Estudo de Mateus 17:3 – Comentado e Explicado

E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
Mateus 17:3

Comentário de Albert Barnes

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias – Moisés, um ilustre servo de Deus, por quem a lei foi dada e cujas instituições tipificavam o Messias. Era particularmente apropriado que ele aparecesse quando suas profecias e tipos estavam prestes a ser cumpridos, e os ritos que ele instituíra estavam prestes a ser eliminados. Elias, ou Elias, um profeta distinto, levado para o céu sem ver a morte. Ver 2 Reis 2:11 . Elias fora honrado eminentemente por ser assim traduzido, e ainda mais por ser feito o modelo do precursor do Messias, Malaquias 4: 5 ; Lucas 1:17 ; Mateus 11:14 . Eles apareceram “em glória” Lucas 9:31 ; isto é, como eles estão no céu com a glória que os remidos têm lá.

Conversando com ele – Lucas Lucas 9:31 nos informa que eles conversaram sobre “sua morte, que ele deveria realizar em Jerusalém”. Para os espíritos redimidos, a morte era um objeto de intenso interesse. Pela fé naquela morte eles foram salvos; e agora que o Redentor da humanidade estava prestes a morrer, não é de admirar que este fosse o fardo de seus pensamentos e deles.

Lucas acrescenta Lucas 9:32 que “Pedro e os que estavam com ele estavam pesados ??com o sono”. Não é improvável que isso fosse durante a noite; que Jesus estava envolvido em oração; e que ele havia permitido que seus seguidores cansados ??se recompusessem para descansar. Foi depois que eles foram acordados que eles tiveram essa visão. Provavelmente o repentino esplendor, o brilho intenso os despertou do sono.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 17: 3-4 . E eis que – para aumentar a grandeza e solenidade da cena; apareceu-lhes – Ou seja, para os discípulos, assim como Jesus; Moisés e Elias – Lucas diz, dois homens, que eram Moisés e Elias, e Marcos, Elias com Moisés. Moisés, o grande legislador dos judeus, e Elias, que havia sido o mais zeloso restaurador e defensor da lei, apareceram nas glórias da imortalidade, com as quais os abençoados acima são adornados: conversando com ele – e, de acordo com Lucas, o O assunto de sua conversa foi: a morte que ele deveria realizar em Jerusalém, isto é, sua saída da vida atual, ou os sofrimentos e a morte pelos quais ele deveria expiar o pecado e efetuar a redenção da humanidade: um assunto mais importante de todos os outros e, portanto, o mais apropriado para empregar os pensamentos e línguas dessas personagens ilustres, as mais ilustres, certamente, que já haviam se reunido na Terra em um só lugar. Mas os três discípulos foram tomados com uma sonolência irresistível e caíram em um sono profundo. Eles acordaram, no entanto, tempo suficiente para ver a glória de Cristo e a dos dois homens que estavam com ele. Provavelmente, os raios de luz que saíam do corpo de Cristo, especialmente seu semblante, e as vozes de Moisés e Elias conversando com ele, causavam uma impressão tão grande em seus sentidos que os despertava. Levantando os olhos, portanto, eles devem ter ficado maravilhados além de qualquer medida quando viram seu Mestre na majestade de seu estado transfigurado, e seus ilustres assistentes, a quem eles poderiam saber ser Moisés e Elias por revelação, ou pelo que disseram: ou pelas apelações que Jesus lhes deu ao falar com eles. Pedro, particularmente, estando ao mesmo tempo com medo e feliz com a visão gloriosa, estava na maior confusão. No entanto, a antecipação de sua disposição o levou a dizer algo, e quando Moisés e Elias estavam saindo de Jesus, ele disse: Senhor, é bom estarmos aqui – Então, sem dúvida, eles o encontraram. Antes e depois dessa transfiguração, eles tiveram muitas temporadas refrescantes com seu Mestre, ouviram muitos sermões arrebatadores e viram muitos milagres maravilhosos; no entanto, em nenhum lugar e em nenhuma ocasião a não ser isso, eles já ouviram dizer: É bom estarmos aqui. Pedro imaginou, sem dúvida, que Jesus agora assumira sua dignidade; que Elias havia chegado, de acordo com a previsão de Malaquias; e que o reino finalmente se iniciou. Portanto, na primeira pressa de seus pensamentos, ele propôs fornecer algumas acomodações a Jesus e seus augustos assistentes, pretendendo, talvez, trazer o resto dos discípulos, com a multidão, da planície abaixo, para contemplar sua glória incomparável. Ele achou que isso era melhor para o seu mestre do que ser morto em Jerusalém. Ele disse, portanto, se você quiser, vamos fazer aqui três tabernáculos – Ele diz, três, não seis, porque os apóstolos desejavam estar com seu Mestre. Foram palavras de surpresa arrebatadora e, como Mark observa, muito impróprias. Mas, talvez, poucos em uma circunstância tão surpreendente pudessem ter sido perfeitamente donos de si mesmos.

Comentário de E.W. Bullinger

ver. Figura do discurso Asterismos (App-6), para enfatizar.

apareceu. App-106.

Moisés. Representando a lei e os que serão ressuscitados dentre os mortos. Veja nota em Mateus 8: 4 .

Elias = Elias. Representando aqueles “apanhados” sem morrer. Ambos mencionados em Malaquias 4: 4 , Malaquias 4: 5 .

conversando = conversando juntos. Em Lucas 9:31 “eles falaram de Sua morte” .

Comentário de John Calvin

3. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias. É perguntado: Moisés e Elias estavam realmente presentes? ou era apenas uma aparição exibida aos discípulos, como os profetas freqüentemente viam visões de coisas ausentes? Embora o assunto admita, como dizemos, argumentos de ambos os lados, ainda assim acho mais provável que eles tenham sido realmente levados a esse lugar. Não há absurdo nessa suposição; pois Deus tem corpos e almas na mão e pode restaurar os mortos para a vida a seu gosto, sempre que julgar necessário. Moisés e Elias não se levantaram por conta própria (478), mas para esperar em Cristo. Em seguida, será perguntado: Como os apóstolos conheceram Moisés e Elias , a quem nunca haviam visto? A resposta é fácil. Deus, que os trouxe adiante, também deu sinais e símbolos pelos quais eles foram capacitados a conhecê-los. Foi assim por uma revelação extraordinária que eles obtiveram o conhecimento certo de que eram Moisés e Elias.

Mas por que esses dois apareceram, e não outros, que pertenciam igualmente à companhia dos santos pais? Pretendia-se demonstrar que somente Cristo é o fim da Lei e dos Profetas; e essa única razão deveria nos satisfazer: pois era da maior importância para a nossa fé que Cristo não veio ao nosso mundo sem um testemunho, mas com elogios que Deus havia anteriormente concedido. Não tenho objeções, no entanto, à razão que é comumente aduzida, de que Elias foi selecionado, em preferência a outros, como representante de todos os Profetas; porque, embora ele não tenha deixado nada por escrito, ainda assim, próximo a Moisés, ele era o mais distinto entre eles, restaurou a adoração a Deus que havia sido corrompida e permaneceu incomparável em seus esforços para reivindicar a Lei e a verdadeira piedade, que estava naquele momento. tempo quase extinto.

E eles conversaram com Jesus. Quando eles apareceram junto com Cristo e conversaram com ele, esta foi uma declaração de que eles estavam de acordo. O assunto sobre o qual conversaram é afirmado apenas por Lucas: eles falaram da morte que aguardava Cristo em Jerusalém. Isso não deve ser entendido como referência a eles como indivíduos particulares, mas à comissão que eles haviam recebido anteriormente. Embora já fazia muito tempo que eles haviam morrido e terminado o curso de seu chamado, nosso Senhor pretendia mais uma vez ratificar por sua voz o que eles haviam ensinado durante sua vida, a fim de nos informar que a mesma salvação, através da sacrifício de Cristo, é oferecido a nós em comum com os santos pais. No momento em que os profetas antigos proferiram suas previsões sobre a morte de Cristo, ele mesmo, que era a eterna sabedoria de Deus, estava sentado no trono invisível de sua glória. Por conseguinte, quando ele estava vestido de carne, ele não estava mais sujeito à morte do que quando se submeteu a ele por vontade própria.

Comentário de Adam Clarke

Moisés e Elias – Elias veio do céu no mesmo corpo que ele possuía na terra, pois foi traduzido e não viu a morte, 2 Reis 2:11 . E o corpo de Moisés provavelmente foi ressuscitado, como penhor da ressurreição; e como Cristo virá para julgar os vivos e os mortos, porque todos nós não morreremos, mas todos serão mudados, 1 Coríntios 15:51 , ele provavelmente deu a representação completa disso na pessoa de Moisés, que morreu, e foi assim ressuscitado (ou apareceu agora como ele aparecerá quando ressuscitar dentre os mortos no último dia), e na pessoa de Elias, que nunca provou a morte. Ambos os corpos exibem a mesma aparência, para mostrar que os corpos dos santos glorificados são os mesmos, se a pessoa foi traduzida ou se ela morreu. Era uma tradição constante e predominante entre os judeus que Moisés e Elias aparecessem nos tempos do Messias, e a essa mesma tradição os discípulos se referem, Mateus 17:10 .

Podemos conceber que a lei na pessoa de Moisés, o grande legislador judeu, e os profetas na pessoa de Elias, o chefe dos profetas, veio agora para homenagear Jesus Cristo, e entregar sua autoridade em suas mãos ; como ele era o fim da lei, e o grande assunto das previsões dos profetas. Isso parece mais particularmente com o que São Lucas diz, Lucas 9:31 , que Moisés e Elias conversaram com nosso Senhor em sua morte, que ele estava prestes a realizar ( p?????? a cumprir), porque nela, todos os ritos, cerimônias , e os sacrifícios da lei, bem como as previsões dos profetas, foram cumpridos.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 17: 3 . E eis que apareceram – Moisés e Elias Veja Lucas 9:30 ., & C. respeitando o restante desta transação.

Comentário de John Wesley

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele.

Apareceram Moisés e Elias – Aqui, para a plena confirmação de sua fé em Jesus, Moisés, o doador da lei, Elias, o mais zeloso de todos os profetas, e Deus falando do céu, todos deram testemunho dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *