Estudo de Salmos 86:2 – Comentado e Explicado

Protegei minha alma, pois vos sou fiel; salvai o servidor que em vós confia. Vós sois meu Deus;
Salmos 86:2

Comentário de Albert Barnes

Preservar minha alma – preservar ou manter minha vida; pois assim a palavra traduzida como alma significa neste lugar, como geralmente ocorre nas Escrituras.

Pois eu sou santo – Margem: “Aquele a quem tu favoreces”. A palavra hebraica – ???? châsi^yd – significa propriamente, benevolente, gentil; então, bom, misericordioso, gracioso; e depois piedoso, piedoso. Salmo 30: 4 ; Salmo 31:23 ; Salmo 37:28 . O fundamento do argumento aqui é que ele era um amigo de Deus; e que era apropriado, por esse motivo, procurar proteção para ele. Ele não diz que era santo de tal maneira que tinha uma reivindicação a esse respeito a favor de Deus, ou que sua santidade pessoal era um fundamento de salvação; mas a idéia é que ele havia se dedicado a Deus e que, portanto, era apropriado procurar sua proteção em tempos de perigo. Uma criança procura proteção pelos pais, porque é criança; um cidadão olha para a proteção das leis, porque ele é um cidadão; e assim o povo de Deus pode lhe procurar proteção, porque é o seu povo. Em tudo isso, não há fundamento de mérito, mas há o reconhecimento do que é apropriado no caso e do que ele pode esperar e esperar.

Salve teu servo – salve-o de ameaçar perigo e da morte.

Isso confia em ti – Porque eu confio ou confio em ti. Não vou a nenhum outro lugar para proteção; Eu não confio em mais ninguém. Eu olho somente para ti e faço isso com total confiança. Um homem que faz isso tem o direito de buscar proteção em Deus e esperar que Deus interponha em seu favor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 86: 2 . Pois eu sou santo porque eu sou o teu predileto. Mudge. Pois eu sou misericordioso. Verde; o que parece uma tradução muito apropriada; e é como se o salmista tivesse dito: “Mostre essa misericórdia para mim, que eu estou tão pronta e disposta a mostrar aos outros”. Parece, no entanto, nos Salmos 16:10 que a mesma palavra é peculiarmente apropriada para Cristo, o Santo de Deus: em que sentido ela pode ser bem entendida, conforme observamos no título.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 86: 2 . Preserve minha alma, pois sou santo – Santificado em certa medida pela tua graça e sinceramente dedicado ao teu serviço. Hebraico, ??? ???? , ani chasid, sou bom, misericordioso ou piedoso. Mostre-me aquela misericórdia que estou disposto e pronto para mostrar aos outros. Este Davi menciona, não de uma ostentação vã, mas como um argumento para levar Deus a responder às suas orações, porque ele era um daqueles tipos de homens cujas orações Deus havia feito a si mesmo, por sua promessa e convênio, ouvir; e em parte por meio de justificação justa e necessária de si mesmo das censuras de seus inimigos, que o representaram no mundo como um dissimulador e secretamente um homem muito perverso; a respeito do qual ele aqui faz um apelo solene a Deus, desejando audiência e ajuda dele em nenhuma outra condição senão que ele era verdadeiramente reto e justo diante dele. Que, a propósito, não manifesta mais arrogância do que quando em outros lugares professa seu grande amor a Deus e por ele anseia; sua sincera obediência a todos os mandamentos de Deus, e seu ódio por todos os caminhos falsos e coisas do gênero.

Comentário de Scofield

confia

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

alma. Hebraico. nephesh. App-13.

santo = aquele a quem Tu favoreces.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

confia = confia . Hebraico. batah, App-69.

Comentário de Adam Clarke

Preserve minha alma – mantenha-a como em um lugar forte.

Pois eu sou santo – ??? ???? ?? ki chasid ani , pois sou misericordioso. O espírito desta oração é,

“A misericórdia que eu demonstro aos outros,

Essa misericórdia me mostra! ”

Salve teu servo – há muito tempo te tomei como meu Mestre e Senhor; Eu recebo a palavra da tua boca e te obedeço.

Comentário de John Calvin

2. Preserve minha alma, pois sou manso. Aqui, o salmista apresenta dois outros argumentos pelos quais incitar a Deus para conceder-lhe socorro – sua própria gentileza para com os vizinhos e a confiança que ele depositou em Deus. Na primeira cláusula, ele pode parecer à primeira vista fazer algumas pretensões ao valor pessoal; no entanto, ele mostra claramente que nada estava mais longe de sua intenção do que insinuar que, por seus próprios méritos, ele havia colocado Deus sob a obrigação de preservá-lo. Mas a menção particular feita a sua clemência ou mansidão tende a exibir sob uma luz mais odiosa a maldade de seus inimigos, que haviam tratado tão vergonhosamente e com tanta desumanidade, um homem contra quem eles não poderiam cobrar uma acusação bem fundamentada e que esforçara-se ao máximo para agradá-los. (481) Visto que Deus se declarou defensor das boas causas e dos que seguem a justiça, Davi, não sem uma boa razão, testemunha que ele havia se esforçado para exercitar a bondade e a gentileza; que, a partir disso, pode parecer que ele foi muito requisitado por seus inimigos, quando eles agiram gratuitamente com crueldade contra um homem misericordioso. Mas como não seria suficiente para nossas vidas serem caracterizadas por bondade e retidão, uma qualificação adicional é subordinada – a de confiança ou confiança em Deus, que é a mãe de toda a verdadeira religião. Alguns, como sabemos, foram dotados de um grau tão alto de integridade, que obtiveram entre os homens o louvor de serem perfeitamente justos, assim como Aristides se gloriou por nunca ter causado tristeza a ninguém. Mas como aqueles homens, com toda a excelência de suas virtudes, estavam cheios de ambição ou inflados de orgulho, o que os fez confiar mais em si mesmos do que em Deus, não é surpreendente encontrá-los sofrendo o castigo de sua vaidade. Ao ler a história profana, estamos dispostos a maravilhar-nos com o fato de Deus ter abandonado o honesto, o túmulo e o temperado, às paixões enfurecidas de uma multidão perversa; mas não há razão para pensar nisso quando refletimos que essas pessoas, confiando em sua própria força e virtude, desprezavam a graça de Deus com toda a arrogância da impiedade. Criando um ídolo de sua própria virtude, eles desprezaram elevar os olhos para ele. Embora, portanto, possamos ter o testemunho de uma consciência aprovadora, e embora Ele possa ser a melhor testemunha de nossa inocência, se desejamos obter sua assistência, é necessário que confiemos nossas esperanças e ansiedades a ele. Se for contestado, que desta maneira a porta está fechada contra os pecadores, eu respondo, que quando Deus convida para si mesmo aqueles que são irrepreensíveis e retos em sua conduta, isso não implica que ele repele imediatamente todos os que são punidos por causa de seus pecados; pois eles têm uma oportunidade, se quiserem melhorar, de oração e reconhecimento de sua culpa. (482) , Mas se aqueles a quem nunca ofendemos injustamente nos atacam, temos terreno para dupla confiança diante de Deus.

Comentário de John Wesley

Preserve minha alma; porque eu sou santo; tu, meu Deus, salva o teu servo que em ti confia.

Santo – sinceramente dedicado ao teu serviço.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *