chamou seus filhos e disse: “Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão.

Exodo 18:8 – Então Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por amor a Israel e também todas as dificuldades que tinham enfrentado pelo caminho e como o Senhor os livrara.

Números 24:20 – Balaão viu Amaleque e pronunciou este oráculo: “Amaleque foi o primeiro entre as nações, mas o seu fim será destruição”.

Deuteronômio 30:10 – se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Vida ou Morte

Deuteronômio 31:17 – Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? “

Deuteronômio 31:29 – Pois sei que depois da minha morte vocês com certeza se corromperão e se afastarão do caminho que lhes ordenei. Nos dias futuros a desgraça cairá sobre vocês, porque vocês farão o que o Senhor reprova e o provocarão à ira por aquilo que as mãos de vocês terão feito”.

1 Reis 8:46 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima;

2 Crônicas 6:36 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para uma terra distante ou próxima;

Isaías 1:19 – Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;

Jeremias 7:23 – Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.

Jeremias 23:20 – A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês o compreenderão claramente.

Lamentações 3:40 – Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.

Daniel 9:11 – Todo o Israel tem transgredido a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. “Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque temos pecado contra ti.

Daniel 10:14 – Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Joel 2:12 – “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. “

Zacarias 6:15 – Gente de longe virá ajudar a construir o templo do Senhor. Então vocês saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês. Isto só acontecerá se obedecerem fielmente à voz do Senhor, o seu Deus”.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *