Estudo de Salmos 89:1 – Comentado e Explicado

Hino de Etã, ezraíta. Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração.
Salmos 89:1

Comentário de Albert Barnes

Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor – particularmente como a “misericórdia” se manifestou na promessa feita a Davi; a aliança solene feita com ele em relação à perpetuidade de seu trono. A nomeação de Davi para o trono foi um ato de mera misericórdia ou favor, já que ele não estava na linhagem real e não tinha direito à coroa. Também será visto que, se se supuser que a aliança com Davi, e a promessa feita a ele, pretendiam incluir o Messias como descendente dele, havia uma razão ainda mais alta para celebrar as “misericórdias” de Deus, na medida em que toda misericórdia de nosso mundo vem através dele.

Com a minha boca – não apenas no meu coração, mas com palavras. O significado aqui é que ele faria um registro que poderia ser usado sempre como a linguagem do louvor.

Darei a conhecer a tua fidelidade – No cumprimento destas promessas. Ele sentiu-se seguro de que eles seriam cumpridos. Quaisquer que fossem as aparências, o salmista não tinha dúvida de que Deus se mostraria fiel e verdadeiro. Veja as notas em Isaías 55: 3 , sobre a expressão “as misericórdias seguras de Davi”.

Para todas as gerações – Margem, como em hebraico, geração e geração. Ele faria um registro que levaria a lembrança dessa fidelidade a todas as eras futuras.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89.

O salmista louva a Deus por sua aliança, por seu maravilhoso poder, por cuidar de sua igreja, por seu favor ao reino de Davi; então, reclamando de eventos contrários, expõe, ora e abençoa a Deus.

Maschil de Etã, o esdrasita.

Título. ?????? ????? ?????? maskiil leeithan haezrachii. O autor deste salmo viveu no tempo de Joaquim ou Zedequias, cujos infortúnios ele lamenta muito pateticamente. Parece, diz Mudge, pela conclusão do Salmo 89:38 , estar escrito com grande angústia de um dos reis da linhagem de Davi; em que o autor lembra Deus de suas promessas graciosas a Davi e sua posteridade. É conduzido com grande habilidade. Os próprios intérpretes judeus aplicam várias passagens para o Messias.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89: 1-2 . Cantarei sobre as misericórdias do Senhor – Ele fala isso por meio de prefácio, para que as seguintes queixas das atuais misérias argumentem ingratidão pelas antigas misericórdias. Tornarei conhecida a sua fidelidade – Assegurando à posteridade, a partir de minha própria observação e experiência, que você é fiel a todas as palavras que falou e que tudo o que nos aconteceu, não procedeu da sua infidelidade. Pois eu disse – isto é, dentro de mim. Eu tenho certeza em minha própria mente; A misericórdia será edificada para sempre – Como você estabeleceu um fundamento seguro de misericórdia para a família de Davi, por aquela aliança eterna que você fez com ela; então concluí que você continuaria com o mesmo projeto de misericórdia; para que você o edifique, e não o destrua. Tua fidelidade estabelecerás nos céus – Ou seja, em teus conselhos eternos, que estão acima das mudanças desta região inferior e fora do alcance da oposição da terra e do inferno. Ou, como o hebraico pode ser traduzido, com os próprios céus; isto é, tão firme e duradoura quanto os próprios céus, como no Sol, no texto hebraico, Salmos 72: 5 , é traduzido pela maioria dos intérpretes: Enquanto o sol durar, como está em nossa tradução. E assim, esta frase, neste último ramo do verso, responde para sempre no primeiro.

Comentário de Scofield

Maschil

Maschil, instrução.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Maschil = Instrução. O décimo segundo dos treze assim nomeado (o décimo terceiro é o Salmo 142). Veja nota no Salmo 32 e App-65.

Ethan. Mencionado com Heman (Salmo 88). Um merarita ( 1 Crônicas 6:44 ; 1 Crônicas 15:17 ). ). Ele parece ter outro nome, “Jeduthun” ( 1 Crônicas 25: 1 , 1 Crônicas 25: 3 , 1 Crônicas 25: 6 ; 1 Crônicas 16:41 , 1 Crônicas 16:42 ). O único salmo atribuído a Ethan. Veja nota nos Salmos 89:30 . Esdras. Veja nota no Salmo 88, Título. Compreenda o caso de Elcana 1 Samuel 1: 1 ).

misericórdia = bondade. Plural de majestade = a grande bondade.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

fidelidade = verdade. Hebraico. , Psalms 1:49 ( “in thy truth” ). “emunah. Sete vezes reiterado neste Salmo: versículos: Salmos 89: 1 , Salmos 89: 2 , Salmos 89: 5 , Salmos 1: 8 , Salmos 1:24 , Salmos 1:33 , Salmos 1:49 ( ” no teu verdade “ ).

Comentário de Adam Clarke

Cantarei as misericórdias do Senhor – celebrarei a misericórdia de Deus na casa de Jacó; a misericórdia que foi demonstrada a nossos pais desde tempos imemoriais.

Para todas as gerações – O que digo sobre a tua misericórdia e bondade, sendo inspirado pelo teu Espírito, não é apenas verdadeiro, mas deve ser preservado pela providência divina para sempre.

Comentário de John Calvin

1 Cantarei para sempre as misericórdias de Jeová. Deve-se ter em mente, como acabei de observar, que o salmista se abre com os louvores a Deus, e lembrando a aliança divina, para incentivar os fiéis a fortalecer sua fé contra os ataques formidáveis ??da tentação. Se, quando assumimos o dever de orar, algum pensamento desesperador se apresenta a nós, devemos forçá-lo com força e resolutividade, a fim de que nossos corações desmaiem e falhem totalmente. O desígnio do profeta, portanto, era fortalecer as mentes dos piedosos desde o início, com apoios estáveis ??e substanciais, que, contando com a promessa Divina, que, para aparência externa, quase caíra no chão e repelia todos os assaltos à tentação com que sua fé foi severamente abalada, poderiam com confiança esperar pelo restabelecimento do reino e continuar perseverantemente a orar por essa bênção. Pelo triste espetáculo da decadência iniciada (522), que Ethan contemplou, ouvindo os ditames da razão carnal, ele poderia ter pensado que tanto ele quanto o restante do povo crente de Deus foram enganados; mas ele expressa sua determinação em celebrar as misericórdias de Deus que naquele tempo estavam ocultas de sua visão. E como não era fácil para ele apreender e reconhecer o caráter misericordioso de Deus, cuja severidade ele tinha experiência real, ele usa o número plural, as Misericórdias de Deus, que refletindo sobre a abundância e variedade das bênçãos de Deus. Graça divina, ele pode vencer essa tentação.

Comentário de John Wesley

Cantarei para sempre as misericórdias do SENHOR; com a minha boca tornarei conhecida a tua fidelidade a todas as gerações.

Cante – Ele precede isso, para que os seguintes queixosos das atuais misérias argumentem ingratidão pelas antigas misericórdias.

Fidelidade – Tudo o que nos aconteceu, não procedeu da tua infidelidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *