Estudo de Salmos 79:6 – Comentado e Explicado

Desferi, antes, vossa ira sobre as nações que não vos conhecem, e sobre os reinos que não invocam o vosso nome,
Salmos 79:6

Comentário de Albert Barnes

Derrama tua ira sobre os gentios – Castiga, como eles merecem, as nações que se levantaram contra o teu povo e as que trouxeram; desolação sobre a terra. A palavra apresentada aqui derramar é usada com referência a um copo ou frasco, como contendo uma mistura para as pessoas beberem – de intoxicação ou de veneno. Veja as notas em Apocalipse 16: 1 ; notas no Salmo 11: 6 ; notas em Isaías 51:17 ; compare Jeremias 25:15 , Jeremias 25:17 ; Mateus 20:22 ; Mateus 26:39 , Mateus 26:42 .

Que não te conheceram – Quem são estranhos para ti; quem são teus inimigos. A oração para que a ira de Deus pudesse ser derramada sobre eles não era porque eles o ignoravam, mas por causa de sua perversa conduta em relação ao povo de Deus. A frase “que não te conhece” é usada apenas para designá-los ou para descrever seu caráter. A oração não é necessariamente uma oração de vingança, ou no espírito de vingança; é simplesmente uma oração para que a justiça possa ser feita a eles, e é uma oração que qualquer homem pode oferecer, que está ansioso para que a justiça possa ser feita no mundo. Veja comentários sobre as imprecações nos Salmos. Introdução Geral Seção 6. No entanto, não é apropriado usá-lo como um texto de prova de que Deus punirá os “pagãos” ou os consignará à destruição. Obviamente, a passagem não tem referência a essa doutrina, seja ela verdadeira ou falsa.

E sobre os reinos que não invocaram o teu nome – As pessoas que não te adoram; referindo-se aqui particularmente àqueles que invadiram a terra e a tornaram desolada.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 79: 6-7 . Derrame tua ira sobre os pagãos – Embora confessemos que merecemos sua ira, os pagãos, por quem você nos açoitou, mereceram muito mais, por serem culpados de impiedades muito maiores do que nós, vivendo em total ignorância e desprezo de ti e da tua adoração. E, portanto, oramos a ti para transferir tua ira de nós para eles. Mas a oração deve ser considerada uma profecia, na qual a ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens. Pois eles devoraram Jacó – A posteridade de Jacó, a quem você amou, e com quem, e sua descendência, você enlouqueceu um convênio seguro e eterno; pelo qual te empenhaste em ser inimigo de seus inimigos, Êxodo 23:22 . Além disso, odeias a crueldade, especialmente quando os iníquos devoram os que são mais justos que eles, Habacuque 1:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

Derrame. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Veja nota no “galpão” , Salmos 79: 3 .

não te conheço. Compare Jeremias 10:25 .

Comentário de Adam Clarke

Derrama tua tua ira – Por mais maus que sejam, somos ainda menos perversos do que eles. Nós, é verdade, fomos infiéis; mas eles nunca souberam o teu nome e são totalmente abandonados à idolatria.

Comentário de John Calvin

6. Derrama a tua fúria sobre os gentios que não te conhecem. Essa oração é aparentemente inconsistente com a regra da caridade; pois, embora nos sintamos ansiosos com nossas próprias calamidades e desejemos ser libertados delas, devemos desejar que outros possam ser aliviados, assim como nós mesmos. Parece, portanto, que os fiéis devem ser culpados aqui, desejando a destruição de incrédulos, por cuja salvação eles deveriam antes ter sido solícitos. Mas torna-se necessário ter em mente o que afirmei anteriormente, que o homem que ofereceria uma oração como esta da maneira correta deve estar sob a influência do zelo pelo bem-estar público; para que, pelos erros cometidos a si próprio, ele não permita que suas afeições carnais sejam excitadas, nem se deixe levar pela raiva contra seus inimigos; mas, esquecendo seus interesses individuais, ele deve ter uma única consideração pela salvação comum da Igreja e pelo que a conduz. Em segundo lugar, ele deve implorar a Deus que lhe conceda o espírito de discrição e julgamento, para que na oração ele não seja impelido por um zelo inconsiderado: um assunto que tratamos mais amplamente em outro lugar. Além disso, deve-se observar que os judeus piedosos aqui não apenas consideram sua vantagem particular para consultar o bem de toda a Igreja, mas também principalmente dirigem os olhos a Cristo, implorando que ele se dedique à destruição de seus bens. inimigos cujo arrependimento é impossível. Eles, portanto, não irrompem precipitadamente nesta oração, para que Deus destrua esses ou outros inimigos, nem antecipam o julgamento de Deus; mas desejando que os réprobos possam estar envolvidos na condenação que eles merecem, eles, ao mesmo tempo, esperam pacientemente até que o juiz celestial separe os réprobos dos eleitos. Ao fazer isso, eles não deixam de lado o carinho que a caridade exige; pois, embora desejassem que todos fossem salvos, eles ainda sabem que a reforma de alguns dos inimigos de Cristo é inútil, e sua perdição absolutamente certa.

A questão, no entanto, ainda não está totalmente respondida; pois quando no sétimo versículo denunciam a crueldade de seus inimigos, parecem desejar vingança. Mas o que acabei de observar agora deve ser lembrado, que ninguém pode orar dessa maneira, a não ser aqueles que se vestiram de caráter público e que, deixando de lado todas as considerações pessoais, abraçaram e estão profundamente interessados ??no bem-estar da a igreja inteira; ou melhor, que puseram diante de seus olhos Cristo, a Cabeça da Igreja; e, finalmente, ninguém além daqueles que, sob a orientação do Espírito Santo, elevaram suas mentes ao julgamento de Deus; de modo que, estando prontos para perdoar, eles não julgam indiscriminadamente até a morte todo inimigo por quem foram feridos, mas apenas os réprobos. No que diz respeito aos que se apressam em exigir a execução da vingança divina antes que toda esperança de arrependimento se perca, Cristo os condenou como acusados ??de zelo inconsiderado e mal regulamentado, quando ele diz:

“Você não sabe de que tipo de espírito você é”
( Lucas 9:55 .)

Além disso, aqui os fiéis não desejam simplesmente a destruição daqueles que perseguiram a Igreja de maneira tão iníqua, mas, usando a familiaridade que Deus lhes permite em suas relações com ele, expuseram quão inconsistente seria se ele não punisse seus perseguidores, (375) e raciocina assim: Senhor, como é que nos afliges tão severamente, sobre quem é invocado o teu nome, e poupamos as nações pagãs que te desprezam? Em resumo, eles querem dizer que Deus tem terreno suficiente para executar sua ira em outro lugar, uma vez que não foram as únicas pessoas no mundo que pecaram. Embora não seja nossa obrigação prescrever a Deus a regra de sua conduta, mas sim pacientemente se submeter a essa ordenação,

“Esse julgamento deve começar na casa de Deus”
( 1 Pedro 4:17 😉

todavia, ele permite que seus santos tomem a liberdade de pleitear, para que pelo menos eles não sejam piores do que os incrédulos, e aqueles que o desprezam.

Essas duas frases, que não te conhecem, e que não invocam o teu nome, deve ser observado, devem ser tomadas no mesmo sentido. Por essas diferentes formas de expressão, sugere-se que é impossível alguém invocar Deus sem um conhecimento prévio dele, como ensina o apóstolo Paulo, em Romanos 10:14 ,

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? ” ( Romanos 10:14 )

Não cabe a nós responder: “Tu és o nosso Deus”, até que Ele nos tenha antecipado dizendo: “Tu és o meu povo” ( Oséias 2:23 😉 mas ele abre a boca para falar com ele dessa maneira, quando ele nos convida para si mesmo. Invocar o nome de Deus é frequentemente sinônimo de oração; mas não está aqui para ser exclusivamente limitado a esse exercício. A quantia é que, a menos que sejamos orientados pelo conhecimento de Deus, é impossível professar sinceramente a verdadeira religião. Naquela época, os gentios em todos os lugares se vangloriavam de servir a Deus; mas, sendo destituídos de sua palavra, e como eles fabricavam para si mesmos deuses de suas próprias imaginações corruptas, todos os seus serviços religiosos eram detestáveis; assim como em nossos dias, os humanos inventaram observâncias religiosas dos cegos e iludidos devotos do Homem do Pecado, que não têm o conhecimento correto do Deus a quem professam adorar e que não perguntam na sua boca o que ele aprova. certamente rejeitado por Ele, porque colocaram ídolos em seu lugar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *