Estudo de Mateus 15:13 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz.
Mateus 15:13

Comentário de Albert Barnes

Toda planta … – A doutrina religiosa não é comparada de maneira inadequada a uma planta. Ver 1 Coríntios 3: 6-8 . É plantada na mente com o objetivo de produzir frutos na vida, ou conduta correta. Jesus aqui diz que todas as doutrinas das quais seu Pai não era o autor devem ser enraizadas ou corrigidas. As falsas doutrinas dos fariseus, portanto, devem ser atacadas, e não era de admirar se estavam indignadas. Não poderia ser ajudado. Era seu dever atacá-los. Ele não ficou surpreso por estarem furiosos; mas, apesar de sua oposição, sua doutrina deve ser destruída.

Comentário de E.W. Bullinger

Toda planta. Implicando os escribas, etc., pela figura do discurso Hypocatastaais. Veja nota em “cães” , Mateus 15:26 , e em “fermento” ( Mateus 16: 6 ).

plantar. Grego. futeia. Ocorre apenas aqui.

celestial. Grego. ouranios. Veja nota em Mateus 6:14 .

Comentário de John Calvin

13. Toda planta. Como o sucesso indiferente da doutrina feriu suas mentes fracas, Cristo pretendia remediar esse mal. Agora, o remédio que ele propõe é que os homens de bem não devem se afligir ou ter menos reverência pela doutrina, embora para muitos seja uma ocasião de morte. É uma visão equivocada dessa passagem que alguns adotaram: que todas as invenções dos homens e tudo o que não procede da boca de Deus devem ser enraizadas e perecer; pois foi antes aos homens que Cristo se referiu, e o significado é que não há razão para pensar se a doutrina da salvação se provará mortal para os réprobos, porque eles sempre são levados de cabeça para a destruição a que estão condenados.

Pelas pessoas que foram plantadas pela mão de Deus, devemos entender aqueles que, por sua livre adoção, foram enxertados na árvore da vida, como Isaías também, ao falar da Igreja renovada pela graça de Deus, chama é um ramo plantado pelo Senhor ( Isaías 60:21 .) Agora, como a salvação depende unicamente da eleição de Deus, os réprobos devem perecer, de qualquer maneira que isso possa ser efetuado; não que eles sejam inocentes e livres de toda culpa, quando Deus os destrói, mas porque, por sua própria malícia, eles se voltam para a destruição tudo o que lhes é oferecido, por mais salutar que seja. Para aqueles que perecem de bom grado, o evangelho se torna, como Paulo nos assegura, o sabor da morte até a morte ( 2 Coríntios 2:16 😉 pois, embora seja oferecido a todos pela salvação, ele não produz esse fruto senão os eleitos. Pertence a um professor fiel e honesto regular tudo o que ele apresenta diante da vantagem de todos; mas sempre que o resultado for diferente, vamos nos consolar com a resposta de Cristo. É lindamente expressa pela parábola que a causa da perdição não está na doutrina, mas que os réprobos que não têm raiz em Deus, quando a doutrina é apresentada a eles, jogam fora seu veneno oculto e, assim, aceleram a morte. a que eles já estavam condenados.

Que meu Pai celestial não plantou. Hipócritas, que parecem por um tempo ter sido plantados como boas árvores, são particularmente descritos por Cristo; para os epicuristas, notáveis ??pelo desprezo aberto e vergonhoso a Deus, não se pode dizer adequadamente que se assemelham às árvores, mas a descrição deve se aplicar aos que adquiriram celebridades por alguma aparência vã de piedade. Tais eram os escribas, que se elevavam na Igreja de Deus como os cedros no Líbano, e cuja revolta poderia parecer mais estranha. Cristo poderia ter dito que é certo que pereçam aqueles que com desdém rejeitam a salvação; mas ele se eleva e afirma que ninguém permanecerá firme, a menos que sua salvação seja garantida pela eleição de Deus. Por essas palavras, ele declara expressamente que a primeira origem de nossa salvação flui daquela graça pela qual Deus nos elegeu para sermos seus filhos antes de sermos criados.

Comentário de Adam Clarke

Toda planta – toda plantação. Então, eu traduzo f?te?a , e por isso é traduzido na versão Itala que acompanha o texto grego no Codex Bezae, omnis plantatio , e assim a palavra é traduzida por Suidas. Isso dá uma guinada diferente para o texto. Os fariseus, como um corpo religioso, eram agora uma plantação de árvores, que Deus não plantou, regou ou possuía; portanto, devem ser enraizadas, não deixadas para murchar e morrer, mas para os caçadores e para os que arraigam. , (exércitos romanos), deveriam se opor e destruí-los, e a igreja cristã deveria ser plantada em seu lugar. Desde a dispersão geral dos judeus, creio que esta seita deixou de existir como um corpo separado, entre os descendentes de Jacó. A primeira das constituições apostólicas começa assim: Te?? f?te?a ? ?a?????? e????s?a, ?a? aµpe??? a?t?? e??e?t?? . A Igreja Católica é a plantação de Deus e sua vinha escolhida.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:13 . Toda planta , etc. – Toda plantação, , ?te?a, isto é, doutrina. A metáfora era familiar na época de nosso Senhor, e ainda é usada pelos escritores judeus, com quem puxar plantações significa “negar artigos de fé”. Veja Heylin e Wetstein.

Comentário de Spurgeon

Mateus 15:13 . Mas ele respondeu e disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será enraizada.

Ele não tinha nenhuma ternura peculiar em relação a eles, eles não eram plantas da plantação de seu Pai: eles mereciam ser enraizados e seus ensinamentos eram tão totalmente falsos que, se ele se ofendeu, ficou satisfeito por fazê-lo.

Mateus 15:14 . Deixe-os em paz: eles são líderes cegos dos cegos. E se o cego guiar o cego, ambos cairão na vala.

O mau professor e aquele que é mal ensinado, pois ambos são responsáveis, cairão na vala. Ninguém pode impor inteiramente o pecado de ser mal direcionado ao padre ou ao professor. Ele não tinha nenhum negócio para se submeter a ele. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito séria para um homem que não conhece a Deus tentar ensinar as coisas de Deus. Conheço um homem que, em um certo local de culto, estava profundamente convencido do pecado – as flechas de Deus grudavam nele e, estando em grande angústia, ele foi ao ministro e contou como sentia o peso de sua culpa. O ministro disse-lhe: “Meu querido amigo, eu realmente não tinha nenhuma intenção de deixá-lo desconfortável – o que foi que eu disse? – Vou receber o sermão – sinto muito, mas realmente não sei nada sobre isso. ” O homem disse: “Você nos disse que devemos nascer de novo.” “Oh!”, Disse o ministro, “isso foi feito para você quando criança – seus pais fizeram”. “Você sabe, senhor, precisamos nos converter.” “Bem, realmente eu não entendo. Receio ter incomodado você desnecessariamente. Nosso amigo, no entanto, não deveria ser adiado; ele procurou e encontrou um Salvador. Mas quão terrível é quando os cegos os guiam: ambos cairão na vala.

Mateus 15:15 . Então respondeu Pedro e disse-lhe: Declara-nos esta parábola.

E Jesus disse: Vocês também ainda não entendem? Ainda não entendeis que tudo o que entra pela boca entra no ventre e é lançado no calado? Mas as coisas que procedem da boca saem do coração; e eles contaminam o homem. Pois do coração procedem maus pensamentos, assassinatos, adultérios, fornicações, roubos, falsas testemunhas, blasfêmias. Estas são as coisas que contaminam um homem; mas comer com mãos sujas não contaminará um homem. Não há contaminação sobre isso. A limpeza deve ser observada, mas não o mero ato de lavar apenas por causa disso, toda vez que você come pão, que não contamina um homem; mas oh! que contaminação existe no mau pensamento, na ira que gera assassinato, na luxúria que leva ao adultério e à fornicação, na cobiça que gera roubo, e no coração falso que leva ao falso testemunho e na mente profana que leva à blasfêmia. Oh! que Deus purificaria nossos pensamentos secretos, o centro de nossos corações, pois até que a fonte seja purificada, a corrente que sai dela não pode ser pura.

Mateus 15: 21-22 . Então Jesus foi dali e partiu para as costas de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher de Canaã saiu das mesmas costas e clamou a ele, dizendo: Tem piedade de mim, ó Senhor, filho de Davi; minha filha está gravemente irritada com o diabo.

“Mas ele respondeu a ela nem uma palavra.” Quão doloroso esse silêncio deve ter sido! Em que suspense ela estava.

Mateus 15:23 . Mas ele não respondeu uma palavra. E vieram seus discípulos e rogaram-lhe, dizendo: Manda-a embora, porque ela clama após nós.

Eles estavam sob um erro. Ela não chorou atrás deles: sabia mais do que isso: chorou depois do Senhor, depois do grande Filho de Davi, não depois deles, mas, no entanto, os perturbou.

Mateus 15:24 . Mas ele respondeu e disse: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

O ministério pessoal de Cristo estava confinado aos judeus. Ele veio como Salvador para resgatar toda a humanidade, mas como pregador era ministro da circuncisão, e passou a falar apenas a Israel.

Mateus 15:25 . Então veio ela e o adorou, dizendo: Senhor, ajude-me.

Sua oração ficou mais curta e ela ficou mais intensa, mais enérgica, mais determinada a ganhar a bênção. “Senhor, me ajude.”

Mateus 15: 26-28 . Mas ele respondeu e disse: Não é bom pegar o pão das crianças e jogá-lo nos cachorros. E ela disse: Verdade, Senhor; todavia, os cães comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então Jesus respondeu e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé; seja em ti como quiseres. E a filha dela ficou completa a partir daquela mesma hora.

Oh! você pode exercer uma fé semelhante em Cristo? Nesse caso, você receberá uma bênção semelhante. Apenas acredite nele, apenas decida-se e, por maior que seja a misericórdia, não pode ser muito grande para ele doar, e acredite que ele o dará, descanse sobre ele para concedê-lo, e você o terá. Deus conceda que muitos possam recebê-lo exatamente nesta hora.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 13: 1-23 ; Mateus 15: 13-28 . 1 Coríntios 3: 17-23 .

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será enraizada.

Toda planta – isto é, toda doutrina.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *