Estudo de Deuteronômio 33:3 – Comentado e Explicado

Sim, ele ama os povos. Todos os seus santos estão ao abrigo da sua mãoestão sentados a seus pés para receber as suas palavras.
Deuteronômio 33:3

Comentário de Albert Barnes

“O povo” são as doze tribos, não os gentios; e seus santos se referem ao povo escolhido de Deus antes de falar. Compare Deuteronômio 7:18 , Deuteronômio 7:21 ; Êxodo 19: 6 ; Daniel 7: 8-21 .

Comentário de Thomas Coke

Ver. 3. Sim, ele amava o povo Durell, de acordo com Houbigant, depois do samaritano, torna esse versículo assim;

Ó Pai amoroso do povo! Todos os santos estão à tua mão; Cairão aos teus pés; Eles receberão das tuas palavras.

Todos os santos parecem significar, os mais justos entre as multidões da casa de Israel, o povo, mencionado na linha anterior. A tua mão pode ser renderizada assim, ou perto da tua mão: para indicar a espera e a disponibilidade constante de bons homens para cumprirem os mandamentos de Deus; ou pode ser prestado sob a tua mão; ou seja, sob o seu cuidado e proteção. Veja Noldius, Ê 6. e 30.

Comentário de Adam Clarke

Sim, ele amou o povo – Esta é a inferência que Moisés faz dessas aparências gloriosas, que Deus realmente amou o povo; e que todos os seus santos, ????? kedoshaiv , o povo que ele havia consagrado a si mesmo, estavam sob sua bênção especial; e que, a fim de torná-los uma nação santa, Deus havia demonstrado sua glória no monte Sinai, onde se prostraram aos seus pés com a mais humilde adoração, prometendo sinceramente a mais afetuosa obediência; e que Deus lhes havia ordenado uma lei que devia ser de posse e herança dos filhos de Jacó, Deuteronômio 33: 4 . E para coroar o todo, ele não apenas os abençoou como legisladores, mas também garantiu ser seu rei, Deuteronômio 33: 5 .

O Dr. Kennicott propõe traduzir os cinco versículos inteiros assim:

Comentário de John Wesley

Sim, ele amava o povo; todos os seus santos estão nas tuas mãos; e eles se sentaram aos teus pés; cada um receberá das tuas palavras.

O povo – As tribos de Israel. O sentido é que essa lei, embora entregue com fogo, fumaça e trovão, que pode parecer pressagiar nada além de ódio e terror, ainda que na verdade foi dada a Israel, com grande amor, como sendo o grande meio de sua salvação temporal e eterna . Sim, ele abraçou o povo e o colocou em seu seio! assim significa a palavra, que fala não apenas o amor mais querido, mas a proteção mais terna e cuidadosa. Todos os santos ou santos de Deus, isto é, seu povo, estavam em suas mãos, isto é, sob o cuidado de Deus para protegê-los, direcioná-los e governá-los. Estas palavras são ditas a Deus: a mudança de pessoas, dele e de ti, é mais frequente na língua hebraica. Esta cláusula pode observar ainda mais a bondade de Deus para com Israel, ao defendê-los quando a lei inflamada foi proferida, o que foi feito com tanto terror que não apenas o povo estava pronto para afundar sob ela, mas também Moisés temia e tremia demais. Mas Deus apoiou Moisés e o povo, na sua mão ou por ele, de maneira que ele os cobriu de maneira que nenhum mal lhes pudesse acontecer.

Aos teus pés – Como eruditos para receber instruções. Ele faz alusão ao lugar onde as pessoas esperavam quando a lei foi proferida, que ficava aos pés do monte.

Todos – O povo receberá ou se submeterá às tuas instruções e ordens. Isso pode respeitar também, os povos prometem, quando ouvem a lei, que ouvirão e farão tudo o que foi ordenado. Ou, seu dever de fazê-lo.

Comentário de John Calvin

3. Sim, ele amava o povo. (308) Se for preferível aplicar isso aos gentios, a sentença deve ser assim resolvida: “Embora Ele ame todos os seres humanos, ainda assim Seus santos são honrados com Seu favor peculiar, na medida em que zela pela segurança deles”; mas é mais correto expô-lo como se referindo apenas aos filhos de Abraão, a quem Ele chama de “povos”, porque, devido à multidão em que haviam crescido, em suas diversas tribos, eles poderiam ser considerados como muitas nações. . E uma vez que a partícula ?? , aph, (309) significa prolongamento do tempo, como adhuc em latim, o sentido a seguir será muito satisfatório, que, embora os descendentes de Abraão tenham sido divididos em várias raças e, portanto, pareçam não ser mais uma única família, no entanto, Deus ainda continuava a considerá-los todos com carinho, e seus números e divisões não o impediam de considerá-los um único corpo. A soma é que o favor de Deus para com eles não se extinguiu, nem pelo progresso do tempo, nem pelo aumento do povo; mas que era constantemente estendido à raça de Abraão, por mais longe ou amplamente que fosse.

No entanto, deve-se observar que, como prova de Seu amor, atualmente é acrescentado que eles estavam nas mãos de Deus. Portanto, inferimos que, desde o momento em que Deus nos abraçou com Seu favor, Ele é o guardião seguro de nossa segurança; de onde também surge a firme garantia da vida eterna. A mudança de pessoa, do terceiro para o segundo, não gera obscuridade no significado. Visto que muitos hipócritas se misturavam com os fiéis – pois a Igreja de Deus sempre foi como uma eira (310) – Moisés restringe essa graça especial de Deus àqueles que voluntariamente se submetem a Ele, e com piedosa capacidade de aprender a adotar esta instrução. , pelo qual sinal ele distingue entre os verdadeiros filhos de Deus e os espúrios ou degenerados, que falsamente assumem o nome. Onde está minha tradução: “Eles se apegaram aos seus pés”, outros traduzem as palavras: “Eles foram atingidos aos seus pés”, mas, em meu julgamento, de maneira restrita. Outros extraem dele uma peça útil de instrução, que “eles foram subjugados pelos castigos de Deus, a fim de lhe dar obediência”; mas a metáfora é bastante tirada dos discípulos, que, segundo o uso comum da língua hebraica, são sentados aos pés de seus mestres, a fim de comparecer com mais diligência. E isso é confirmado pelo contexto, pois se diz que os fiéis se apegaram aos pés de Deus, para que pudessem receber essas palavras, ou seja, lucrar com Sua instrução.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 33: 3 . Ele amava o povo – as tribos de Israel. O sentido é que essa lei, embora entregue com fogo, e fumaça e trovão, que pode parecer pressagiar nada além de ódio e terror, ainda que na verdade foi dada a Israel com grande amor, como sendo o grande meio de sua vida temporal e eterna salvação. Sim, ele abraçou o povo e o colocou em seu seio! Assim, a palavra significa, que fala não apenas o amor mais querido, mas a proteção mais terna e cuidadosa. Todos os santos ou santos de Deus, isto é, seu povo, estavam em suas mãos, isto é, sob os cuidados de Deus, para protegê-los, direcioná-los e governá-los. Estas palavras são ditas a Deus; a mudança de pessoas, dele e teu, é mais frequente na língua hebraica. Essa cláusula pode significar ainda mais a bondade de Deus para com Israel, ao defendê-los quando a lei inflamada foi proferida, o que foi feito com tanto terror que não apenas o povo estava pronto para afundar sob ela, mas também Moisés temia e tremia demais. Mas Deus sustentou Moisés e o povo, na ou por sua mão, pela qual ele, de certa maneira, os cobriu, para que nenhum mal lhes pudesse acontecer. Aos teus pés – Como eruditos, para receber instruções. Ele faz alusão ao lugar onde as pessoas esperavam quando a lei foi proferida, que ficava aos pés do monte. Todos – O povo receberá ou se submeterá às tuas instruções e ordens. Isso pode respeitar a promessa do povo, quando ouviram a lei, de que ouvissem e fizessem tudo o que foi ordenado; ou, seu dever de fazê-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

Amado. Hebraico “ama” . Chabab, usado somente aqui, e apenas do amor de Jeová por Israel.

mão . . . pés. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Eles se sentaram. Figura do discurso Synecdoche (de parte). App-6. Coloque para o ensino assim recebido.

receberá = furo, ou levado.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

1 Samuel 2:9 – Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.

Salmos 31:15 – O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.

Salmos 47:4 – e escolheu para nós a nossa herança, o orgulho de Jacó, a quem amou. Pausa

Salmos 50:5 – “Ajuntem os que me são fiéis, que, mediante sacrifício, fizeram aliança comigo”.

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

Oséias 11:1 – “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.

Malaquias 1:2 – “Eu sempre os amei”, diz o Senhor. “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ “Não era Esaú irmão de Jacó? “, declara o Senhor. “Todavia eu amei Jacó,

Lucas 2:46 – Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas.

Lucas 8:35 – e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.

Lucas 10:39 – Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *