Estudo de Daniel 10:14 – Comentado e Explicado

Aqui estou para fazer-te compreender o que deve acontecer a teu povo nos últimos dias; pois essa visão diz respeito a tempos longínquos.
Daniel 10:14

Comentário de Albert Barnes

Agora eu vim para fazer você entender … – Após estes longos atrasos e depois que os arranjos foram feitos necessários para trazer os objetos procurados pelas suas orações.

Nos últimos dias – nos tempos futuros – estendendo-se até o último período do mundo. Veja as notas em Isaías 2: 2 .

Por enquanto, a visão é de muitos dias – estende-se para o futuro. É provável que a oração de Daniel se refira mais particularmente ao que ele deseja que ocorra em breve – a restauração do povo em sua própria terra; o anjo informa que as divulgações que ele deveria fazer cobriam um período muito mais extenso e abraçavam eventos mais importantes. Assim é frequentemente. A resposta à oração geralmente inclui muito mais do que pedimos, e as abundantes bênçãos que são conferidas, além do que suplicamos, estão muito além de uma compensação pelo atraso.

Comentário de Adam Clarke

Pois a visão ainda é por muitos dias – ainda há muitas coisas a serem reveladas, e o tempo de sua realização é muito distante.

Comentário de E.W. Bullinger

os últimos dias . Referência ao Pentateuco ( Gênesis 49: 1. Números 24:14 . Deuteronômio 4:30 ; Deuteronômio 31:29 ). App-92. Veja nota em Daniel 2:28 . Observe o significado disso na própria profecia, dada em Daniel 11:21 , Daniel 12: 3 .

Comentário de John Calvin

O anjo segue o mesmo sentimento. Ele declara sua chegada com o objetivo de prever para Daniel os próximos eventos e esses também por um longo período de tempo. Ele prova ainda que as orações de Daniel não foram vãs nem infrutíferas, pois produziram esse conflito com os reis da Pérsia, pai e filho. Ele agora apresenta outra prova disso, porque Deus desejou que seu Profeta fosse instruído a aguardar pacientemente a chegada dos eventos, depois de ter tomado consciência de que o povo eleito estava sob os cuidados e a proteção de Deus. Isso ele reconheceria prontamente das profecias do próximo capítulo. Em seguida, ele acrescenta, no final dos dias. Por essa expressão, o anjo elogia a graça de Deus para com o Profeta, como ele era seu ministro especial. Sua missão não era apenas anunciar-lhe as ocorrências de três ou quatro anos, ou de qualquer breve período, mas ele teve que estender suas previsões por muitos anos, até o fim dos dias. Refiro-me de bom grado a esse período à renovação da Igreja que aconteceu no advento de Cristo. As Escrituras, ao usar a frase, os últimos dias ou tempos, sempre apontam para a manifestação de Cristo, pela qual a face do mundo foi renovada. É exatamente semelhante ao anjo dizendo que ele familiarizaria Daniel com todos os eventos futuros, até a redenção final do povo, quando Cristo foi exibido para a salvação de sua Igreja. Portanto, o anjo abraça os 490 anos dos quais ele havia falado. Pois o advento de Cristo determinou a plenitude dos tempos, e a razão subordinada se adequa à passagem extremamente bem. A visão ainda está por dias, diz ele; assim, frigidamente, alguns expositores adotam essas palavras. Sinto-me convencido de que o anjo pretende mostrar como Deus está agora abrindo eventos futuros para seu servo, e assim essas profecias se tornam como uma lâmpada sempre brilhando na Igreja. Os fiéis reclamam no 74º Salmo ( Salmos 74: 9 ) da ausência de todos os sinais, porque não restam profetas. Não vemos sinais, dizem eles, nenhum Profeta existe entre nós. Isso era uma indicação de Deus os ter rejeitado e abandonado. Por mais frágil que a luz de sua doutrina possa brilhar sobre nós, o menor vislumbre deve ser suficiente para produzir paciência e repouso. Mas quando toda a luz da Palavra se apaga, parecemos completamente envoltos em trevas tártaras. Como os israelitas sofreram tantas aflições por quase 500 anos, esse remédio deve restaurá-las completamente; pois quando o anjo testemunha, a visão ainda está por dias, significa que, embora Deus permita que seu povo seja miseravelmente afligido, ainda assim, por essa nova prova, ele mostra que não o rejeitou inteiramente. Alguma visão permaneceu; isto é, à luz da profecia, ele sempre manifestará seu cuidado com os escolhidos, e eles podem até antecipar uma questão feliz de todas as suas tristezas. Agora entendemos o significado do anjo quando ele diz que a visão ainda está por dias. As profecias, de fato, cessaram logo depois, e Deus não enviou mais outros profetas ao seu povo, ainda que seus ensinamentos sempre permanecessem permanentes como um dedo, pois nela se completavam toda a série de vezes até o advento de Cristo. Seus filhos nunca foram destituídos de todo consolo necessário; pois, embora não houvesse profetas sobreviventes que pudessem instruir o povo nos mandamentos de Deus pela voz viva, os ensinamentos de Daniel floresceram por quase 500 anos após sua morte. Também desempenhou seu papel em apoiar a coragem dos piedosos e mostrar-lhes a firmeza da aliança de Deus, apesar de toda oposição. Embora a Igreja tenha sido agitada de várias maneiras, Deus é consistente em todas as suas promessas, até a completa redenção de sua Igreja pelo advento de seu Filho unigênito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *