Estudo de Isaías 27:9 – Comentado e Explicado

Assim foi expiado o crime de Jacó, e este é o resultado do perdão de seu pecado: ele quebrou as pedras dos altares, como se trituram as pedras de cal; as estacas sagradas e os monumentos ao sol não se erguem mais,
Isaías 27:9

Comentário de Albert Barnes

Por este – Este versículo declara todo o projeto do castigo dos judeus. Foram tirados do templo, da cidade e da terra; foram removidos dos bosques e altares da idolatria pelos quais haviam sido tantas vezes levados ao pecado; e o objetivo era preservá-los a partir de agora, para que não voltassem à sua idolatria acostumada.

A iniqüidade de Jacó – O pecado do povo judeu, e particularmente sua tendência à idolatria, que era o seu pecado facilmente envolvente.

Seja expurgado – (veja a nota em Isaías 1:25 ).

E isso é todo o fruto – e esse é todo o “objeto” ou “design” de seu cativeiro e remoção para a Babilônia.

Quando ele fizer todas as pedras do altar como pedras de giz – Ou seja, o Senhor fará com que as pedras dos altares sejam criadas em homenagem aos ídolos como pedras de giz; ou os jogará no chão e os espalhará como pedras que são facilmente batidas em pedaços. A sensação é de que o Senhor, durante o cativeiro na Babilônia, derrubaria os lugares onde eles tinham adorado ídolos.

Os bosques e as imagens não devem se levantar – Os bosques consagrados aos ídolos e as imagens nele erguidas (veja a nota em Isaías 17: 8 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 27: 9-11 . Por isso, portanto, & c.— Por isso, & c.— E isso será todo o fruto de remover seu pecado, que ele faça todas as pedras do altar como pedras de giz batidas em pedaços, & c. Isaías 27:10 porque a cidade derrotada [Babilônia] será desolada; uma mansão quebrada em pedaços e deixada, etc. Nada pode responder mais comodamente a um estado florescente da igreja, do que a pureza da doutrina e adoração daquela igreja; por meio de que, sendo libertado da superstição, idolatria e das ridículas cerimônias da religião falsa e renunciando totalmente a esses vícios, serve a Deus em espírito e verdade, com mãos puras e um coração reto; e este é o atributo que o profeta aqui reivindica à igreja libertada; em que ele descreve, primeiro, metaforicamente ou misticamente, esse atributo de pura doutrina e adoração; Isaías 27: 9 em segundo lugar, ele acrescenta a razão e o argumento, retirados do estado da cidade derrotada, que se pensava ser a principal mãe da idolatria e superstição; a saber, Babilônia, o julgamento sobre quem está relacionado adequadamente no versículo 10 e figurativamente no 11º. O significado do nono versículo é o seguinte: “Portanto, porque todo castigo e castigo da igreja tem por fim a purificação da igreja, a iniquidade de Jacó será purificada por essa mesma coisa:” isto é, Jacó deve obter remissão de pecados e a garantia desse benefício; e com remissão de pecados, uma libertação dos males e calamidades que o oprimem: E este será todo o fruto de seu pecado removido: ou seja: “Este será um sinal e argumento indubitável da remoção total de seus pecados, ou seja, que ele faça todas as pedras do altar, etc. – que destrua todos os monumentos da idolatria e, por meio disso, mostre seu apego ao Deus verdadeiro “. No versículo seguinte, a razão para fazê-lo é subordinada; porque a cidade derrotada, aquela Babilônia que tanto confiava em seus ídolos, se tornou solitária e completamente destruída. É notável que os judeus, depois do cativeiro babilônico, nunca tenham caído na idolatria. O leitor observará facilmente que Babilônia é mencionada no versículo 11 metaforicamente, sob a imagem de uma árvore enraizada, murcha e adequada apenas para o fogo. Alguns entendem pelas mulheres daqui, os medos, que eram um povo efeminado e luxuoso. Essa profecia pode se referir não apenas à Babilônia, mas também a outras cidades famosas e idólatras, como Antioquia e Persépolis, a última das quais particularmente incendiada por uma mulher. Veja Quint. Curt. lib. vc 7. e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 27: 9 . Por isso, portanto – Por esse modo de lidar de Deus com seu povo; a iniquidade de Jacó será expurgada – hebraico, ???? , expiado ou perdoado: isto é, por esses castigos, Jacó será levado ao verdadeiro arrependimento e, em conseqüência, será perdoado. E isso é tudo fruto – O efeito projetado para ser produzido, por essas severas correções; tirar o pecado – Não destruir o pecador, pois outros são freqüentemente destruídos pelas calamidades trazidas sobre eles, mas apenas tirar a culpa e o poder de seus pecados; quando ele, & c. – Qual pecado de Jacó será removido e a punição removida, quando ele der uma evidência da realidade de seu arrependimento que destrua todos os objetos, instrumentos, meios e sinais de idolatria da terra; quando ele faz as pedras do altar – ou seja, o altar idólatra, ou altares, como pedras de giz – isto é, quebrado em pequenos pedaços e reduzido a pó e pó. Possivelmente ele pode dizer, o altar, com relação àquele altar em particular que Acaz havia estabelecido no lugar do altar de Deus; e essa profecia pode ser proferida no tempo de Acaz, enquanto o altar estava em pé e era usado. Ele parece aludir à demonstração de Moisés de seu detestamento da idolatria, pegando o bezerro de ouro, queimando-o e moendo-o em pó: e ele sugere que, quando o arrependimento deles fosse sincero, ele se descobriria de maneira semelhante. Deve-se observar que todos os pecados de natureza hedionda, os judeus, até serem levados em cativeiro, eram mais inclinados à idolatria e, principalmente por esse pecado, à maioria dos julgamentos de Deus, que até então haviam sofrido, foi infligido a eles. Mas dessa inclinação mais irracional e perversa, eles foram em grande parte curados por aquele severo castigo, os setenta anos de cativeiro na Babilônia. Os bosques e as imagens não devem se levantar – Serão derrubados com desprezo e indignação.

Comentário de Adam Clarke

Os bosques “E se os bosques” – ??? velo . Quatro MSS., Dois antigos, de Kennicott e um antigo, com a Septuaginta; isso faz um sentido mais completo.

Comentário de John Calvin

9. Portanto, dessa maneira a iniquidade de Jacó será expiada. Depois de falar do castigo do povo, ele começa a declarar com mais clareza que o Senhor promove os interesses de seu povo por esses castigos, para que eles se beneficiem deles. Ele mencionou isso anteriormente, mas agora ele explica mais detalhadamente que todos os castigos infligidos por Deus tenderão a lavar os pecados de seu povo, para que assim eles se reconciliem com Deus.

Surge uma pergunta: nossos pecados são expiados pelas listras com as quais Deus nos castiga? Pois, se é assim, segue-se que devemos satisfazer a Deus por nossos pecados, como ensinam os papistas. Essas duas coisas estão intimamente ligadas. Se Deus nos castiga por nossos pecados, a fim de expiá-los, quando os castigos não são infligidos, deve haver satisfação em seu quarto. Mas essa dificuldade será facilmente removida, se considerarmos que aqui o Profeta não lida com a questão, se merecemos o perdão dos pecados por causa de nossas obras, ou se os castigos que Deus inflige a nós podem ser considerados como reparando eles. Ele simplesmente mostra que os castigos são os remédios pelos quais Deus cura nossas doenças, porque costumamos abusar de sua bondade e paciência. Deus deve, portanto, levar-nos ao reconhecimento de nossos pecados e à paciência; e, assim, os castigos que Ele inflige como castigos por nossos pecados são remédios, porque nossos desejos podem ser consumidos por eles como pelo fogo, (203) aos quais também as Escrituras os comparam com freqüência. ( Salmos 66:10 .) Em nenhum sentido eles podem produzir satisfação, mas os homens são preparados por eles para o arrependimento. Portanto, ele mostra, portanto, que os piedosos não têm motivos para exclamar contra os castigos de Deus, e que devem reconhecer, pelo contrário, que sua salvação é assim promovida, porque, caso contrário, não reconheceriam a graça de Deus. Se alguém desejar receber uma resposta curta, podemos dizer em uma única palavra que os castigos expiam nossas ofensas indiretamente, mas não diretamente, porque nos levam ao arrependimento, o que, por sua vez, nos leva a obter o perdão. de pecados.

E isso é todo o fruto, a remoção de seu pecado. Alguns a traduzem no caso genitivo, “o fruto da remoção de seu pecado”; mas eu prefiro ler no caso nominativo. ?? , ( cho ,) todos , freqüentemente significa “grande e abundante”; e, portanto, denota o fruto abundante pelo qual os castigos serão seguidos. Em uma palavra, ele pretende recomendar-nos os castigos de Deus com base em sua utilidade, para que os piedosos os portem com calma e moderação, quando sabem que por meio deles são expurgados e preparados para a salvação. (204) E imediatamente depois o Profeta explica seu significado mais claramente ao falar em abolir superstições. Enquanto o povo de Israel gozava de prosperidade, não pensava em arrependimento; pois é natural para os homens que a prosperidade os torne insolentes e os endureça cada vez mais. Ele, portanto, mostra como, ao castigar seu povo, Deus também tira o pecado deles, porque, tendo anteriormente se entregado à iniquidade e se empenhado em pecar mais em conseqüência de sua bondade e tolerância, agora eles saberão que foram justamente punidos, e mudará sua vida e conduta.

Quando ele tiver feito todas as pedras do altar. Aqui Isaías, por uma figura de linguagem, exibe uma única classe, de modo a explicar o todo por meio de uma parte, e descreve em termos gerais a remoção da idolatria e superstições; pois ele não fala do altar que foi consagrado a Deus, mas do que eles haviam erguido aos seus ídolos. Assim, quando as pedras dela forem quebradas e os ídolos jogados e destruídos, de modo que nenhum vestígio de superstição seja visto, a iniquidade do povo será removida ao mesmo tempo.

Por isso, deve-se observar, em primeiro lugar, que não devemos esperar perdão do Senhor, a menos que nos arrependamos igualmente de nossos pecados; pois todo aquele que se lisonjeia deve ser objeto da ira de Deus, (205) a quem ele não cessa de provocar, e nossa iniqüidade é removida somente quando somos movidos por um verdadeiro sentimento de arrependimento. Em segundo lugar, deve-se observar que, embora o arrependimento seja um sentimento interior do coração, ele produz seus frutos diante dos homens. Em vão, professamos que tememos a Deus, se não dermos evidência disso por obras externas; pois a raiz não pode ser separada de seus frutos. Em terceiro lugar, deve-se inferir que a idolatria é mencionada principalmente aqui, porque é a fonte de todos os males. Enquanto a pura adoração a Deus e a verdadeira religião forem mantidas, também haverá espaço para os deveres da bondade fraterna, que necessariamente fluem dela; mas quando abandonamos a Deus, ele nos permite também cair em todo tipo de vícios. E é por essa razão que, sob o nome de idolatria, ele inclui igualmente outros atos de maldade. Além disso, vemos que ele condena não apenas estátuas e imagens, mas tudo o que foi inventado pelos judeus, contrário à injunção da lei; e, portanto, segue-se que ele deixa de lado todo tipo de adoração falsa.

Que bosques e imagens podem nunca subir novamente. Ao acrescentar isso, ele mostra quão fortemente Deus abomina a idolatria, cuja lembrança ele deseja que seja completamente apagada, de modo que nem um traço disso seja visto a partir de agora. No entanto, o Profeta pretendia expressar algo mais, a saber, que nosso arrependimento deve ser de tal natureza que devemos perseverar firmemente nele; pois não diremos que é verdadeiro arrependimento, se alguém, por um súbito impulso de sentimento, abaterá superstições e, posteriormente, gradualmente permitirá que brotem e brotem; como vemos ser o caso de muitos que, a princípio, queimam com alguma aparência de zelo e depois esfriam. Mas aqui o Profeta descreve tanta firmeza que aqueles que deixaram de lado sua imundície e poluição mantêm sua pureza até o fim.

Comentário de John Wesley

Por isso, portanto, a iniquidade de Jacó será purgada; e este é todo o fruto para tirar o seu pecado; quando ele faz todas as pedras do altar como pedras de giz que são batidas ao sol, os bosques e as imagens não se levantam.

Por isto – Por esta maneira de Deus lidar com eles.

Quando – Que pecado de Jacó será expurgado, quando ele se arrepender verdadeiramente de todos os seus pecados, e especialmente de sua idolatria.

Altar – Seus altares idólatras. Possivelmente ele pode dizer o altar, com relação àquele altar em particular, que Acaz havia posto no lugar do próprio altar de Deus; e essa profecia poderia ser proferida no tempo de Acaz, enquanto o altar permanecesse.

Pedras de giz – Quando ele partir todos os bons altares.

Não aguentar – Será derrubado com desprezo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *