Estudo de Salmos 21:4 – Comentado e Explicado

Ele vos pediu a vida, vós lha concedestes, uma vida cujos dias serão eternos.
Salmos 21:4

Comentário de Albert Barnes

Ele pediu a vida de ti – Uma expressão semelhante a esta ocorre no Salmo 61: 5-6: “Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; … Você prolongará a vida do rei e seus anos para muitas gerações. ” A expressão em ambos os casos implica que houve uma oração pela “vida”, como se a vida estivesse em perigo. A expressão em si seria aplicável a um tempo de doença ou a qualquer tipo de perigo, e aqui é usada sem dúvida em referência à exposição da vida em uma batalha ou em uma guerra. Nesse perigo apreendido, ele orou para que Deus o defendesse. Ele buscou sinceramente proteção ao sair para os perigos da guerra.

E tu o deste – Tu ouviste e respondeste a sua oração. Ele foi salvo do perigo.

Mesmo a duração de dias para todo o sempre – Tu concedeste-lhe mais do que ele pediu. Ele procurou a vida por si mesmo; tu bast não apenas concedeu isso, mas concedeu a ele a garantia de que ele deveria viver em sua posteridade para todas as gerações. A idéia é que haveria uma continuação indefinida de sua raça. Sua posteridade ocuparia seu trono, e não haveria fim para seu reinado assim prolongado. Além de todas as suas petições e esperanças, Deus mal, dada a garantia de que seu reinado seria permanente e duradouro. Não podemos supor que ele entendeu isso como se fosse uma promessa feita a ele pessoalmente, que “ele” viveria e ocuparia o trono para sempre; mas a interpretação natural é aquela que a remeteria à sua posteridade e à perpetuidade do reinado de sua família ou descendentes. Uma promessa semelhante ocorre em outro lugar: 2 Samuel 7:13 , 2 Samuel 7:16 ; compare as notas no Salmo 18:50 . Não é algo incomum que Deus nos dê mais do que pedimos em nossas orações. A oferta de oração não é apenas o meio de garantir as bênçãos que pedimos, mas também de assegurar bênçãos muito mais importantes que não pedimos. Se a expressão fosse permitida, pode-se dizer que a oração “sugeriu” à mente divina a concessão de todas as bênçãos necessárias, ou indica tal estado de espírito da parte daquele que reza para que Deus “aproveite” para conferir bênçãos que não foram perguntados; como uma solicitação feita por uma criança a um dos pais para um favor específico é seguida não apenas pela concessão de “esse” favor, mas também por conceder outras em que a criança não pensou. O estado de espírito da parte da criança era o de “dispor” os pais para conceder bênçãos muito maiores.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 21: 4 . Ele pediu vida Nova vida dentre os mortos; sua ressurreição; o mesmo que significa o desejo de seu coração, Salmos 21: 2 . Isaías diz: Quando você fizer da sua alma uma oferta pelo pecado, ele prolongará seus dias. A duração de dias para todo o sempre é uma expressão que, por mais que alguns entendam de Davi e seus sucessores no trono, possa sem nenhum grau de propriedade pertencer a ele ou a eles, mas como se referindo àquele rei para sempre, que era de a linhagem de Davi, e cujo reino não terá fim. Ver Lucas 1: 32-33 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 21: 4 . Ele pediu a vida de ti – Aplicado a Davi, isso significa, Ele pediu apenas a preservação de sua vida curta e mortal, que muitas vezes era exposta aos maiores riscos. E você lhe deu longos dias para sempre e sempre – Você lhe deu uma vida longa e reinou aqui, e depois disso o traduziu para viver com você para sempre. Mas isso foi muito mais eminentemente cumprido em Cristo, que pediu a vida de seu Pai, ou para ser salvo da morte ( Hebreus 5: 7 ), embora com submissão à sua vontade: mas seu Pai, apesar de achar necessário tirar sua vida temporal, mas instantaneamente lhe deu outra, e muito mais nobre, em vez dela, até a posse perfeita de uma vida eterna e mais gloriosa, tanto em sua alma quanto em seu corpo, à sua mão direita.

Comentário de E.W. Bullinger

vida: isto é, vida de ressurreição. Compare Isaías 53:10 . Hebreus 2: 10-18 ; Hebreus 5: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Ele pediu a vida de ti – Este versículo fez com que alguns intérpretes entendessem a doença, a recuperação e a prometida adição de Salmo da Ezequias à sua vida de quinze anos; mas pode ser mais literalmente entendido do Messias, de quem Davi era o tipo e, em vários aspectos, o representante.

Comentário de John Calvin

4. Ele pediu a vida de ti. Este versículo confirma o que eu disse anteriormente, que esse salmo não deve ser limitado à pessoa de qualquer homem. A vida de Davi, é verdade, foi prolongada para um período avançado, de modo que, quando ele partiu deste mundo, ele era um homem velho e cheio de dias; mas o curso de sua vida foi muito curto para ser comparado a esse período de dias, que se diz ser de muitas idades. Mesmo se considerarmos o tempo desde o início do reinado de Davi até o cativeiro da Babilônia, esse período de dias não será compensado e completado em todos os sucessores de Davi. Davi, portanto, sem dúvida, compreende o Rei Eterno. Há aqui uma comparação tácita entre os primórdios deste reino, que eram obscuros e desprezíveis, ou melhor, cheios dos perigos mais graves e que se aproximavam do desespero; e a incrível glória que se seguiu, quando Deus, isentando-a do monte comum de outros reinos, elevou-a quase acima dos céus. Pois não é uma recomendação comum deste reino, quando se diz, que perdurará enquanto o sol e a lua brilharem nos céus ( Salmos 72: 1 ). Davi, portanto, ao dizer que pediu vida, tacitamente aponta para as circunstâncias angustiantes às quais ele costumava ser reduzido; e o significado é: Senhor, desde que você chamou seu servo para a esperança do reino por sua santa unção, a condição dele era tal que ele considerou uma bênção singular ser resgatada das garras da morte; mas agora, ele não apenas, por tua graça, escapou em segurança dos perigos que ameaçavam sua vida: você também prometeu que seu reino continuará por muitas eras em seus sucessores. E serve pouco para ampliar a graça de Deus, que ele garantiu conferir a um homem pobre e miserável, que estava quase no ponto da morte, não apenas em sua vida – quando, em meio aos perigos que a ameaçavam, ele tremendamente pediu apenas suas preservações – mas também a inestimável honra de elevá-lo à dignidade real e de transmitir o reino à sua posteridade para sempre. Alguns expõem o versículo assim: – Deu-lhe a vida que ele pediu, mesmo que prolongasse seus dias para todo o sempre. Mas isso me parece uma interpretação fria e tensa. Devemos ter em vista o contraste que, como eu disse, é feito aqui entre os fracos e desprezíveis começos do reino, e a inesperada honra que Deus conferiu a seu servo, ao chamar a lua para testemunhar que sua semente nunca deve falhar. . O mesmo foi exemplificado em Cristo, que, por desprezo, ignomínia, morte, sepultura e desespero, foi ressuscitado por seu Pai para a soberania do céu, para sentar-se à mão direita do Pai para sempre e longamente para ser o juiz do mundo.

Comentário de John Wesley

Ele te pediu vida, e tu a deste a ele, mesmo dias para sempre e sempre.

Para sempre – Você lhe deu uma vida longa e reinou aqui, e depois disso o traduziu para viver com você para sempre. Mas isso foi mais eminentemente cumprido em Cristo, que pediu a seu pai, vida ou para ser salvo da morte, Hebreus 5: 7 , embora com submissão à sua vontade; mas seu pai, embora achasse necessário tirar seu tempo a vida, no entanto, instantaneamente lhe deu outra, muito mais nobre, até a posse perfeita de uma vida eterna, tanto em sua alma quanto em seu corpo, à sua mão direita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *