Estudo de Isaías 55:2 – Comentado e Explicado

Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias.
Isaías 55:2

Comentário de Albert Barnes

Por que você gasta dinheiro? Margem, Pese. Ou seja, em hebraico, pesa prata. Antes de o dinheiro ser cunhado, os metais preciosos eram pesados ??e, portanto, fazer um pagamento é representado como pesando a prata Gênesis 23:16 .

Por aquilo que não é pão – A idéia aqui é que as pessoas estão se esforçando para comprar a felicidade e estão decepcionadas. Pão é o suporte da vida; é, portanto, emblemático de tudo o que contribui para o apoio e o conforto. E no que diz respeito à busca da felicidade nos prazeres da vida, e na ambição, vaidade e vício, as pessoas ficam tão decepcionadas quanto ele, que deveria gastar seu dinheiro e não conseguir nada que sustentasse a vida.

E seu trabalho por aquilo que não satisfaz – Você labuta e gasta os recursos do seu trabalho por aquilo que não produz satisfação. Que descrição impressionante da condição do mundo! A mente imortal não ficará satisfeita com riqueza, prazer ou honra. Isso nunca foi. Onde está o homem que está satisfeito com sua riqueza e quem diz que é suficiente? Onde há alguém que está satisfeito com prazer, vaidade e alegria? Há um vazio no coração que essas coisas não preenchem. Há uma consciência de que a alma foi feita para propósitos mais elevados e mais nobres, e que nada além de Deus pode satisfazer seus desejos sem limites. Onde está o homem que já ficou satisfeito com a ambição? Alexandre chorou no trono do mundo; e embora Diocleciano e Carlos V tenham descido voluntariamente do trono para a vida privada, foi porque não havia nada na realeza para satisfazer a alma, e não porque encontraram felicidade suficiente lá. Nunca houve uma descrição mais simples e verdadeira deste mundo inteiro do que nesta expressão de Isaías, que as pessoas estão gastando seu dinheiro e seu trabalho por aquilo que não satisfaz.

Escute-me diligentemente – A idéia é que, atendendo às suas palavras e aceitando suas ofertas, eles descobririam que, sem dinheiro ou preço, procuravam em vão, com tanto custo e com tanto esforço.

E coma … – O profeta aqui retorna à imagem no versículo anterior. Eles foram convidados a participar daquilo que nutriria a alma e a preencheria de alegria.

E que a sua alma se deleite com a gordura – ‹A gordura nas Escrituras é usada para denotar o alimento mais rico Gênesis 27: 28-39 ; Jó 36:16 ; O Salmo 65:11 e, portanto, é um emblema das bênçãos ricas e abundantes resultantes do favor de Deus Salmo 36: 9 ; Salmo 63: 5 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 55: 2-3 . Por que você gasta dinheiro – Todo o seu tempo, força e custo; por aquilo que não é pão – por aquelas coisas que nunca podem nutrir ou satisfazer você, como bens ou prazeres mundanos. Escute-me diligentemente – De acordo com minha doutrina e conselho; e comereis o que é bom – e não coisas que, embora sejam chamadas e pareçam ser boas, ainda são realmente más e mais perniciosas para os homens. E deixe sua alma se deleitar, etc. – Nesta agradável comida de prazeres do evangelho. Ouça, e sua alma viverá – Ouça com atenção e obediência aos meus conselhos, e suas almas imortais não serão apenas salvas de perecer eternamente, mas serão eternamente abençoadas e felizes. E farei uma aliança eterna com você – Essa aliança eterna de graça e paz que fiz com Abraão e sua semente. As certas misericórdias de Davi – Mesmo aquela aliança que foi feita primeiro com Abraão, e depois com Davi, a respeito daquelas bênçãos gloriosas e seguras que prometi ao meu povo; um, e o principal, dos quais foi dar a Cristo para morrer por seus pecados. Davi aqui parece ser colocado para Cristo, filho de Davi.

Comentário de Adam Clarke

Por que você gasta – Por que você deveria estar tão zelosamente apegado a uma doutrina da qual suas almas não obtêm conforto nem nutrição?

Comentário de John Calvin

2. Por que você gasta dinheiro? (76) Ele reclama da ingratidão e loucura dos homens, ao rejeitar ou desprezar a bondade de Deus que oferece todas as coisas livremente, e ainda assim se atormentar grandemente com várias insignificâncias que não lhes podem trazer nenhuma vantagem. Os homens ficam tão encantados com o diabo, que preferem vagar pelos desertos e se irritar em vão, do que confiar na graça que Deus lhes oferece. A experiência da era atual mostra abundantemente que o Profeta não apenas expôs com sua própria nação, mas exclamou contra todos os homens, a qualquer idade a que pertencessem; pois toda a posteridade de Adão foi tomada com tanta loucura que, ao buscar o caminho para uma vida celestial, (77) eles se desviaram e seguem suas próprias opiniões vãs, em vez da voz de Deus.

O Profeta não se queixa da preguiça daqueles que, completamente esquecidos de si mesmos e de Deus, não se preocupam com a vida espiritual da alma; (existem muitas dessas pessoas;) mas daqueles que desejam a vida, e ainda não entendem o método ou a maneira de obtê-la, e vagam na incerteza por desertos e caminhos não trilhados. Aqui, portanto, são condenados todos os métodos que os homens inventam, em oposição à Palavra de Deus, para obter a salvação, e eles são considerados despesas inúteis; pois pela palavra “dinheiro” ele denota toda a indústria, estudo ou trabalho que pertence ao homem. Não que Deus valorize um único centavo de todas as nossas tentativas ociosas de adorá-lo, mas porque os trabalhos realizados de maneira tola são considerados valiosos pelo julgamento da carne.

E seu trabalho, para não ficar satisfeito. Vimos que a palavra “pão” aqui significa o mesmo que anteriormente era “águas” e que ele dá o nome “trabalho” àquilo que anteriormente chamava de “dinheiro”. Como se ele tivesse dito: “Os homens trabalham sem vantagem alguma; pois, quando seguem suas próprias invenções, por mais ansiosamente que possam se irritar e se cansarem, não têm o direito de esperar nenhuma recompensa. ” Assim, ele afirma que aqueles que trabalham de maneira imprudente não podem “ser satisfeitos”; pois aqueles que abandonam a Deus e tentam novos métodos de salvação nunca podem “ser satisfeitos”. “Eles se alimentam do vento”, como Oséias diz. ( Oséias 12: 1 ) Eles podem, de fato, imaginar que estão cheios, quando inchados com confiança vã, mas são como pessoas que, por estarem inchadas pelo vento, não percebem sua fome. No entanto, seria melhor que eles se sentissem pressionados pela fome e pela sede, para que os levassem a invocar o Senhor com sinceridade de coração, como é dito no Salmo: “Minha alma é como uma terra sedenta diante de ti. ” ( Salmos 143: 6 ) Mas pão sozinho, ou apenas água, não seria suficiente para “satisfazer”, e por nenhum deles a vida poderia ser sustentada; e essa é a razão pela qual o Profeta fez uso de uma variedade de termos, a fim de mostrar que o Senhor fornece abundantemente tudo o que é necessário para a vida, para que não pensemos que devemos procurar ajuda em qualquer outro bairro.

Ouça-me ouvindo-me. (78) Como toda pessoa é levada ao erro por seus próprios conselhos, e todos os que negligenciam Deus desaparecem em imaginações perversas, o Profeta aqui acrescenta o remédio, ou seja, que devemos depender inteiramente da boca de Deus. Quem se submeter à sua palavra não terá motivos para temer que gaste sua força em coisas sem valor. Aqui vemos a incrível bondade de Deus, que oferece sua graça aos homens, embora sejam ingratos e indignos.

Mas ele adiciona a condição; pois não há como entrar na vida a não ser “ouvi-lo”; e como é a causa de nossa destruição, somos surdos à voz de Deus, assim o caminho para a vida é aberto, se prestarmos ouvidos a ele. (79) Para causar uma impressão mais profunda sobre nós, ele repete a mesma advertência e dobra a mesma palavra: “Ouve-o ouvindo;” e, para nos desenhar com mais delicadeza, ele declara solenemente que depende inteiramente de nós mesmos, se ele nos “deleitará” até a plenitude com toda a abundância de bênçãos.

Comentário de John Wesley

Por que gastais dinheiro com o que não é pão? e seu trabalho por aquilo que não satisfaz? ouve-me diligentemente, e comei o que é bom, e a sua alma se deleita em gordura.

Dinheiro – Todo o seu tempo, força e custo.

Não pão – Para aquelas coisas que nunca podem nutrir ou satisfazer você, como bens mundanos ou prazeres.

Comai – Aquilo que é verdadeira e solidamente e eternamente bom.

Na gordura – nesta agradável comida de prazeres do evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *