Estudo de João 18:5 – Comentado e Explicado

Responderam: A Jesus de Nazaré. Sou eu, disse-lhes. {Também Judas, o traidor, estava com eles.}
João 18:5

Comentário de Albert Barnes

Com o seu próprio eu – No céu, concedendo-me uma participação da mesma honra que o Pai tem. Ele tinha acabado de dizer que havia glorificado a Deus na terra, agora ora para que Deus o glorifique no céu.

Com a glória – Com a honra. Essa palavra também inclui a noção de felicidade, ou tudo o que poderia tornar a condição abençoada.

Antes que o mundo existisse Não poderia haver uma declaração mais distinta e clara da pré-existência de Cristo do que isso. Significa antes da criação do mundo; antes que houvesse mundo. É claro que o orador aqui deve ter existido na época, e isso é equivalente a dizer que ele existia desde a eternidade. Ver João 1: 1-2 ; João 6:62 ; João 3:13 ; João 16:28 . A glória que ele tinha então era a que era própria do Filho de Deus, representada pela expressão “estar no seio do Pai” João 1:18 , denotando intimidade, amizade, felicidade unida. O Filho de Deus, ao encarnar-se, é representado como “humilhando-se” (grego: ele “se esvaziou”), Filipenses 2: 8 . Ele deixou de lado por um tempo o aspecto externo da honra e consentiu em ser desprezado e assumir a forma de um servo. Agora ele ora para que Deus o levante à dignidade e honra que ele tinha antes de encarnar. Este é o estado ao qual ele agora é exaltado, com a honra adicional de ter feito expiação pelo pecado e de ter aberto o caminho para salvar uma raça de rebeldes da morte eterna. A condição mais baixa da Terra é freqüentemente conectada às mais altas honras do céu. O homem olha para a aparência externa. Deus olha para ele que é humilde e de espírito contrito.

Comentário de E.W. Bullinger

de Nazaré = o Nazareno. Por alguma razão, Nazaré tinha um nome maligno (ver João 1:46 ), e, portanto, Nazareno era um termo de censura. O nome não tem nada a ver com o nazarita (separado) aplicado a José ( Gênesis 49:26 ), e aqueles como Sansão, que fizeram o voto de Num 6.

Eu sou. Grego. ego eimi. Essas palavras foram usadas nove vezes em João 4:26 ; João 6:20 ; João 8:24 , João 8:28 , João 8:58 ; João 13:19 , assim como em João 18: 5 , João 18: 6 , João 18: 8 . O que quer que seja dito das duas primeiras instâncias, as outras são reivindicações do título divino de Êxodo 3:14 (App-98). Veja esp. João 8:58 . Há catorze casos do uso metafórico da frase em conexão com “pão” , “luz”, etc.

Comentário de John Calvin

5. Sou eu. Ele responde suavemente que é a pessoa a quem eles procuram e , no entanto, como se tivessem sido atingidos por uma tempestade violenta, ou melhor, por um raio, ele os coloca prostrados no chão. Não havia falta de poder nele, portanto, para restringir suas mãos, se ele julgasse apropriado; mas ele queria obedecer a seu pai, por cujo decreto ele sabia que havia sido chamado para morrer.

Podemos deduzir disso o quão terrível e alarmante para os iníquos será a voz de Cristo, quando ele subirá ao trono para julgar o mundo. Naquela época, ele estava como um cordeiro pronto para ser sacrificado; sua majestade, no que se refere à aparência externa, desapareceu completamente; e, no entanto, quando ele pronuncia apenas uma palavra, seus inimigos armados e corajosos caem. E qual era a palavra? Ele não troveja excomunhão temerosa contra eles, mas apenas responde: Sou eu. Qual será o resultado, quando ele vier, não para ser julgado por um homem, mas para ser o juiz dos vivos e dos mortos; não naquela aparência mesquinha e desprezível, mas brilhando na glória celestial e acompanhada por seus anjos? Ele pretendia, naquele momento, provar a eficácia que Isaías atribui à sua voz. Entre outros atributos gloriosos de Cristo, o Profeta relata que

ele ferirá a terra com a vara da boca,
e matará o ímpio pelo sopro dos seus lábios,
( Isaías 11: 4. )

É verdade que Paulo cumpriu o cumprimento desta profecia até o fim do mundo ( 2 Tessalonicenses 2: 8 ). No entanto, vemos diariamente os iníquos, com toda a sua raiva e orgulho, abatidos pela voz de Cristo. ; e, quando caíram aqueles homens que vieram prender a Cristo, foi exibido um sinal visível daquele alarme que os homens iníquos sentem dentro de si, quer ou não, quando Cristo fala por seus ministros. Além disso, como isso foi de certa forma acidental com a voz de Cristo, a quem pertence peculiarmente levantar homens que estavam em estado de morte, ele indubitavelmente demonstrará em relação a nós tal poder que nos elevará até o céu.

Comentário de Adam Clarke

Jesus de Nazaré – Eles não disseram isso até Judas beijar a Cristo, que era o sinal que ele havia concordado com os soldados, etc., para dar a eles, para que eles pudessem saber quem eles deveriam apreender: ver Mateus 26:48 . Embora alguns harmonistas dêem o beijo depois do que é falado no nono verso.

Referências Cruzadas

Isaías 3:9 – O jeito que olham testifica contra eles; mostram seu pecado como Sodoma, sem nada esconder. Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos.

Jeremias 8:12 – Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar, declara o Senhor.

Mateus 2:23 – e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Mateus 21:11 – A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”.

João 1:46 – Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? ” Disse Filipe: “Venha e veja”.

João 19:19 – Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *